quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Estiagem preocupa em Macajuba: Prefeitura continua com limpezas de tanques, moradores pedem agilidade na distribuição de água através dos carros pipas e Embasa continua com dificuldade no abastecimento

(Foto: Cristiano Silva/ Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM)


Já é preocupante a estiagem no município de Macajuba, cidade que fica na região do Piemonte do Paraguaçú, a 282 km de Salvador.

Além dos animais que já vive de ração há cerca de pelo menos 2 meses, a dificuldade de água no município é grande, a prefeitura até faz sua parte, mas as queixas são grandes por conta da demanda.

A atual gestão do MDB, segue limpando tanques e presas que já secaram, para que possam receber as chuvas com mais eficaz, no distrito de Nova Cruz existe uma cobrança na limpeza do maior açude, mas de acordo com prepostos da prefeitura a limpeza será feita dentro do cronograma do setor responsável.

Varias regiões já foram beneficiadas com a limpeza, inclusive no sitio dos pais do comunicador Cristiano Silva.

Os moradores da zona rural pede uma agilidade mais ampla por parte das distribuições de água através dos carros pipas da prefeitura, na região do Limoeiro a internauta reclama que fez o pedido de água há cerca de 2 meses.

Outras localidades também reclamam.

Prepostos da prefeitura informaram que a demanda é grande, que a prefeitura tem se empenhado, que a maior dificuldade é justamente a falta de água e não o carro pipa, pois a Embasa só libera um caminhão de água por dia e que tem pessoas que não aceita água das represas, sobre a peça admitiu que aconteceu um problema, mas que a prefeitura está ciente e que está atendendo as solicitações na medida do possível.

Outro ponto que preocupa nesta estiagem é o abastecimento de água através da Embasa, o povoado de Santa Luzia, já passa de 100 dias sem água e a única solução é um chafariz, onde a água não é tão saborosa e de vez em quando tem problemas técnicos, recentemente a prefeitura consertou.

O chafariz foi uma ação do então vereador Luciano de Noé lá pelos anos de 2001, através do estado.




Publicidade:

PSF do povoado de Santa Luzia no município de Macajuba promoveu evento Outubro Rosa nesta quinta-feira (25)

(Fotos prepostos da saúde) 


Na manhã desta quinta-feira, 25 de outubro de 2018, a equipe da Unidade Básica de Saúde do Povoado de Santa Luzia que fica a 36 km da sede Macajuba, realizou atividades do Outubro Rosa, teve orientações e palestras sobre o Câncer de Mama, teve a presença de Alan representando o CRAS, também a presença da equipe do NASF e a presença Prefeita Mary Dias prestigiando o evento, que ainda teve sorteios de brindes.


Veja mais fotos do evento:







Publicidade:

Alunos do 6° Ano do JP com o incentivo da professora Jozinete Macêdo promoveram a Campanha Outubro Rosa.

(Fotos e vídeos cedidos pela professora Jozinete)

Os alunos do 6º ano do Colégio Municipal José Pires, fizeram varias atividades do durante esse mês de outubro de 2018, sobre o tema outubro Rosa, as atividades foram lideradas pela professora Jozinete Macêdo.


Nesse mês de outubro nós temos um convite especial para todas as mulheres: vamos conversar sobre saúde, sem pudor e sem medo de nos conhecermos? Afinal, nossa saúde vai muito além das mamas. Pensando nisso, dedicaremos à nossa campanha Outubro Rosa a MulherPorInteiro com um alerta especial para os tumores femininos mais frequentes: mama, ovário e colo de útero.


A informação é o primeiro passo para a prevenção e o diagnóstico precoce. Informe-se e espalhe conhecimento em casa, no trabalho, na escola, entre amigos.


O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre mulheres na faixa dos 19 aos 40 anos. O terceiro mais prevalente é o de colo do útero, ligado à infecção pelo papilomavírus (HPV). O vírus também tem contribuído para o aumento da incidência de casos de câncer de boca.


Difícil de diagnosticar, o câncer de ovário ocorre com maior frequência após os 55 anos de idade. O histórico familiar é considerado um fator de risco importante, por isso é essencial que mães e filhas tenham diálogos francos sobre sua saúde e seus corpos para se informarem e se protegerem.



Evitável e curável, o câncer de colo de útero ainda mata uma mulher a cada 30 minutos no Brasil. Conhecer e falar de forma aberta e sem pudor sobre a saúde de todo o seu corpo é a principal arma de prevenção.


Veja vídeos:





Publicidade:

Publicidade Google