segunda-feira, 14 de maio de 2018

CONSELHEIRO TUTELAR PARTICIPA DA CAMPANHA DA PAZ E FALA SOBRE OS TIPOS DE VIOLÊNCIAS DOMÉSTICAS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES



Compartilhe


(Foto: cedida pelo Conselho)
         

Neste domingo, 13 deMaio de 2018, aconteceu uma Caminhada da Paz promovida pela igreja católica, tendo como convidado o conselheiro tutelar Anderson para abordar sobre a violência doméstica.

Dando início a sua fala o conselheiro tutelar Anderson agradeceu ao Padre Erivaldo pelo convite para com o órgão do Conselho Tutelar, órgão este encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da Criança e do adolescente, quando seus direitos forem violados ou ameaçados, por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; por falta, omissão ou abuso pais ou responsável; em razão de sua conduta.

Em seguida o mesmo também falou da lei 8.069/90 ( Estatuto da Criança e do adolescente) o ECA, que criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, e é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária . Aonde a criança e o adolescente têm o direito de ser cuidados e educados sem o uso de castigo e físico, cruel ou degradante e que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Disse o conselheiro tutelar que a tarefa não e fácil, mais que o mesmo juntamente com seus colegas de trabalho atua diariamente em defesa para que os direitos de crianças e adolescentes sejam garantidos e não nunca ameaçados ou violados. Citando ainda alguns exemplos de violações de direito e violência entre familiar que são mais chegada ao órgão como exemplos da Tortura, Ameaça, Bullyng, Violência Psicológica, Discriminação, Violência Sexual, Violência Física, Negligência e Abandono, Trabalho Infantil, Pornografia Infantil Abuso sexual e etc.

O conselheiro em sua fala relata que o ABUSO SEXUAL é uma das mais graves violência e que muitas das vezes não está na rua mais 90% acontece com pessoas próximas e em primeiro lugar são eles o agressor; o pai biológico o padrasto, depois o avô, tio, primos... especificando também que dados revelam que 100% destes casos de violência sexual chegada ao Conselho Tutelar , disque 100 , delegacias especializadas 91% é de membros da família, ainda segundo o conselheiro tutelar algumas dessas violências pode ser considerada como violência doméstica.

Anderson ainda orienta a todos e diz que é dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente e não ficando no silêncio protegendo o agressor ou violador (a) e impedindo a proteção da Criança, pedindo a todos que denuncie qualquer forma de violência as crianças e adolescentes, ligando para;

Conselho Tutelar de sua cidade.

Tel-(74)99922-5816/ 3259-2093

Disque 100 canal graituto anônimo;

Delegacias especializadas ou comum;

Número 190

Polícia Militar, Civil, Federal etc ..

Varas especializadas da infância e da Juventude

Ministério Público

Cras

Área da saúde

Educação etc.





O conselheiro finalizou, desejando um feliz dia das mães para todas e informando que o Conselho Tutelar em parceria com o CRAS estaria realizando uma campanha Nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de criança e adolescente que acontece todo o Brasil no dia 18 de Maio e que estaria nos dias 14, 15 e 16, tanto nas escolas municipais, quanto na estaduais nos diversos turnos realizando esta campanha. Convidando a todos também para no dia 18 Maio comparecerem no CRAS as 18:00hs para assistirem um filme e debater sobre o assunto.

Fonte: Conselho Turelar.
Publicidade do Google
O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google