sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Arco íris em torno do sol é visto por algumas pessoas em Macajuba saiba o que esse fenômeno significa



Compartilhe

(Imagem ilustrativa do fenômeno)
Na manhã desta quinta-feira dia (22) uma jovem Macajubense entrou em contato com O Blog Deixa Comigo Macajuba para falar de um fenômeno meteorológico que ela estava vendo no sol, ela disse: sempre costumo olhar a beleza do sol e foi aí que me surpreendi com esse fenômeno, imediatamente chamei as pessoas da milha família para conferi, porem o sinal já estava bem apagado”

A jovem pediu que a reportagem do Blog Deixa Comigo Macajuba pesquisasse sobre o assunto, segundo ela outras pessoas também viram o fenômeno.

O bonito fenômeno se parece com um arco-íris fraco ao redor do sol. O halo solar só se forma na presença da camada de nuvens cirrustratos. Estas nuvens são compostas basicamente por pequeninos cristais de gelo que interagem com a luz do sol criando o halo. Os cristais de gelo funcionam como prismas que refletem e refratam várias vezes a luz do sol, separando a luz em suas diversas cores.

O fenômeno se chama "halo solar" e não é muito diferente de um arco-íris. A coroa aparece no céu quando a luz do Sol é refletida e refratada por cristais de gelo na atmosfera - repare que o desenho surge próximo a camadas de nuvens.

Como a luz branca contém, potencialmente, todas as demais cores, a sua incidência nos cristais produz um caleidoscópio cromático que brilha de 5 km a 10 km acima de nós, na troposfera superior. Em outras palavras, os cristais funcionam como espelhos e prismas, "filtrando" diferentes comprimentos de onda (cores) das ondas luminosas solares.

Os cristais são formados em razão da diferença de temperatura entre o dia e a noite, podendo ser observados mesmo sob a luz da Lua. E atenção: um fenômeno como esse é um grande aliado dos meteorologistas, já que ocorre nas nuvens cirrostratus, (nuvens altas entre 6000 e 10000 metros com a aparência de um véu muito fino), que servem para prever a aproximação de um sistema frontal - ou seja, pode vir chuva por aí.

A temperatura em Macajuba tem ficado acima dos 35 C° nos últimos dias, de acordo com o clima tempo a temperatura continuará quente em Macajuba e a máxima chegará aos 36 C° e poderão ter pancadas de chuvas no fim de semana.

Confira a em nossa categoria Previsão do Tempo para Macajuba

 Curta Nossa Pagina no Facebook








Comente a matéria na opção comentários a baixo

Publicidade Google