segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável promove capacitação para associações em Macajuba



Compartilhe

Curta nossa pagina no Facebook


( Foto: Fornecida pelo Fórum da Cidadania de Macajuba)


Na última sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) realizou a “1ª Capacitação de Associações para Elaboração de Projetos”, em Macajuba. O evento aconteceu durante todo o dia e contou com a presença do palestrante Fabrício Oliveira, assessor da Cáritas Regional Nordeste 3.


Nos últimos anos os Governos Federal e Estadual lançaram vários editais com o intuito de fomentar projetos ligados a agricultura familiar em todo o estado da Bahia. A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública ligada ao Governo da Bahia, por exemplo, já lançou cinco editais de fomento a agricultura familiar desde janeiro de 2015.

A CAR já selecionou associações e cooperativas a fim de financiar projetos ligados as cadeias produtivas de Apicultura, Meliponicultura e Leite. Recentemente o órgão lançou novos editais que beneficiarão as cadeias produtivas da Caprinovinocultura, Aquicultura e Pesca. Além disso, o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, já anunciou que em breve lançará editais para Fruticultura e Mandiocultura. Foi pensando nesses novos editais que o CMDRS idealizou essa capacitação e convidou os presidentes das associações a participarem desse processo de capacitação.

O evento, realizado no CTL de Macajuba, contou com a presença de representantes de dez associações do município: Associação do Assentamento São Joaquim, Associação Comunitária da Boa Sorte, Associação Comunitária do São Bento, Associação Comunitária de Iramaia, Associação em Busca de Progresso, Associação Comunitária de Lagoa Dantas e Região, Associação dos Produtores Rurais Agrário e Angelim, Associação dos Produtores Rurais da Fazenda Navegantes, Associação do Imba e Associação da Mulheres de Macajuba. Quem, também, marcou presença na capacitação foi a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Macajuba, Edilza Soares.

A capacitação foi elogiada pelos participantes e todas as associações representadas no evento demonstraram interesse em participar dos editais vigentes. Por isso, visando atender essa demanda e assessora as associações nesse processo seletivo foi marcado para próxima sexta-feira, dia 19, a segunda etapa dessa capacitação. Nessa etapa, os membros das associações receberão assessoria para que possam realizar as suas inscrições nos projetos, preenchendo as manifestações de interesse.

Essa capacitação foi idealizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e conta com o apoio do Fórum da Cidadania de Macajuba, Cáritas Regional Nordeste 3 e Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa.

Fonte: Fórum da Cidadania de Macajuba.

Da Redação| Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM)


O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google