quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Macajuba no Lançamento do Projeto: " Educação é da Nossa Conta."



Compartilhe

(Fotos cedias por Josete Macedo)

Como foi publicado no Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) o Seminário Nacional de Lançamento do Projeto Educação é da Nossa Conta, aconteceu nesta segunda, 21 de agosto de 2017 e contou com a presença de mais de 500 participantes que lotaram o auditório do Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, o lançamento do programa marcou também o aniversário de 102 anos do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA).


O evento, promovido pelo TCE/BA e TCM/BA em parceria com a Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), reuniu estudantes, professores, gestores, profissionais e pensadores da área de educação e controle com o objetivo de definir diretrizes que intensifiquem a fiscalização do recurso público destinado à educação, contribuindo para a elevação do nível do ensino no País.



Fizeram parte do evento representando a categoria dos trabalhadores em educação de Macajuba, os diretores da APLB, Sra. Josete Macêdo e o Sr. Sérgio Dutra.



Durante a manhã aconteceu o painel I, Daniel Cara, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Gilvânia Nascimento - União dos Conselhos Municipais de Educação, da UNCME e Priscila Cruz, do Todos pela Educação, abordaram o papel do controle social na implementação do PNE.



Na parte foi iniciado os trabalhos com a apresentação cultural da Orquestra Santo Antonio de Coité e Del Feliz. Em seguida acontecerão os Painéis II e III, onde os representantes das Instituições Públicas ligadas à gestão e ao controle externo, proporcionaram um diálogo sobre as dificuldades, as experiências, seus projetos e expectativas em torno da implementação dos planos: Walter Pinheiro, secretário da Educação do Estado da Bahia com o tema: Cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) x Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); Francisco Herbert Lima Vasconcelos com o tema: A experiência educacional do município de Sobral e os processos meritocráticos; Wania Clemente de Castro, diretora de Cooperação e Planos de Educação do Ministério da Educação com o tema: Plano Nacional de Educação: análise e perspectivas; Élida Graziane, procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, com o tema: Três anos do Plano Nacional de Educação e o risco da sua estagnação fiscal; Cezar Miola, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul com o tema Planos de Educação: atuação indutora dos órgãos de controle para sua concretização e Fabíola Mansur, deputada e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público falou sobre a educação como direito de todos. 




O evento terminou a noite e o estado da Bahia foi o primeiro a lançar a ação no país.




Publicidade 




 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google