segunda-feira, 3 de abril de 2017

O Desenvolvimento infantil e a Psicologia



Compartilhe


(Foto Ilustrativa)



Segundo Papalia, falar sobre o desenvolvimento infantil, ou sobre o desenvolvimento humano, de forma geral, é complicado pelo fato de se saber que este desenvolvimento acontece em três grandes domínios que estão em constante conexão e que se influenciam mutuamente durante todo o processo de crescimento e maturação do ser humano.

 Os cientistas do desenvolvimento falam de modo distinto sobre esses três domínios como sendo: desenvolvimento físico, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento psicossocial, mas na verdade esses aspectos estão interligados.

 Durante toda a vida, cada um deles influencia os outros. Por exemplo, quando se fala em mudanças e estabilidades nas capacidades mentais como linguagem, aprendizagem, memória, pensamento, julgamento moral e criatividade está se falando do desenvolvimento cognitivo, capacidades estas que estão relacionadas ao crescimento físico e emocional, dificuldades nesta área podem levar a questões psicossociais. Uma criança que tem dificuldades para se expressar com palavras pode provocar reações negativas nos outros, o que influencia sua popularidade e seu senso de valor próprio.

Quando se fala do crescimento do corpo e do cérebro, das capacidades sensoriais e das habilidades motoras retrata-se ao desenvolvimento físico, que pode também influenciar outros aspectos do desenvolvimento, por exemplo, uma criança que tem constantes inflamações /infecções auditivas pode ter atrasos no desenvolvimento da linguagem. E por fim quando se fala de mudanças e instabilidades na personalidade e nos relacionamentos sociais, está se falando do desenvolvimento psicossocial, o qual pode influenciar o funcionamento cognitivo e físico.


 A ansiedade, por exemplo, pode influenciar no desempenho em uma prova ou na aprendizagem. Assim, diz-se que uma pessoa é mais do que um conjunto de partes isoladas, o processo de desenvolvimento é unificado, estando os três aspectos mencionados anteriormente extremamente inter-relacionados. O conhecimento sobre o desenvolvimento humano é importante durante todas as fases, mas no período denominado infância é primordial, por ser uma importante etapa da formulação do caráter do individuo, neste momento há a necessidade de um ambiente estável que permita um desenvolvimento cognitivo, psicossocial e físico adequado. 

Ao desenvolver-se em um ambiente estável, a criança tem a possibilidade de desenvolver suas habilidades de maneira mais natural e aos poucos se descobrir e desenvolver a sua personalidade e suas habilidades de relação interpessoal, assim como suas habilidades cognitivas, além de propiciar um espaço que virá garantir um adequado crescimento, desenvolvimento e funcionamento físico.

É importante que pais, responsáveis e professores fiquem atentos aos fatores que possam cercear o desenvolvimento infantil, agressões, abusos, bullying, falta de limites e déficits de aprendizagem são os fatores mais comuns para o atraso no desenvolvimento cognitivo, físico e psicossocial da criança.

A prática de atividades lúdicas e as que estimulem a interação com outras crianças são fundamentais para a criança, a imposição de regras e limites deve ocorrer também de maneira esclarecedora e objetiva, além, é claro, da existência do diálogo e de trocas afetivas. 

A psicologia dispõe de diversas ferramentas que podem auxiliar no combate a eventuais problemas relacionados ao desenvolvimento infantil, cabe aos pais e professores ao perceberem quaisquer dificuldades de aprendizado ou interação leva-los a um profissional de psicologia.

 VANIZE SAMPAIO GUEDES CARNEIRO

 PSICÓLOGA /CRP – 03/03623 

Contatos: Tel. (75) 33372254 Tel. (75) 988782128 Clinica de Saúde e Estética Maziero - Utinga Tel. (75) 32522844 Tel. (75) 998339788 Clinica de Saúde e Estética Maziero – Ruy Barbosa Tel. (75) 999016651 (vivo) / (75)988442832 -

Publicidade



Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google