Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM): Descubra o que pode estar deixando seus dentes fracos, confira também a agenda da Clionm Clinica Odontológica de Macajuba




WEB RÁDIO DCM estamos em caráter experimental






domingo, 12 de agosto de 2018

Descubra o que pode estar deixando seus dentes fracos, confira também a agenda da Clionm Clinica Odontológica de Macajuba

|    

Fraturas são sinais de alerta para doenças mais graves.

Imagine a seguinte situação: você está em um jantar de negócios, ou naquele encontro tão esperado e, aparentemente sem motivo algum, seu dente racha. Ou, pior ainda: quebra! O que parece acidente pode, na verdade, ser o resultado de falta de atenção com o seu próprio corpo. Os dentes são nossa parte mais resistente, mas nem eles aguentam muito tempo de negligência. Confira a seguir o que pode estar deixando seus dentes fracos e como evitar que isso aconteça.

Falta de vitaminas e doenças na infância podem deixar seus dentes mais frágeis.


Entre as principais causas do enfraquecimento dos dentes estão a cárie, o bruxismo, a mordida cruzada, o consumo excessivo de bebidas e alimento cítricos. Além desses fatores, alterações durante a formação do dente podem acarretar seu enfraquecimento. “Na literatura são relatados várias causas para essas disfunções como deficiência de vitaminas A, C e D, doenças da infância (caxumba, sarampo, escarlatina), trauma ou infecção local, entre outros”, ressalta Sandra Kalil (CROSP 40596), conselheira do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Cárie: a vilã do seu sorriso.

Para a cárie se estabelecer é necessária a interação por um certo tempo de alguns ingredientes, sendo eles o dente, as bactérias existentes na cavidade bucal e a dieta (alimentação, principalmente rica em carboidratos). As bactérias produzem ácido a partir dos açúcares e esse ácido provoca a desmineralização da superfície do esmalte do dente, iniciando assim, uma lesão de mancha branca (estágio mais inicial da cárie), podendo até evoluir para uma cavidade se esse processo de desmineralização continuar ativo.


Quanto mais tempo com a cárie, pior.

As cáries podem fazer com que os dentes trinquem ou rachem. “Algumas vezes a cárie pode atingir inicialmente a dentina (parte do dente que fica abaixo do esmalte), porém, sem o suporte da dentina o dente acaba se fraturando”, explica a dentista. Para evitar esse tipo de problema, deve-se prevenir a cárie e consultar periodicamente o cirurgião-dentista, que vai identificar as lesões o mais precocemente possível para evitar as fraturas.

Bruxismo também afeta o seu sorriso.

O bruxismo é outra disfunção que pode fazer com que os seus dentes quebrem. Por ser uma atividade repetitiva da musculatura mastigatória, o ranger dos dentes e/ou ou impulsionamento da mandíbula devido à força empregada faz com que os dentes sejam pressionados uns contra os outros. Pode ser classificado como primário ou secundário, sendo o primário aquele no qual não há uma causa médica evidente, sistêmica ou psiquiátrica, e o bruxismo secundário é aquele associado a um transtorno clínico, neurológico, psiquiátrico, fatores iatrogênicos ou outro transtorno do sono. Pode ocorrer durante o sono ou quando a pessoa está acordada.

Aparelho ortodôntico além da estética

A mordida cruzada é outra disfunção que pode acabar resultando em dentes trincados ou quebrados. Simplificando: o problema acontece quando a arcada dentária de cima não encaixa corretamente com a de baixo, ocasionando uma sobrecarga e um desgaste acentuado da estrutura dental. Essa disfunção pode causar diversos problemas, além de favorecer o enfraquecimento dos dentes, como um desenvolvimento facial inadequado. Para tratar esse problema é que são feitas a maioria das indicações de uso do aparelho ortodôntico.

Alimentação impacta diretamente na sua saúde bucal

O consumo excessivo de alimentos e bebidas cítricas também pode contribuir para o enfraquecimento dos dentes. Na verdade, eles podem causar um problema conhecido como erosão, que provoca o desgaste dentário, onde há uma redução na espessura do esmalte, expondo a dentina e causando uma alteração de cor, da cor branca do esmalte para a cor amarelada da dentina.

Dentes quebrados podem ter salvação

Em casos de dentes quebrados, o tratamento mais comum é a restauração com resinas compostas ou até mesmo o uso de coroas de porcelana em casos onde a fratura é maior. “Já no caso de trincas ou fissuras é necessário eliminar essa fenda com sais de fosfato de cálcio através da aplicação de flúor, além da escovação com cremes dentais fluoretados e, em alguns casos, uso de um selante de superfície”, explica a profissional.

Dieta saudável + higiene adequada = o que você precisa para manter seus dentes saudáveis

A principal dica para manter os dentes fortes e saudáveis é a correta higienização, no mínimo três vezes ao dia. Escolha uma escova de cabeça pequena e cerdas macias, creme dental com flúor e fio dental. A higienização da língua também é muito importante pois ali acumulam-se muitas bactérias. Reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar, doces e refrigerantes também ajuda. Priorizar uma dieta saudável, com leite, frutas, castanhas, legumes e verduras também é importante, além de, claro, consultar regularmente o dentista.

Agende sua consulta dentaria na Clionm Clinica Odontológica de Macajuba.

Atendimento na segunda-feira dia 13 o dia todo

Terça-feira dia 14 também o dia todo

Clionm Clinica Odontológica de Macajuba 

O seu sorriso em boas mãos temos prótese dentaria, obturação, restauração, limpeza, aparelho ortodôntico.

Fones: Número de celular, com WhatsApp. 074 99956_1978 Fixo: (74) 3259 2179 , fale com a funcionaria Sarah.

Rua Dr José Marcelino de Souza nº 114 Macajuba Bahia.


Publicidade:


Comente com o Facebook:

Deposito de Bebidas São Bernardo

Bebidas, Gelo, Água, Carvão, Descartáveis e muito mais. Aberto todos os dias das 8:00 as 19 horas. Trabalhamos com evento, além de cerveja, frios, alimentos você também encontra o delicioso picolé.

Temos excelentes preços. Disque entrega: (74)9 99448708 Aceitamos cartão de credito e debito

Direção Lais e Robson AV. Frederico Costa, N 66. Centro, Macajuba BA

Arquivo do blog

Total de Visitas

Volte ao ▲ Topo