Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM): Secretaria de Saúde de Macajuba explica sobre informação de estar na lista do Ministério da Saúde que descredenciou 784 Unidades de Saúde da Família na Bahia




WEB RÁDIO DCM estamos em caráter experimental






Publicidade Google

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Secretaria de Saúde de Macajuba explica sobre informação de estar na lista do Ministério da Saúde que descredenciou 784 Unidades de Saúde da Família na Bahia

|    


Na última terça-feira.03 de julho de 2018, uma matéria cricrilou nos principais veículos de comunicação da Bahia, conteúdo diz: O Ministério da Saúde descredenciou 784 Unidades de Saúde da Família que seriam implantadas na Bahia.

A portaria 1.717, do dia 12 de junho, suspendeu o credenciamento das unidades por descumprirem o prazo para cadastramento no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde. 


Ao todo, 162 municípios baianos deixarão de receber o investimento na lista aparece também Macajuba.

Das 784 unidades, 67 ficam em Ilhéus, 61 em Salvador, 46 em Feira de Santana, 34 em Itabuna e 23 em Alagoinhas, dentre outros municípios.

Dentre os projetos, alguns sequer saíram do papel antes do fim do prazo. Para cada Equipe de Saúde da Família, o Ministério da Saúde destina R$ 128.340,00 por ano, enquanto o Estado da Bahia destina R$ 18.000,00 para o mesmo período.

Na tarde desta, segunda-feira, 09 de julho de 2018, O Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) entrou em contato com a secretaria de saúde de Macajuba e conversamos com a coordenadora Luciene Sampaio, que explicou que não houve nenhum descredenciamento das 4 unidades que estão funcionando, nossa produção teve acesso a uma nota enviada pela Secretaria de Saúde do município explicando.


O Conasems e Conass esclarecem que o descredenciamento de equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), conforme Portaria Nº 1.717/2018, refere-se àquelas equipes que os gestores habilitaram na CIB e encaminharam para credenciamento no Ministério da Saúde e que, até hoje, não foram implantadas.

De acordo com as normas vigentes, após a publicação da portaria de credenciamento das equipes, a gestão municipal deverá cadastrá-las no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), num prazo máximo de 4 (quatro) meses, sob pena de descredenciamento.

O Ministério da Saúde deverá suspender os repasses dos incentivos às equipes da ESF ainda nas seguintes situações:

I – inexistência de unidade básica de saúde para o trabalho das equipes;

II – ausência, por um período superior a 60 dias, de qualquer um dos profissionais que compõem a equipe mínima, com exceção dos períodos em que a contratação de profissionais esteja impedida por legislação específica;

II – descumprimento da carga horária mínima prevista para os profissionais das equipes;

IV – ausência de alimentação regular de dados no Sistema de Informação da Atenção Básica vigente.

A suspensão será mantida até a adequação das irregularidades identificadas.

No caso específico da portaria Nº 1.717/2018, o descredenciamento se deu exclusivamente por falta de cadastramento no CNES, podendo o município solicitar credenciamento a qualquer tempo.

Afirmamos ainda que os recursos destinados às tais equipes não estavam sendo repassados aos municípios, mas por estarem orçados, impediam sua reprogramação para novas equipes a serem credenciadas.



Brasília, 04 de julho de 2018.



A nota foi divulgada no site do CONASS Conselho Nacional de Secretários de Saúde. 


Em nome dos nossos internautas agradecemos a Luciene Sampaio e todo pessoal da Secretaria de Saúde pelo esclarecimento.


(Foto: Arquivo Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM)

Publicidade do Google
O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Comente com o Facebook:

Deposito de Bebidas São Bernardo

Bebidas, Gelo, Água, Carvão, Descartáveis e muito mais. Aberto todos os dias das 8:00 as 19 horas. Trabalhamos com evento, além de cerveja, frios, alimentos você também encontra o delicioso picolé.

Temos excelentes preços. Disque entrega: (74)9 99448708 Aceitamos cartão de credito e debito

Direção Lais e Robson AV. Frederico Costa, N 66. Centro, Macajuba BA

Arquivo do blog

Total de Visitas

----------

Volte ao ▲ Topo