segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Prefeita de Macajuba se reuniu com pais de alunos na região da Volta que não aceitaram desativar escola



Compartilhe

(Foto cedida por moradores)

Na segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018, O Blog do Povo Macajubense postou uma matéria, falando que os moradores da região da Lagoa Funda, próximo a Volta na zona rural de Macajuba, estavam revoltados com a informação que circulava na região sobre o fechamento da Escola D. Pedro I.

Alguns pais entram em contato com O Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) e também com o vereador Neto Macedo(PSB), para pedir apoio na luta contra o fechamento da escola.

Na quinta-feira, 21 de fevereiro de2018, a prefeita Mary esteve na localidade, acompanhada da secretária de educação Sandra Dias, do chefe da empresa de transporte Alexandro Macedo (Coelho) e da vereadora Vanda da Malhada Nova, no intuito de junto com os pais chegarem a um acordo e fechar a escola, que tem 42 alunos, mas os moradores não aceitaram.

A prefeita disse que os moradores já estavam decido, pois até o Blog já tinha procurado, os pais de alunos aproveitaram para cobrar melhoria na escola e a prefeita disse que irá fazer uma melhoria aos poucos.

Um dos moradores disse que a prefeita usou um termo pejorativo, chamando nosso blog de blogezinho, mas outra moradora desmentiu a informação disse que a prefeita falou blog e não blogezinho.

O assunto sobre a possível desativação da escola repercutiu após nossa matéria e foi parar na Câmara de Vereadores, o vereador Neto Macêdo, falou que quanto mais escolas abertas menos será abertura de presidio, Netinho, falou que a escola não seria fechada sem o consentimento dos pais, o que chamou a atenção foi que a reunião com a prefeita já tinha acontecido e não foi citada na Câmara.

Apesar dos moradores cobrarem melhoria na escola não é isso que consta nas informações que estão no site do MEC Ministério da Educação, onde a prefeitura declara as melhores condições da escola





Para fechar escolas de educação no campo, indígenas e quilombolas, a decisão tem que passar por uma manifestação da comunidade escolar. O Congresso Nacional decretou e a presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira, 27, a Lei 12.960, publicada no Diário Oficial da União, que altera o artigo 4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/1996).



A lei estabelece que antes de fechar escola da educação básica pública que atenda estudantes residentes no campo, indígenas e quilombolas, o prefeito ou secretário de educação precisa ouvir o conselho municipal de educação, que é o órgão normativo e tem na sua composição representantes dos gestores e de toda a comunidade escolar. O conselho deverá receber uma justificativa apresentada pela secretaria de educação, com a análise do impacto sobre o fechamento.





Publicidade 


 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google