Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM): 85 anos de Irecê: Fabíola Mansur reafirma compromisso com o município




WEB RÁDIO DCM estamos em caráter experimental






quinta-feira, 31 de maio de 2018

85 anos de Irecê: Fabíola Mansur reafirma compromisso com o município

|    



Ao parabenizar a população de Irecê pela passagem dos 85 anos de emancipação política, nesta quinta-feira dia 31 de maio de 2018, a deputada Fabíola Mansur (PSB) disse estar atenta às transformações pelas quais vem passando o município do semiárido baiano.

“Junto com o prefeito Elmo Vaz, vereadores, nossas lideranças municipais do PSB e este Parlamento trabalhamos e cobramos obras e equipamentos para melhor servir à população, a exemplo da nova Defensoria Pública, ampliação da rede de assistência à saúde – a policlínica hoje é uma realidade -, abastecimento de água na zona rural e muitas outras ações que venham oportunizar o crescimento sustentável de Irecê”, enumerou a deputada em moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia.

Fabíola Mansur informou que, “para esta terra de solo fértil e de povo trabalhador, destinamos 194 emendas parlamentares e mais 54 indicações ao Governo do Estado para as áreas da agricultura familiar, da saúde, da cultura, da educação, do esporte, da segurança pública e da infraestrutura. Foi também, disparado, o lugar onde estivemos mais presentes, com mais de 100 visitas realizadas”, afirmou, fazendo questão de registrar que, foi como médica oftalmologista, que teve a oportunidade de conhecer de perto a gente ireceense. “Um povo que sabe acolher quem chega de toda parte porque o ireceense é, acima de tudo, gente que gosta de gente. A alegria de poder retribuir o carinho recebido é uma sensação que se renova a cada visita e que transformamos em energia para esta prazerosa jornada”.

Fabíola Mansur aproveitou também para contar a história do município e lembrou que Irecê é
um nome indígena que significa “pela água, à tona d’água, à mercê da corrente”. A saga da fundação de Irecê começa no ano de 1624, quando os holandeses começaram a ocupar a Bahia. E contou que Antônio de Brito Corrêa se destacou na luta contra os invasores. “Residente em Morro do Chapéu, carregava no sangue a valentia do pai, numa época em que a região do Rio São Francisco vivia atormentada por bandidos”, observou a parlamentar no documento.

De acordo com a socialista, Antônio Guedes de Brito foi incumbido pelo rei de Portugal para pacificar a região do São Francisco e, em pouco tempo, trouxe de volta a paz em toda a região. “Como recompensa, o rei lhe deu uma sesmaria remuneratória de 160 léguas de terras que abrangia a área de terras de Irecê e de diversas outras cidades da região, transformando-o no maior latifundiário de toda a Bahia”, contou. Três décadas depois, no ano de 1877, outros fazendeiros chegaram e encontraram abundantemente água, caça e terrenos férteis, requisitos básicos para sobrevivência deles e impulsionaram o povoamento da região.



Fonte: Diário Oficial do Legislativo de 29 de maio de 2018, página 3.
Publicidade do Google
O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Comente com o Facebook:

Deposito de Bebidas São Bernardo

Bebidas, Gelo, Água, Carvão, Descartáveis e muito mais. Aberto todos os dias das 8:00 as 19 horas. Trabalhamos com evento, além de cerveja, frios, alimentos você também encontra o delicioso picolé.

Temos excelentes preços. Disque entrega: (74)9 99448708 Aceitamos cartão de credito e debito

Direção Lais e Robson AV. Frederico Costa, N 66. Centro, Macajuba BA

Arquivo do blog

Total de Visitas

Volte ao ▲ Topo