quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) realiza uma sessão especial em homenagem aos 220 Anos da Revolta dos Búzios



Compartilhe



A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) realiza uma sessão especial em homenagem aos 220 Anos da Revolta dos Búzios nesta quinta-feira dia 23, às 14h30. O ato foi proposto pela deputada Fabíola Mansur (PSB).




A parlamentar ressaltou em sua proposição que o movimento chamado também de Conjuração Baiana e Revolução dos Alfaiates foi um dos marcos da história baiana em defesa da liberdade, da independência e implantação da República.




“Visava libertar o Brasil Colônia do jugo colonizador de Portugal, com muitas bandeiras, tais como independência da capitania, implantação da República, abolição da escravatura, igualdade para todos, livre comércio com as nações do mundo, interrupção de vínculo com a Igreja do Vaticano, instituição do trabalho remunerado, melhoria do soldo militar e garantias para os plantadores de cana, fumo e mandioca, assim como para comerciantes”, enumerou a socialista.






O movimento teve quatro mártires: os soldados Luiz Gonzaga, 36 anos, e Lucas Dantas, 23 anos, e os alfaiates João de Deus, 27 anos, e Manoel Faustino, 22 anos.

Publicidade:


Publicidade Google