Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM): Alunos do Colégio Estadual Carlito de Carvalho com a iniciativa da professora Jozinete Macêdo abraçam o movimento Outubro Rosa




WEB RÁDIO DCM estamos em caráter experimental






quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Alunos do Colégio Estadual Carlito de Carvalho com a iniciativa da professora Jozinete Macêdo abraçam o movimento Outubro Rosa

|    


(Fotos cedidas pela equipe do Colegio)

Nesta quarta-feira, 18 de outubro de 2017 foi realizado no turno noturno, um evento do “Outubro Rosa” com o objetivo de trazer conscientização sobre a luta contra o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, já que é o tipo da doença que mais mata mulheres no mundo todo.




O evento foi iniciado com a fala do vice-diretor Renan Macêdo, em seguida com a participação o aluno do Eixo VII Ubaldino (Dino Nery) contando um pouco da história do movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, no qual é comemorado em todo o mundo. Cujo nome simboliza mundialmente a luta contra a câncer de mama. Dino Nery declamou uma poesia sobre o Outubro Rosa.

O ambiente foi iluminado de rosa para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão mais abrangente para os alunos e a sociedade em geral refletirem sobre a importância do movimento conscientizando-os para a prevenção. Foram distribuídos laços na cor rosa que é conhecido mundialmente como um dos símbolos do movimento Outubro Rosa.








(Vídeo Dino Nery)




Os alunos do 2º AN apresentaram um vídeo que tratava do movimento do Outubro Rosa, onde passava dicas de como fazer o auto exame, além de contar três histórias reais onde duas sobreviveram e uma infelizmente veio a óbito mostrando assim que a prevenção ainda é o melhor caminho.

A professora Jozinete Macêdo ressaltou a importância da mamografia que é um exame que vai detectar a presença ou não do tumor. Este exame tem como objetivo a avaliação das mamas. A partir dele, é possível identificar lesões benignas ou malignas, que geralmente surgem como nódulos e o seu estágio para que o médico saiba qual o melhor tratamento a ser feito conforme o tipo e o estadiamento do câncer. Entre os tratamentos mais indicados temos a quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, terapia alvo-dirigida, cirurgia parcial, total ou radical (remoção do tumor, também conhecida como mastectomia).



A professora Anastácia Sena fez uma explanação do amparo judicial em momentos delicados como é o caso do tratamento do câncer. Ela ressaltou algumas das leis que dar direito: diagnóstico e tratamento do câncer no Sistema único de Saúde (SUS); cirurgia reconstrutora da mama feita no SUS ou por Plano / Seguro Privado; tratamento da doença, medicamentos e material hospitalar nos planos ou seguros privados de saúde; resgate do Fundo de garantia por Tempo de Serviço (FGTS).




Aconteceu também a apresentação de uma paródia com as alunas Jéssica e Hosana do 1º AV. Paródia esta que tratava sobre o Outubro Rosa.



Paródia das alunas do 1° AV Jéssica e Hosana:






Em seguida foi realizado um concurso de frases abordando o tema anteriormente citado. 



Os alunos do 3º AN fizeram um vídeo mostrando como se sente uma jovem com o câncer fisicamente e psicologicamente, vídeo esse que emocionou todos presente, onde atores eram os próprios alunos da turma.




Durante o evento foram distribuídos folder com informações sobre o câncer de mama.

O câncer de mama ocorre quando as células da mama se dividem desordenadamente, produzindo uma massa palpável na região que pode causar caroços, vermelhidão, nódulos nas axilas e alterações na forma dos mamilos e das mamas.

EXISTEM DOIS TIPOS DE TUMORES

BENIGNOS: não cancerígenos, eles são formados por células tumorais que não se propagam para fora do local de onde surgem.

MALIGNOS: formados por células cancerígenas que se propagam para outras partes do corpo através da corrente sanguínea ou do sistema linfático.

Imagem de um tumor.




Sintomas

A doença pode não causar dores na fase inicial, mas à medida que o tumor cresce, é possível que gere desconforto. Conheça os sintomas e não espere por eles para visitar seu médico.

• Calor, inchaço, vermelhidão, escamação ou dor na mama.

• Sensibilidade no mamilo, secreção ou inversão dele para dentro da mama.

• Alteração no tamanho ou no formato da mama.

• Enrugamento ou endurecimento da mama.

• Nódulos ou espessamento na mama ou nas axilas.


Prevenção

O auto exame pode auxiliar na descoberta do câncer de mama. Ele é feito com a palpação mensal das mamas no 7º ou no 8º dia após o início da menstruação.

- De frente para o espelho, ponha as mãos na cintura e veja o formato e o tamanho das mamas. Repita com as mãos para o alto.

- Pressione suavemente os mamilos e observe a presença de secreções ou lesões.

- Percorra todas as áreas, fazendo movimentos circulares de fora para dentro. Depois, repita na axila.

- Deitada, repita os movimentos circulares para examinar ambas as mamas.

Com o apoio de todos é mais fácil combater o câncer de mama, juntos somos mais fortes. E para encerrar o momento que foi bastante agradável e rico de informação foram entregues as lembrancinhas e realizado um desfile.









Publicidade 


 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz


O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Comente com o Facebook:

Deposito de Bebidas São Bernardo

Bebidas, Gelo, Água, Carvão, Descartáveis e muito mais. Aberto todos os dias das 8:00 as 19 horas. Trabalhamos com evento, além de cerveja, frios, alimentos você também encontra o delicioso picolé.

Temos excelentes preços. Disque entrega: (74)9 99448708 Aceitamos cartão de credito e debito

Direção Lais e Robson AV. Frederico Costa, N 66. Centro, Macajuba BA

Arquivo do blog

Total de Visitas

Volte ao ▲ Topo