sexta-feira, 20 de julho de 2018

Estudante de Nutrição Mariana Pamponet da dica de como higienizar os alimentos corretamente.



Compartilhe

(Foto: Ilustrativa)
Segunda-feira, (16) de julho de 2018, nossa produção apurou e flagrou a falta de higiene existe, onde nas imagens feitas pela nossa equipe mostra algumas fezes no local que guardadas as barracas da feira livre de Macajuba, onde vende frutas e verduras estavam sendo guardadas em um local com muita falta de higiene, onde existe até fezes.

Por conta disso trazemos essa matéria bem abalizada por Mariana Pamponet Estudante de Nutrição dando dicas de como higienizar os alimentos corretamente.

Higiene é a ciência que tem como objetivo preservar a saúde e prevenir doenças através de práticas de limpeza ou higienização. (Ribeiro (2010, p.1)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, a cada ano, mais de dois milhões de pessoas morram por doenças diarreicas, muitas adquiridas ao ingerir alimentos contaminados. No Brasil, faz-se a vigilância epidemiológica de surtos de DTA’s (DOENÇA TRANSMITIDA POR ALIMENTOS) e não de casos individuais, com exceção da cólera, febre tifóide e botulismo.

O risco de morte por bactérias em crianças é alto, já que o sistema imunológico não está totalmente desenvolvido, e nos idosos o sistema imunológico é mais lento, recomenda-se que o cuidado seja redobrado, pois um episódio de contaminação pode ser fatal.

Quanto a outro grupo de risco, que são pessoas com Câncer, Diabetes, Hepatite, onde a imunidade encontra-se mais baixa é preciso também um cuidado redobrado, seguir as orientações de como reduzir ou eliminar os micro- organismos.

Por isso a importância de higienizar corretamente os alimentos.





Como higienizar corretamente os alimentos:



- Antes de colocar de molho, os legumes, verduras e frutas devem ser lavados em água corrente. Aqueles que apresentam cascas mais rugosas e resistentes podem ser esfregados com uma escovinha exclusiva para essa finalidade. Já as folhas devem ser lavadas uma a um, dos dois lados.

- Em seguida, colocar 15 minutos de molho, em soluções à base de hipoclorito de sódio, também conhecido como água sanitária (apropriada para os alimentos, leia o rótulo para confirmar), para cada Litro de água adiciona 10ml (1 colher de sopa rasa)

- Logo depois, se quiser, pode lavar com água filtrada para tirar qualquer cheiro ou gosto da solução

- E lavar com vinagre pode? NÃO, não é suficiente, já que o ácido acético não elimina as bactérias e micro-organismos existentes nesses produtos.





Quando higienizamos corretamente as frutas, verduras e legumes com água sanitária diluída em água reduzimos ou eliminamos a quantidade de micro-organismos para um nível aceitável e só assim o risco de doenças e intoxicações causadas por alimentos pode ser menor, além de uma alimentação saudável.

Publicidade do Google

Publicidade Google