quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Agricultores macajubenses participam de ato em defesa do Semiárido e do Rio São Francisco



Compartilhe

(Foto do Evento)
O ato público foi organizado na manhã de terça-feira (17) em defesa do Semiárido nordestino e do Rio São Francisco. Participaram do "Semiárido Vivo: Nenhum Direito a Menos", trabalhadores rurais de 10 estados, pescadores, membros de comunidades indígenas e quilombolas, integrantes de movimentos sociais e de outras organizações, para alertar sobre a importância da continuidade de políticas públicas na região. A concentração foi na Concha Acústica, no Centro de Petrolina, Sertão pernambucano.


O ato contou com a participação de cerca de 20 mil pessoas, dentre as quais estiveram aproximadamente 40 agricultores macajubenses. O ato é contra cortes em programas governamentais como o programa de cisternas, Bolsa Família, Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Seguro Safra e Bolsa Estiagem.



“Nós viemos aqui para dizer ao País e ao governo que o Semiárido existe e que nós temos direitos. Criamos a política de convivência com o Semiárido e mudamos a cara da região. Estamos aqui porque não aceitamos que se corte conquistas sociais. Que se corte dos bancos, do agronegócio, dos ricos, mas não tire do Semiárido”, destacou Naidison Quintella, coordenador executivo da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) pelo estado da Bahia.



Segundo os organizadores os participantes do 'Semiárido Vivo' seguiram em caminhada do centro de  Petrolina-PE até Juazeiro-BA, passando pela Ponte Presidente Dutra. Na orla da cidade baiana ocorreu um ato político que se encerrou às 13h.

Também estiveram presentes nesse ato membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e do Levante Popular da Juventude.

Parabéns aos organizadores do ato, em especial a Caritas Diocesana de Ruy Barbosa que viabilizou a ida dos agricultores de Macajuba. Parabéns, também, aos agricultores macajubenses que se mobilizaram para participar desse ato público em defesa do semiárido e do Rio São Francisco.

Reportagem: Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM)

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google