terça-feira, 22 de maio de 2018

Depois de ter elogiado atendimento do hospital de Macajuba, mãe de criança que foi atropelada em Nova Cruz procurou Blog para reclamar de atendimento no PSF do distrito



Compartilhe



No último domingo,20 de maio de 2018. O Blog publicou aqui a matéria que relatou o fato, que na noite de sábado,19 de maio de 2018, a pequena Maria Cecilia de 7 de anos de idade, foi atropelada por uma motocicleta quando atravessava a rua no distrito de Nova Cruz.


Liliane disse que foi bem atendida no Hospital Julieta Sampaio, agradeceu ao médico, as enfermeiras e ao vereador Isack.

Mais na manhã de segunda-feira, (21) a criança voltou a sentir dores e Liliane foi até ao PSF do distrito de Nova Cruz por volta das 11:40 da manhã, ela procurou nossa reportagem para fazer uma matéria, pois segundo ela, a médica do plantão pediu que retornasse a tarde, Liliane não gostou do atendimento, ela contou que saiu do PSF e procurou o vereador Isack que levou a criança no hospital de Macajuba.

Sempre ouvindo o povo e o poder público, entramos em contato com a coordenação do PSF e falamos direto com a médica, que atendeu nossa reportagem muito bem, ela disse que constatou que não era emergência e como já estava no fim do expediente matutino pediu que a mãe retornasse a tarde e a mãe se alterou.

Ela solicitou que O Blog ajude a população entender que a unidade básica de saúde não é uma UPA e que tem havido outros casos em que as pessoas têm entrado sala a dentro sem se quer passar pela recepção e isso não é o correto em um PSF.

Atendendo ao pedido da médica e preocupado em informar, nossa produção pesquisou e traz esse texto em relação a diferença entre a Unidade Básica de saúde e o hospital.



Gripe, mal-estar, torções, fraturas ou acidentes. Quando acontece algum problema desses, muitas pessoas têm dúvida por qual serviço de saúde deve recorrer. A hesitação entre escolher um posto de saúde, uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou um hospital é comum entre os usuários do sistema de saúde e acaba, inclusive, provocando filas desnecessárias e ocupando profissionais que poderiam estar cuidando de outras enfermidades.



Os postos de saúde são a porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde). São a eles que as pessoas devem se dirigir para consultas de rotina, acompanhamentos médicos, receitas e vacinas. “Os postos de saúde são as unidades de primeiro contato com o paciente e têm compromisso de atender às pessoas na região onde moram ou trabalham. Nestes locais, os profissionais de saúde vão se articular com outros pontos de contato da rede para solicitar exames ou internações”, explica o médico da família e comunidade Igor Tavares Chaves, coordenador do Distrito Sanitário Leste da Prefeitura de Florianópolis.

Nas UPAs, que funcionam 24 horas por dia, são realizados atendimentos de média a alta complexidade, como exames laboratoriais e infecções de urgência, eletrocardiograma, luxações e febres altas em períodos contínuos em horários e dias em que os postos de saúde não abrem. Na UPA, o paciente será estabilizado e, quando necessário, será encaminhado ao pronto-socorro do hospital.

Texto baseado do Site Notícias do dia.


(Fotos Cristiano Silva/Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM)




Publicidade do Google
O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google