sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Retirada da Vegetação Nativa do Parque Ramalho em Macajuba gera polêmica



Compartilhe



Nesta quinta-feira, 18 de outubro de 2018, a redação do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) recebeu uma informação de uma polêmica sobre uma limpeza feita através da prefeitura de Macajuba no Parque Ramalho Sampaio, de acordo com informações de populares um Policial foi ao local para fazer com que o Desmatamento parasse, mas a Prefeita apareceu e pelo jeito não teve sucesso, pois a gestão através de seus prepostos continuaram com a retirada da Vegetação Nativa.



(Fotos cedidas por internautas)
Internautas mandaram fotos do local e disseram “ estão matando a Lagoa aos poucos por conta da retirada da Vegetação de sua Margem ....

“A Fauna e a Flora estão sendo afetadas com essa Ação da Prefeita...

Essa retirada da Vegetação Nativa é Crime Ambiental “disse o internauta”.

Que ainda reforça “Essa vem sendo uma prática antiga aqui de desmatamento e Crimes Ambientais”.

“Isso não é Grama é Vegetação Nativa , Pássaros e outros Animais vivem , fazem ninhos, obtém seu Alimento e se Reproduzem aí”. Relatou o internauta, que defende e apoia a ação do policial, mas pediu para não ter o nome divulgado por medo de represália.

Falamos com um dos prepostos da prefeitura de Macajuba, que faz este serviço e segundo o lugar seria uma grama e sempre é limpo para nascer mais bonito.



Cabe a Policia Ambiental tomar as medidas cabíveis se caso não for grama, como relata o internauta.


Veja um artigo sobre Matas Ciliares
O que são, características principais, importância, preservação, funções, curiosidade, conservação, mata de galeria
O que são

Também chamadas de matas de galeria, as matas ciliares são formações florestais ou outros tipos de vegetação que estão presentes nas margens dos rios, córregos, lagos, riachos e igarapés. As matas ciliares são encontradas em diversas regiões do Brasil, porém são mais comuns em áreas de caatinga e cerrado, devido à umidade concentrada no solo próximo às margens dos rios.

As matas ciliares são, no Brasil, consideradas áreas de preservação permanente (APP). Logo, são protegidas pelas legislações estaduais e pelo código florestal brasileiro. O desmatamento de mata ciliar é considerado um crime ambiental.

Importância e funções

- São de extrema importância para evitar a erosão do solo nas margens dos rios, córregos e lagos. Sem as matas ciliares, um rio pode sofrer com o processo de assoreamento.

- As matas ciliares são importantes também para evitar o ressecamento dos barrancos e brejos, evitando assim desmoronamentos.

- Atuam no processo de umidificação das margens de rios e lagos.

- Servem de habitat para grande quantidade de espécies de animais, principalmente de pássaros, mamíferos e répteis. Nas matas ciliares há também grande concentração de espécies vegetais nativas.

- Possuem a importante função de melhorar a qualidade da água dos rios, córregos e lagos. Isto ocorre, pois atuam na proteção física das margens.

- Servem de espaços temporários de transição para espécies de aves migratórias, que vão de um bioma para outro.

- As matas ciliares fornecem energia e nutrientes para o ecossistema aquático de rios, lagos, riachos e córregos.

 Ameaças e conservação

Atualmente, no Brasil, as matas ciliares estão sendo ameaçadas pelos desmatamentos realizados para as práticas da agricultura e pecuária.

A preservação deste tipo de formação florestal é de extrema importância para o meio ambiente. Isto é possível através de intensa fiscalização pelos órgãos estaduais e federais que cuidam do meio ambiente. A aplicação de multas também se faz necessário como fator coadjuvante no processo de preservação.

As áreas que já foram devastadas devem passar por um processo de reflorestamento, como forma de evitar danos aos ecossistemas e aos rios.

Outro problema que ameaça as matas ciliares brasileiras e o crescimento urbano desordenado e ilegal. Muitas construções habitacionais são feitas nas margens dos rios e lagos, provocando desmatamento e poluição por esgoto doméstico.

Curiosidade


- O nome mata ciliar tem origem no nome dos pequenos pelos (cílios) que ficam acima dos olhos humanos. Em nós os cílios têm a função de proteger os olhos, evitando a entrada de sujeira e suor. Com função parecida, as matas ciliares protegem os rios e lagos, principalmente, de erosões.


Publicidade:

Publicidade Google