sexta-feira, 16 de junho de 2017

Vacina da gripe foi alvo de críticas no PSF de Macajuba



Compartilhe

(Foto cedida por macajubense)


O Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM), recebeu algumas informações de pessoas que ficaram insatisfeita com a distribuição da vacina da gripe no PSF Clemeceu Teixeira em Macajuba

E quem deve tomar a vacina contra a gripe?

As gestantes, as mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias, crianças de 6 meses a 5 anos, indivíduos com mais de 60 anos e aqueles que possuem alguma doença crônica, ou seja, todas as pessoas que tomam algum remédio todo dia para tratar diabete, asma, obesidade, colesterol alto

Além deles, foram incluídos novos públicos-alvo na campanha de 2017?

Sim. A grande novidade deste ano é que professores da rede pública e privada, trabalhadores do sistema prisional, prisioneiros e adolescentes que estão sob medidas socioeducativas também devem tomar a vacina para se proteger da gripe.

E quem não pode tomar?

A vacina é extremamente segura. A única contraindicação formal é para quem tem alergia ao ovo. Mas essa é uma condição bastante rara.

Foi divulgado na imprensa Brasileira que a parti do dia 15 de junho, toda a população de 15 estados mais o Distrito Federal terá acesso à vacina contra gripe. Com o fim da campanha de vacinação para os grupos prioritários (idosos, crianças, gestantes, trabalhadores da área da saúde, entre outros), outros grupos teriam acesso à imunização até o fim dos estoques nesses estados.

Além do Distrito Federal, os estados que

Confirmaram a liberação foram:

· Acre

· Amazonas

· Bahia

· Espírito Santo

· Goiás

· Mato Grosso

· Mato Grosso do Sul

· Pará

· Rio de Janeiro

· Rio Grande do Sul

· Roraima

· Santa Catarina

· Sergipe

· Maranhão

· Rondônia

Em Palmas (TO), a vacinação está disponível para toda a população. No restante do estado, no entanto, as doses deverão ser liberadas apenas no dia 12.

Mais em Macajuba as pessoas estavam indo e não estavam liberadas a vacina, os macajubenses eram informados que só seria liberada na segunda-feira 12 de junho, isso gerou críticas da população que intendeu que estava havendo um descontrole na distribuição.

A reportagem do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM), entrou em contato com Martonio que é secretário de saúde do município e ele informou que recebeu um documento do ministério da saúde prorrogando para o dia 12 de junho a liberação da vacina e que a informação do dia 05 na mídia Brasileira tinha sido errada, a reportagem do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) pesquisou na internet nos grandes sites e todos eles confirmaram que a liberação seria em 05 de junho, entramos novamente com a secretaria de saúde pedindo acesso ao documento enviado ao secretário Martonio, esperamos por 8 dias e não recebemos.



Publicidade 



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google