segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Assaltantes da cidade de Ruy Barbosa são presos após assaltar posto de combustível em Macajuba

(Arquivo Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM)
Na noite desta segunda-feira, 02 de outubro de 2017, por volta das 20:00 horas (oito) um dos postos de combustível da cidade foi assaltado, de acordo com o proprietário, os dois meliantes colocaram as armas nos funcionários do Posto que fica no Anel Rodoviário da cidade, eles levaram dinheiro e os celulares, fugindo em direção a uma loja de material de Construção e foram capturados próximo a Quadra de Esporte.

De acordo com o proprietário os meliantes são da cidade de Ruy Barbosa e um deles já é conhecido da polícia, ambos estão a disposição da justiça.

A polícia ainda não divulgou as imagens.


Publicidade


 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Notícia Triste: Enfermeiro que já trabalhou no Hospital de Macajuba é encontrado morto

Amanhecemos com uma triste notícia nesta segunda-feira dia 02 de outubro de 2017, recebemos a informação do falecimento do Sr. Joilson,auxiliar de consultório no Centro de Especialidades Odontológicas - CEO de Ruy Barbosa e já chegou a trabalhar no Hospital de Macajuba e era tido como um excelente profissional. Joilson foi encontrado enforcado com fortes suspeitas de suicídio. 

Queremos consternar nossos sentimentos pelo falecimento do Sr. Joilson, que Deus possa confortar seus familiares.



 
Informações Site Ruy Barbosa Notícias.


Publicidade 


 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Time Sub-17 de futsal do colégio Estadual Carlito de Carvalho é vice-campeão dos jogos escolares em Itaberaba.

(Fotos cedidas pelo professor Renan)

Na grande final o time de Macajuba enfrentou Iaçu. Num jogo muito disputado o placar termina em 1x1 e vai para a prorrogação e Macajuba toma um gol no finalzinho e fica com o vice-campeonato.


O professor Renan agradece o empenho de todos os alunos e a ajuda de Fernandinho e do professor Bruno.

Não é fácil chegar a uma final dessas. São 29 escolas envolvidas. Ano passado fomos campeões, este ano ficamos com o vice, mas ano que vem vamos forte novamente. Completou o professor Renan Macedo.



Os jogos aconteceram no sábado, 30 de setembro de 2017 e no domingo 01 de outubro.


Fonte: Professor Renan Macedo.

Publicidade


 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

COLÉGIO ESTADUAL CARLITO DE CARVALHO EM PARCERIA COM O IFBA – INSTITUTO FEDERAL BAIANO DE ITABERABA, PROMOVE CURSO FIC DE INTRODUÇÃO A AGROECOLOGIA E PLANEJAMENTO AGROECOLÓGICO.

(Fotos cedidas pelo Colégio Estadual)


Nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2017, aconteceu no prédio do Colégio Estadual Carlito de Carvalho, o Curso FIC de Introdução a Agroecologia e Planejamento Agroecológico. Este curso com carga horária de 24 horas, foi em atendimento a grande demanda dos nossos alunos que sempre tem cobrado de nós ações que visem melhorar a qualidade da educação da nossa escola.


Nesta primeira etapa, foram ofertadas cinquenta vagas para alunos de 16 anos, ex-alunos e demais pessoas da comunidade que se propusesse a fazê-lo. Foram momentos mágicos, onde aprendemos a lidar com a terra e dela tirarmos o melhor para uma alimentação saudável. Também aprendemos a importância das plantas, da conservação do solo, da preservação das nascentes de água, dos animais no processo produtivo da natureza.


Outra lição muito importante, foi quando pudemos andar pela área externa do nosso colégio para identificarmos as plantas existentes e a importância de cada uma delas tanto para as nossas vidas quanto para o solo e os animais.


Assistimos um pequeno filme sobre o processo de produção agrícola em grande escala comercial e da agricultura familiar. Na agricultura familiar, tiramos como aprendizado, o uso de produtos orgânicos, adubos e fertilizantes naturais na lavoura. Isso chama-se saúde. Já na produção em grande escala – indústrias, vimos o quanto elas usam de veneno nos alimentos que consumimos diariamente de forma inocente. Por exemplo, os produtos derivados do milho e da soja transgênica. Todos esses agrotóxicos usados na produção do milho, da soja, de tomate, de pepino, de pimentão (este o maior vilão) com 80% de veneno na sua produção. Fica o alerta pois todos estes agentes são causadores de câncer. Portanto, ao irem nos supermercados, analisem bem o que vocês estão comprando. Aquilo que parece ser saudável, na verdade é uma verdadeira bomba de doenças nas nossas mesas. 



O flocão de milho que usamos no nosso saboroso cuscuz é transgênico. O milho verde em conserva, a soja e seus derivados, etc. Vejam na sua embalagem um T dentro de um triângulo. Isso é nocivo à sua saúde. Não compre! 



Na sexta-feira, (29) à tarde fizemos uma visita à Escola Agrícola Mãe Jovina em Ruy Barbosa. Esse foi o momento mais feliz e proveitoso do nosso curso. Lá, fomos recepcionados pelos alunos da própria escola agrícola, que com posse de grandes aprendizados, foram nos mostrando as suas realizações e explicando-nos como fazer cada plantação. Aprendemos como fazer uma horta orgânica, uma compostagem (produção de adubos orgânicos), a plantação de várias plantas e para que cada uma delas serve para a nossa alimentação e saúde. Vimos a criação de porcos, aves, o mihocário e o aproveitamento dos dejetos fecais de animais para a produção de gás de cozinha.



No sábado, (30) em grupos, discutimos como podemos fazer a nossa horta orgânica no Colégio Estadual, com o objetivo de produção de hortaliças para uso da alimentação escolar.

Agradecemos todo o apoio da direção do Colégio Estadual na pessoa da professora Conceição, aos professores Joice, Mário e Emerson do IFBA, ao professor Jailson pela coordenação e atendimento aos cursistas e aos professores e também a Míria, Andréa, Ana Rita, Iêda, Suely e Janede, pelos lanches e almoço que fizeram nestes dias.



Aos demais inscritos, que não foram atendidos nesta primeira etapa, não se preocupem, pois, se Deus quiser, ainda este ano, serão atendidos.

Fonte: Colégio Estadual




Publicidade 



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

História do Outubro Rosa

(Foto divulgação)
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.



A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).



Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).



A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.



A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.



INÍCIO

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 Mmdc , o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.





Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

Publicidade 



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google