quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Evangelho de hoje: Mt 1,1-16.18-23



Compartilhe

Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. [...] Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7,14), que significa: Deus conosco.


Comentário



A festa do nascimento de Maria tem o centro de ingresso no mundo da Mãe do Senhor, um ingresso descrito só pelos Evangelhos apócrifos, em particular pelo Protoevangelho de Tiago que registra também os nomes dos seus genitores, Ana e Joaquim. É por isto que a liturgia introduz, ao invés, a narrativa do nascimento de Jesus segundo Mateus, precedido por uma longa genealogia que introduz Cristo – com Maria e José – no rio secular da história da salvação. Maria é grande exatamente pela sua maternidade divina. A sua presença na humanidade tem um significado elevado porque nos dá e nos orienta para o seu Filho, que é o centro da nossa fé.




O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google