segunda-feira, 19 de março de 2018

Tratamento de Catarata pelo SUS atendeu 250 pessoas da região da Chapada



Compartilhe



Cerca de 250 pessoas de Macajuba, Ruy Barbosa e região participaram, na manhã de sexta-feira, 19 de março de 2018, da triagem ambulatorial para realização de cirurgias de catarata na Santa Casa de Ruy Barbosa. A ação marca o início do serviço pelo SUS, que vai realizar, mensalmente, mais de 100 cirurgias. O serviço é fruto da contratualização entre a Santa Casa e a Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a clínica Oftalmed, do grupo HCOE, e vai atender a uma demanda reprimida da população da Chapada Diamantina, em geral idosos, com necessidade do procedimento.



Dona Balbina Dias Brito, de 73 anos, diagnosticou a necessidade de cirurgia de catarata há 5 anos. Sem condições para fazer o procedimento particular, cujo valor foi orçado em R$ 2.600,00, só agora ela teve a oportunidade do tratamento. "Eu tenho fé em Deus que vou ser feliz, vou enxergar melhor", disse ela, com esperança.



Aos 31 anos, Amadeu Vieira foi surpreendido com o diagnóstico de catarata, há 3 meses. Quando soube que a Santa Casa passaria a oferecer o serviço, fez o cadastro através da Secretaria de Saúde do seu Município, em Utinga. "Fui bem atendido, amanhã às 6 horas vou fazer a cirurgia, indico a todos que venham".



As pessoas que passaram pela triagem e confirmaram o diagnóstico já fizeram a cirurgia neste sábado (17). As próximas datas para triagem ambulatorial e cirurgia da catarata serão de 14 a 16 de abril. Interessados devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município ou contatar a Santa Casa, através do telefone 75 3252-1329.



Fonte: Ruy Barbosa Notícias




Publicidade


 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google