Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM): Na sessão da Câmara, vereador Allison falou sobre o programa ID Jovem, afinal como é esse programa do Governo Federal?




WEB RÁDIO DCM estamos em caráter experimental






sábado, 19 de maio de 2018

Na sessão da Câmara, vereador Allison falou sobre o programa ID Jovem, afinal como é esse programa do Governo Federal?

|    
Na sessão de quinta-feira, 17 de Maio de 2018, o vereador Allison Santana (MDB) falou de um assunto importante e que poucos jovens conhecem, o ID Jovem, que é um programa do Governo Federal.

Como Funciona o ID Jovem

Você sabe como funciona o ID Jovem? Se ainda não, saiba que esse é um documento que garante muitos benefícios aos jovens, como a meia-entrada em eventos esportivos, cinema e teatro, além de vagas gratuitas e com descontos em transportes entre estados.

Além disso, para que você entenda mais como funciona o ID Jovem, esse é um programa que foi integrado ao Estatuto da Juventude, onde o Governo Federal criou com a finalidade de beneficiar milhares de jovens brasileiros que apresentam baixa renda.
Porém, ainda são poucos os jovens que sabem como funciona o ID Jovem, onde dos milhares de jovens brasileiros que possuem direito ao programa, somente 20 mil usam de fato os benefícios desse programa no país.
O Que é e Como Funciona o ID Jovem
Para que você entenda primeiramente como funciona o ID Jovem, é preciso que você saiba o que ele significa. O ID Jovem é então um documento digital criado pelo Governo Federal, na intenção de proporcionar benefícios a jovens de baixa renda, onde tal documento faz parte da Lei da Juventude.
Em relação aos benefícios garantidos pelo ID Jovens, pode-se dizer que são inúmeros, como:
·          
·         Você pode ter a meia-entrada em shows, teatros, cinemas, estádios de futebol, ou qualquer outro evento cultural, como parques naturais, museus, e muito mais.

·         Com o ID Jovem você ainda garante a reserva de assentos em transportes interestaduais, onde dois assentos são gratuitos, e caso eles já estejam preenchidos, você tem a garantia de mais dois assentos com 50% de desconto do valor da passagem, sendo válido tanto para ônibus, como trens e barcos do tipo convencional.

·         Além disso, com o ID Jovem você ainda pode ter a isenção de taxas em concursos públicos e vestibulares seja de Universidades ou Institutos Federais, assim como qualquer jovem que seja cadastrado no CadÚnico.
·         Como Funciona a ID Jovem para Passagens
·          
·         Os brasileiros que possuírem idade entre 15 a 29 anos, poderão ter o total direito de desconto de 50% em eventos artísticos, esportivos e culturais, além do transporte coletivo interestadual gratuitamente.
·         Assim, para que você tenha o direito da viagem interestadual, é preciso que você faça a reserva do seu assento com até 3 horas de antecedência antes de partir, sendo válido para embarcações, trens ou ônibus.
Quem Tem Direito ao ID Jovem
Em relação a quem tem direito ao ID Jovem, esse é um programa destinado para os jovens que possuem baixa renda e que fazem parte do Cadastro único, necessitando de auxílio para ter direito ao acesso em eventos esportivos, culturais e de lazer. Assim, para ter tais direitos, é preciso cumprir as seguintes regras:

·         É preciso que você tenha a idade entre 15 a 29 anos de idade, mesmo sendo estudante ou não;

·         Você deve estar inscrito no CadÚnico e com o NIS ativos, além de todas as informações atualizadas com no mínimo dois anos;

·         E, por fim, é necessário que você possua uma renda familiar de no máximo até dois salários mínimos.
Qual é o Prazo de Validade Para o Programa


Já no caso do prazo de validade para o programa ID Jovem, o cartão virtual geralmente apresenta a validade de 180 dias depois da sua emissão, independentemente da forma de emissão, ou seja, se é pelo aplicativo ou pelo site do programa.

