sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Pilha e bateria como fazer o descarte



Compartilhe

(Fotos Ilustrativas)


As pilhas e baterias estão presentes em diversos aparelhos, como brinquedos, câmeras digitais e muitos outros. Por conterem metais pesados em sua composição, representam grande problema ambiental. Quando descartadas em lixões, algumas pilhas deixam vazar substâncias tóxicas, contaminando lençóis freáticos, o solo e até o ar. Essas substâncias tóxicas podem também afetar alimentos e pessoas que estão nos arredores das áreas contaminadas.

Alguns metais que compõem esses materiais são classificados como resíduos perigosos e possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos e não biodegradáveis, como o cádmio, chumbo e mercúrio, que são cancerígenos e têm efeito acumulativo no corpo humano. Eles podem causar enfraquecimento ósseo e até perda da visão, audição e olfato. Uma ideia simples para evitar este tipo de agressão ao meio ambiente é, simplesmente, usar pilhas recarregáveis e baterias recarregáveis .

O descarte adequado das pilhas são de responsabilidade dos fabricantes ou das empresas distribuidoras. As pilhas e baterias devem ser entregues às lojas que comercializam ou às assistências técnicas autorizadas para que eles entreguem aos fabricantes.

Cerca de um terço das pilhas comercializadas no Brasil são alcalinas, que não contêm metais pesados, e neste caso, podem ser jogadas em lixo comum. Por isso é muito importante observar na embalagem como ele pode ser descartado. As recarregáveis possuem metais pesados, não são biodegradáveis e não podem entrar em contato com a água ou com o solo em hipótese alguma. Quando enviadas ao fabricante, elas são destinadas à reciclagem ou a aterros sanitários preparados para receber este tipo de material.

As pilhas e baterias quando estão nos aparelhos e em funcionamento não são perigosas. Se forem amassadas ou estouradas podem vazar líquidos tóxicos e aí sim, são uma grave ameaça.
Com as pilhas piratas, que tem procedência duvidosa, é preciso ter um cuidado maior. Elas podem conter materiais tóxicos não adequados à legislação vigente, que nesse caso, os danos ao meio ambiente e à saúde são ainda mais comuns.

Confira abaixo postos de coletas que recebem este tipo de material:

Sites de busca: Made in Forest (Brasil)

Baterias de celulares: Lojas Vivo, Claro, Tim e Oi; Rede de assistência técnica autorizada; Revendedores.

Baterias industriais e automotivas: Rede de assistência técnica autorizada; Revendedores.

Com todas essas dicas, você já sabe o que fazer com as pilhas e as baterias quando quiser descartá-las. Agora é só colocar em prática e fazer a sua parte. A natureza agradece!

Fonte MagazineLuiza

Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google