quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Vereador falou da falta de acessibilidade para pessoas com deficiência nos locais de votação do distrito de Nova Cruz no município de Macajuba



Compartilhe



Na sessão de quinta-feira, 11 de outubro de 2018, o vereador Isack Soares (PSD) falou de um assunto interessante que foi a falta de acessibilidade nos prédios de votação no distrito de Nova Cruz, Isack, chamou a atenção da atual gestão e comentou que teve cadeirantes que teve que entrar pelos fundos.

O vereador Ivanberg Pamponet atual presidente da Câmara comentou sobre a fala do vereador Ivan falou que Colégio Estadual também não tem rampa de acessibilidade e disse que não quer isentar o município de sua responsabilidade sobre acessibilidade, segundo ele não viu na campanha eleitoral manifestações sobre o assunto e que as pessoas deficientes são uma minoria e que não se ver uma defesa pela minoria, Ivan disse que não ver de um governo que está há 16 anos no poder escolas com qualificações e adequações para os cadeirantes.

Vale lembrar que durante a entrevista com a juíza eleitoral Dra. Marcela França Pamponet Cristiano Silva que é cadeirante falou sobre o assunto, o comunicador mandou um email para a prefeitura, mas teve um problema no envio.

O email enviado antes da eleição por Cristiano Silva para a prefeitura diz:

Senhores responsáveis pelo executivo de Macajuba, venho por meio desse solicitar que seja feito reparos em duas lombadas, onde tem rampas danificadas, na Rua Mariano Vieira em Nova Cruz, onde tenho tido dificuldades em passar com minha cadeira.

Reitero que uma das lombadas é em frente a creche Ana Araújo, onde da acesso ao local onde eu voto.



É do meu conhecimento que nossa cidade tem evoluído em acessibilidade, mas muita coisa precisa ser feita.

Por diversas vezes tenho passado constrangimentos em festas publica ao fazer necessidades fisiológicas pelo fato da cadeira não entrar no banheiro.



Entendo que a cadeira motorizada foi criada para da mais liberdade ao cadeirante e por isso necessitamos de ruas acessíveis.



Sei que existe um processo licitatório para estes serviços, mas para evitar acidentes ou algo do tipo, solicito que a prefeitura aja em caráter de urgência nessas lombadas, pois é também caminha da igreja Católica no qual sempre frequento.



Se a prefeitura ainda não está apta a fazer o serviço por questões burocráticas, pelo menos nos autorize que pagamos a manutenção do local.



A Lei nº 10.098 de 19/12/2000 nos garante esse direito a acessibilidade, aguardo a resposta para que não seja necessário uma divulgação na imprensa e medidas cabíveis perante a lei, uma vez que recentemente a cadeira emperrou na rampa quebrada e por pouco não levei um tombo, tenho testemunha.



Já passamos o caso para o fiscal de Nova Cruz, também para o vereador Allison Santana, que me informou que existe um projeto para melhoria dessas ruas, mas, no entanto isso tem cerca de 2 meses.

Irei comunicar também a juíza eleitoral desta Comarca, pois a acessibilidade deve ser garantida nas eleições.



Segue as fotos do estado precário que se encontra a rampa.



Macajuba 01 de outubro de 2018.



Cristiano Bastos da Silva cidadão deste município, portador da deficiência Osteogênese Imperfeita (Ossos de Vidro)



Ouça entrevista com a juíza:



Veja o vídeo com a fala do vereador Isack:


O email foi reenviado novamente para a prefeitura na tarde desta terça-feira, 17 de outubro de 2018



Publicidade:

Publicidade Google