segunda-feira, 2 de outubro de 2017

COLÉGIO ESTADUAL CARLITO DE CARVALHO EM PARCERIA COM O IFBA – INSTITUTO FEDERAL BAIANO DE ITABERABA, PROMOVE CURSO FIC DE INTRODUÇÃO A AGROECOLOGIA E PLANEJAMENTO AGROECOLÓGICO.



Compartilhe

(Fotos cedidas pelo Colégio Estadual)


Nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2017, aconteceu no prédio do Colégio Estadual Carlito de Carvalho, o Curso FIC de Introdução a Agroecologia e Planejamento Agroecológico. Este curso com carga horária de 24 horas, foi em atendimento a grande demanda dos nossos alunos que sempre tem cobrado de nós ações que visem melhorar a qualidade da educação da nossa escola.


Nesta primeira etapa, foram ofertadas cinquenta vagas para alunos de 16 anos, ex-alunos e demais pessoas da comunidade que se propusesse a fazê-lo. Foram momentos mágicos, onde aprendemos a lidar com a terra e dela tirarmos o melhor para uma alimentação saudável. Também aprendemos a importância das plantas, da conservação do solo, da preservação das nascentes de água, dos animais no processo produtivo da natureza.


Outra lição muito importante, foi quando pudemos andar pela área externa do nosso colégio para identificarmos as plantas existentes e a importância de cada uma delas tanto para as nossas vidas quanto para o solo e os animais.


Assistimos um pequeno filme sobre o processo de produção agrícola em grande escala comercial e da agricultura familiar. Na agricultura familiar, tiramos como aprendizado, o uso de produtos orgânicos, adubos e fertilizantes naturais na lavoura. Isso chama-se saúde. Já na produção em grande escala – indústrias, vimos o quanto elas usam de veneno nos alimentos que consumimos diariamente de forma inocente. Por exemplo, os produtos derivados do milho e da soja transgênica. Todos esses agrotóxicos usados na produção do milho, da soja, de tomate, de pepino, de pimentão (este o maior vilão) com 80% de veneno na sua produção. Fica o alerta pois todos estes agentes são causadores de câncer. Portanto, ao irem nos supermercados, analisem bem o que vocês estão comprando. Aquilo que parece ser saudável, na verdade é uma verdadeira bomba de doenças nas nossas mesas. 



O flocão de milho que usamos no nosso saboroso cuscuz é transgênico. O milho verde em conserva, a soja e seus derivados, etc. Vejam na sua embalagem um T dentro de um triângulo. Isso é nocivo à sua saúde. Não compre! 



Na sexta-feira, (29) à tarde fizemos uma visita à Escola Agrícola Mãe Jovina em Ruy Barbosa. Esse foi o momento mais feliz e proveitoso do nosso curso. Lá, fomos recepcionados pelos alunos da própria escola agrícola, que com posse de grandes aprendizados, foram nos mostrando as suas realizações e explicando-nos como fazer cada plantação. Aprendemos como fazer uma horta orgânica, uma compostagem (produção de adubos orgânicos), a plantação de várias plantas e para que cada uma delas serve para a nossa alimentação e saúde. Vimos a criação de porcos, aves, o mihocário e o aproveitamento dos dejetos fecais de animais para a produção de gás de cozinha.



No sábado, (30) em grupos, discutimos como podemos fazer a nossa horta orgânica no Colégio Estadual, com o objetivo de produção de hortaliças para uso da alimentação escolar.

Agradecemos todo o apoio da direção do Colégio Estadual na pessoa da professora Conceição, aos professores Joice, Mário e Emerson do IFBA, ao professor Jailson pela coordenação e atendimento aos cursistas e aos professores e também a Míria, Andréa, Ana Rita, Iêda, Suely e Janede, pelos lanches e almoço que fizeram nestes dias.



Aos demais inscritos, que não foram atendidos nesta primeira etapa, não se preocupem, pois, se Deus quiser, ainda este ano, serão atendidos.

Fonte: Colégio Estadual




Publicidade 



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google