quinta-feira, 7 de abril de 2016

Secretaria de saúde de Macajuba explica sobre falta de Benzetacil nos hospital e PSFs



Compartilhe

Curta nossa pagina no Facebook

(Foto: Ilustração)
Sempre sendo a voz do povo O Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) recebeu algumas reclamações da falta do medicamento Benzetacil no hospital Julieta Sampaio e nos postos de saúde do município de Macajuba, tem pessoas que é dependente dessa injeção e não pode ficar sem tomar esse medicamento, sem alternativa elas procuraram a reportagem do Blog do Povo Macajubense, para que abordasse o assunto.


Sempre preocupado em esclarecer os fatos nossa produção entrou em contato com o pessoal da secretaria de saúde de Macajuba que informou que é um problema da falta de matéria prima para a fabricação da Benzetacil e que a secretaria de saúde já entrou em contato com o Estado para saber qual o medicamento deve substituir a Benzetacil.

Nossa reportagem entrou em contato com algumas farmácias da cidade que confirmou a informação, a farmacêutica  Lilianny, explica que está difícil a Benzetacil tanto nas farmácias publicas quanto nas farmácias privadas.

Na internet encontramos essa nota do ministério da saúde sobre o assunto, Segundo a Eurofarma, detentora da principal marca do produto no Brasil, há cerca de dois anos, a empresa “se deparou com a escassez de matéria-prima para a produção da penicilina benzatina no mercado mundial”.



O laboratório esclarece que, no Brasil, existe uma dependência de fornecedores de insumo internacionais, já que o país não é um polo de química fina. O antigo fornecedor da matéria-prima para a Eurofarma fechou sua fábrica e o laboratório buscou um novo fornecedor, já homologado pela Anvisa. A empresa não informou o nome do fornecedor de matéria-prima. Segundo a Anvisa, essa informação “é confidencial da empresa detentora do registro do medicamento”.



Por tanto esclarecendo para a sociedade macajubense o problema da falta da Benzetacil é nacional e não é culpa da secretaria de saúde do município.



Outra informação que foi passada por uma farmacêutica da cidade é que a Anvisa suspendeu no fim de 2015 o medicamento controlado hidantal que é usado em casos de epilepsia, quem é dependente do medicamento terá que ser substituído por outro através do medico especialista no assunto.



Reportagem: Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM)





O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google