domingo, 13 de novembro de 2016

Fenômeno Super Lua acontece nesta segunda (14)



Compartilhe

As famosas Super Luas ocorrem sempre nas fases cheia ou nova






Nesta segunda-feira, 14 de novembro de 2016 , o céu receberá o fenômeno denominado Super Lua. O fato ocorre quando o satélite natural estará em sua aproximação máxima da Terra, no chamado Perigeu. Nesta data, a distância entre a Lua e a Terra será a menor entre 2000 e 2030.

As famosas Super Luas ocorrem sempre nas fases cheia ou nova, mas o satélite atinge a sua luminosidade máxima durante a Lua cheia, tornando o fenômeno ainda mais interessante.
"Mesmo quem nunca viu ou não sabe nada sobre o assunto irá perceber que a Lua estará diferente, mais brilhante, maior. É um fenômeno que chama a atenção. Se o tempo estiver bom, qualquer momento entre o nascer e o por da Lua será favorável para observar nosso satélite natural tão encantador", diz a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional (ON).
Responsável pelos cálculos e edição do anuário do ON, a pesquisadora explica que, na segunda-feira (14), a lua estará no Perigeu às 9h21min (horário de Brasília) a uma distância de 356.509 quilômetros da Terra – 0,9% menor. "Desde o ano 2000, o valor médio para a distância Terra-Lua na ocasião do Perigeu é 362.568 km", revela.
Ela acrescenta que o instante da Lua cheia será às 11h52. Nesta fase, a lua está em direção oposta ao sol. "Ela nasce quando o sol se põe e fica a noite toda no céu."
E quais são as consequências desta aproximação da lua com a terra? "Sabemos que a lua influencia a terra em uma série de coisas, entre as quais as marés, o clima, a agricultura. Vazante e enchente são reguladas pela Lua. Poderão ocorrer marés mais fortes, mas isso não quer dizer que vão ocorrer desastres naturais ou algum acidente", diz Josina.
Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTIC.



Para chegar nossas matérias em seu WhatsApp, basta salvar nosso número e pedir para receber (74)9 99959451 

 Publicidade Google
O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google