quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Professores macajubenses participaram da Formação continuada do Pacto/Pnaic potencializa a reflexão dos professores alfabetizadores no Polo 18 – Ipirá



Compartilhe

O evento teve inicio na segunda-feira, 25, e finalizou na sexta, 29/07
(Foto Calilas Notícias)
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) vem realizando a formação continuada de 1.211 orientadores de estudos, em 20 regiões da Bahia, que prepara os professores alfabetizadores nas redes municipais de ensino. Por meio do programa “Educar para Transformar”, a capacitação é promovida de forma integrada com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), responsável pela coordenação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) no estado sobre a coordenação da professora doutora Eurivalda Santana, coordenadora estadual do Pacto/Pnaic (UESC), e da professora mestre Nadja Maria Amado, coordenadora estadual do Pacto/Pnaic (SEC).
A capacitação acontece nos 18 municípios-polo: Feira de Santana, Valença, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Senhor do Bonfim, Caetité, Vitória da Conquista, Ribeira do Pombal, Barreiras, Eunápolis, Itapetinga, Serrinha, Seabra, Irecê, Itabuna, Alagoinhas, Ipirá, Santa Maria da Vitória, além dos polos Grandes Cidades e Região Metropolitana de Salvador.

O município de Ipirá é um dos polos mais novos, localizado no Território de Identidade Bacia do Jacuípe. Participam das formações os orientadores de estudo, coordenadores pedagógicos multiplicadores e coordenadores municipais do Pacto que atuam nos municípios de Baixa Grande, Ipirá Macajuba, Mairi, Pintadas, Ruy Barbosa, Serra Preta, Várzea do Poço e Tapiramutá. Fazem parte da equipe do Pacto/Pnaic no polo de Ipirá a professora Emanuelle Evangelista, (coordenadora regional), professora Fabricia Mota, (supervisora estadual) e a professora Vilma Cristina Santos (formadora estadual).

Aconteceu durante os dias 25 à 29/07, mais um circulo formativo que contou com o apoio direto do NRE 15 – Ipirá, através da dirigente professora Nivia Maria Araújo, da coordenadora local do Pacto, professora Poliana Macedo e da Secretaria de Educação de Ipirá. Toda a formação oferecida estimula a ação reflexiva do professor sobre o tempo e o espaço escolar.

De acordo com a coordenação do Programa, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades do Pacto, pois “o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática”.

Ainda de acordo com o Programa, os princípios centrais da proposta estão pautados no currículo inclusivo, que defende os direitos de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais, integração entre os componentes curriculares e foco na organização do trabalho pedagógico. A intenção é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, meta prioritária do “Programa Educar para Transformar” – um Pacto pela Educação, do Governo da Bahia.

A parceria com os municípios envolvidos e as ações dos professores em sala de aula é fundamental para que o programa aconteça de fato. As formações contribuem para instrumentalização dos professores e o fortalecimento do Ensino Fundamental I. É uma parceria tripla, Governo Federal através do Pnaic, Governo Estadual com o Pacto pela Alfabetização e os municípios que fizeram adesão ao programa.

O Programa é uma realidade em Macajuba, quem é o coordenador no município é Jean Lopes


O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google