segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Coordenadora de atenção básica de Macajuba se retira de reunião feita com agentes de saúde e caso vai parar na justiça, veja o vídeo



Compartilhe

Momento em que Thaise Cardoso coordenadora de atenção básica se retirou da reunião, foto: extraída do vídeo)
Após uma tumultuada reunião na ultima quarta-feira dia 09 de Dezembro de 2015 envolvendo os agentes de saúde, o secretario de saúde do município Martonio e Thaize Cardoso coordenadora de atenção básica, a reportagem do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) recebeu um vídeo que mostra o momento em que Thaise se retirou da reunião que contou com representantes do sindicato dos agentes comunitários.




Evanuzia Araújo presidente da associação dos agentes comunitários de saúde enviou um texto para a imprensa que diz:

PREFEITURA DE MACAJUBA DESRESPEITA AS LEIS E AMEAÇA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) vêm travando uma verdadeira guerra para garantir seus direitos junto a Prefeitura Municipal de Macajuba. Vale ressaltar que os direitos pelos quais os ACS estão lutando já lhes foram garantidos por leis, mas a administração municipal insiste em não respeitá-las. A Lei Federal nº 12.994, sancionada em 17 de junho de 2014, estabeleceu o piso salarial nacional dos ACS, entretanto a Prefeitura de Macajuba só veio respeitar o valor estabelecido pela Lei no mês passado, quando reajustou o salário dos agentes. Essa decisão do Executivo Municipal só veio depois de muita luta e dedicação da classe em busca dos seus direitos. Como nem tudo são flores. Junto com o reajuste vieram cortes de alguns benefícios que os agentes já recebiam há anos e não foi dada qualquer explicação para tal extração. Começou ai outro ponto crucial nessa batalha: o adicional de insalubridade. Essa conquista está garantida aos Agentes Comunitários de Saúde através da Lei Municipal nº 107 de 1º de abril de 2008 e vinha sendo pago normalmente desde a sua sanção. No entanto, recentemente, o gestor municipal enviou a Câmara de Vereadores, em caráter de urgência, um projeto de lei que alteraria a Lei Municipal nº 107/2008. Tal projeto visava retiraria direitos dos servidores, dentre eles o adicional de insalubridade. Entretanto, o projeto não foi colocado em votação e foi devolvido ao Executivo, com isso o senhor prefeito resolveu retirar esse adicional de insalubridade de forma autoritária e mesquinha, sem qualquer respaldo jurídico. Quarta-feira dia 09 de Dezembro de 2015, na sede da Secretaria de Saúde do município, os agentes vivenciaram mais um triste capítulo dessa luta. Em reunião com a coordenadora de atenção básica do município e o secretário municipal de saúde os ACS foram tratados desrespeitosamente. A srta. Thaise, coordenadora de Atenção Básica, não concordou com a presença de membros do sindicato da categoria e após ameaçar de forma ríspida os profissionais ela se retirou da reunião. Muitos viram as ameaças da coordenadora como assédio moral aos servidores, sendo assim o sindicato da categoria irá se reunir com seus advogados para analisar o caso. A situação dos ACS em Macajuba é absurda, pois os mesmos estão amparados por leis e mesmo assim a Prefeitura Municipal insiste em não cumpri-las. A indignação com a falta de respeito e de interesse dos membros da administração municipal é compartilhada por toda a categoria e ganha cada vez mais o apoio da população macajubense. Duas coisas estão bastante claras nessa história toda: a primeira é que os agentes comunitários de saúde não desistirão dos seus direitos, mesmo porque estes estão respaldados por leis; a segunda é que a administração municipal está tendo um papel vergonhoso frente a esses profissionais, faltando-lhes com respeito e usurpando de direitos legais da classe.

Ainda de acordo com Evanuzia nesta segunda-feira dia 14 de dezembro de 2015 a categoria estará entrando na justiça.

A reportagem do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) entrou em contato com a coordenadora de atenção básica, mas a mesma não atendeu nossas ligações.

Já a assessoria do prefeito Nelson Brandão não se manifestou sobre o assunto.

Veja um vídeo mostrando o momento em que a coordenadora de atenção básica do município Thaise Cardoso se retira da reunião.


Boa tarde! Coordenadora de atenção básica de Macajuba se retira de reunião feita com agentes de saúde e caso vai parar...
Posted by Blog Deixa Comigo Macajuba on Segunda, 14 de dezembro de 2015



Fonte: Associação dos agentes de saúde de Macajuba

Da Redação| Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM)

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google