Assim, caso haja a expiração da validade, é preciso que você faça a emissão de um novo cartão, onde serão novamente verificados todos os requisitos necessários para ser um beneficiário da ID Jovem.

Portanto, se você queria saber como funciona o ID Jovem, saiba que esse é um dos melhores programas criados atualmente pelo Governo Federal, ajudando a melhorar muito a vida dos jovens brasileiros, pois garante descontos e opções gratuitas em viagens e lazer.

Como Fazer o Cadastro no ID Jovem


Para a realização do Cadastro no ID Jovem é tudo muito fácil, rápido e seguro, onde você por meio do aplicativo de celular, o qual é um cartão virtual.
Basta apresentar sua identificação (ID Jovem) nos estabelecimentos e eventos para que tenha o direito a meia-entrada ou no transporte coletivo interestadual.
Para se cadastrar no ID Jovem, é necessário seguir os seguintes passos:
  • Acesse o site da Caixa ID Jovem Cadastro.

  • Feito isso, é necessário preencher todos os dados, como o Número de Identificação Social, ou também conhecido como NIS, o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe;

  • Em seguida é preciso imprimir esse cartão gerado e apresenta-lo com algum documento de identificação com foto;
  • Dessa forma, o sistema irá gerar um cartão virtual, onde você consegue descontos no momento da compra de ingressos para eventos ou queira fazer uma viagem interestadual.
Além disso, você ainda pode fazer o Cadastro no ID Jovem através do aplicativo de celular, o que é bem simples, é só baixar o app ID Jovem, preencher todos os dados necessários, e o sistema já irá gerar o cartão virtual.
Vale salientar que a identidade jovem apresenta uma validade de 180 dias, onde após isso é preciso realizar a revalidação do cartão.

Documentos Necessários Para o Cadastro da Identidade Jovem

Para que você realize o seu cadastro no ID Jovem com sucesso é preciso que você tenha em mãos o NIS, que pode ser encontrado no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na Carteira de Trabalho.
Assim, através da internet é preciso acessar o site da ID Jovem, preencher todos os dados que são solicitados e gerar o seu cartão.
Através do celular, você pode realizar o download do aplicativo da ID Jovem, e preencher com o NIS e os dados de cadastro que são solicitados, para assim gerar o cartão virtual.

ID Jovem Cadastro Para Passagem de Ônibus

Já o ID Jovem Cadastro para passagem de ônibus, são geralmente feitas reservas por viagem, onde duas vagas são gratuitas em cada ônibus, comboio ferroviário ou embarcação do serviço que seja convencional de transporte interestadual de pessoas.
Assim, quando estiver esgotada as duas vagas gratuitas, são normalmente reservadas mais duas vagas em que os jovens possuem o desconto de 50%, no mínimo, do valor da passagem.
Vale lembrar que isso só vale para transportes interestaduais, ou seja, entre estados que sejam diferentes, e não para transportes entre municípios ou dentro do próprio município.
No caso da reserva de acentos para os jovens, ela é geralmente válida até três horas antes do transporte partir, e para qualquer outro tipo de informação é interessante que você veja as regras que estão no Decreto 8.537/2015.
Portanto, com o ID Jovem Cadastro você que é jovem fica totalmente assegurado da meia-entrada em ingressos de eventos culturais e esportivos, e na locomoção de transportes de um estado para o outro.




Fonte: Site ID Jovem

Publicidade do Google
O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Comente com o Facebook:

Deposito de Bebidas São Bernardo

Bebidas, Gelo, Água, Carvão, Descartáveis e muito mais. Aberto todos os dias das 8:00 as 19 horas. Trabalhamos com evento, além de cerveja, frios, alimentos você também encontra o delicioso picolé.

Temos excelentes preços. Disque entrega: (74)9 99448708 Aceitamos cartão de credito e debito

Direção Lais e Robson AV. Frederico Costa, N 66. Centro, Macajuba BA

Arquivo do blog

Total de Visitas

----------

Volte ao ▲ Topo