segunda-feira, 11 de março de 2019

Lombada desproporcional da localidade da Vila Santa volta a causar acidente, vítima foi transferida para Salvador



A famosa trincheira, uma lombada desproporcional que não cumpre as regras estabelecidas pela lei de trânsito voltou a causar acidente na tarde desta segunda-feira, 11 de março de 2019, o Jovem Gilmar Alves Macedo, que é natural de Ruy Barbosa, mas atualmente reside em Camaçari foi mais uma vitima perdendo o controle da motocicleta que estava conduzindo ao passar na lombada que fica na Vila Santa estrada de Nova Cruz a Macajuba.

De acordo com informações passadas por sua irmã, Gilmar, foi transferido para cidade de Salvador.

Apesar de ter colocado uma sinalização, o pessoal da prefeitura de Macajuba, continua agindo de forma irresponsável ao manter a lombada fora do tamanho padrão do código Brasileiro de Trânsito.
(Foto: Arquivo Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM)





Saiba como deve ser uma lombada para cumprir o código brasileiro de transito.


Não basta simplesmente juntar o material necessário e construir uma lombada, a implantação da ondulação transversal na via pública dependerá de autorização expressa da autoridade de trânsito (diretor/presidente do órgão de trânsito) com circunscrição sobre a via.



Existem dois tipos de lombadas, o Tipo A e o B. O primeiro pode ser instalado em locais onde há a necessidade de limitar a velocidade máxima para 30 km/h em rodovias de trechos urbanizados, nas vias urbanas coletoras e locais, que são em regra, de baixo movimento. O segundo tipo pode ser instalado em via urbana local, cuja intenção seja reduzir a velocidade para 20 km/h, desde que não circulem linhas regulares de transporte coletivo de passageiros.



Se a lombada for implantada próxima a um cruzamento, deve ser respeitada uma distância mínima de 15 metros do alinhamento do meio-fio ou da linha de bordo da via transversal. A lombada do Tipo A deve ter de 8 a 10 cm de altura e 3,70 m de comprimento, enquanto a do Tipo B deve ter de 6 a 8 cm de altura e 1,5 m de comprimento. Em ambos os casos a largura é igual à da pista.



Além disso, existe a obrigatoriedade da sinalização, ou seja, deve haver no local as placas de Velocidade Máxima Permitida, duas de Saliência ou Lombada, sendo uma antes da ondulação transversal e outra com seta de posição junto à ondulação, que deverá ser pintada totalmente ou com faixas intercaladas na cor amarela.



É terminantemente proibida a utilização de tachas, tachões e dispositivos similares aplicados transversalmente à via pública. São aqueles famosos “tijolinhos” amarelos que por vezes são utilizados em substituição à lombada.



Depois de um ano da implantação da ondulação transversal a autoridade com circunscrição sobre a via deve avaliar o seu desempenho por meio de estudo de engenharia de tráfego, devendo estudar outra solução de engenharia quando não for verificada a sua eficácia.



Percebam a complexidade para se instalar algo relativamente simples na via, que tem por objetivo a redução de acidentes. Como disse no início do texto, o problema é a forma como a lombada é construída, tornando-se muitas vezes um verdadeiro obstáculo a se transpor.



Há casos em que populares constroem a lombada e pela falta dos requisitos técnicos e da devida sinalização podem ocorrer acidentes e obviamente aqueles que a colocaram indevidamente o obstáculo serão responsabilizados. Da mesma forma acontece com alguns órgãos de trânsito que respondem objetivamente por eventuais danos causados aos cidadãos (art. 1º, § 3º, do CTB), bem como secretarias municipais de obras ou de infraestrutura que no ímpeto de ajudar a evitar acidentes implantando uma lombada acabam construindo um “quebra molas” que no fim das contas vai acabar quebrando alguns ossos.





GLEYDSON MENDES - Acadêmico de Direito, Professor de Legislação de Trânsito do LM Cursos e da Personal Drivers, autor do livro “Noções Básicas de Legislação de Trânsito”, criador e colaborador da página Sala de Trânsito.






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Baiano de Redenção está desaparecido há 12 anos


Os pais Lita Francisca dos Reis e Valter Gonçalves de Souza e toda a família estão procurando Valternei Gonsalves dos Santos, que foi visto há 12 anos atrás, ele teria ido trabalhar em Goiás e a última informação que estaria na cidade de Brasilândia.





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Senador Otto Alencar cobra do Governador Rui Costa investimentos para o abastecimento de água na Chapada Diamantina



Durante inauguração do Colégio Estadual Delzair Nascimento Galvão, no município de Lajedinho, nesta sexta-feira dia 08 de Março,  o Senador Otto Alencar cobrou do Governador Rui Costa investimentos para melhorar o abastecimento de água na região da Chapada Diamantina. 

Durante discurso citou exemplos como o próprio município de Lajedinho e Ruy Barbosa e Macajuba que sofrem com a dificuldade de abastecimento realizado pela Embasa.

O SIAA de Itaberaba encontra-se em final de plano. A Estação de Tratamento já opera em seu limite e há várias demandas de melhorias, inclusive na rede de distribuição. A necessidade de investimento para ampliação total do sistema é da ordem de R$ 143.000.000,00 (Cento e quarenta e três milhões). A Embasa já possui projeto elaborado e desde 2013 está buscando captar recursos para a realização da obra.

Tendo em vista a necessidade urgente de intervenção a Embasa fez um recorte do projeto original e, atualmente, está executando obra de ampliação do SIAA de Itaberaba no valor de R$ 8.000.000,00 (Oito milhões) que permitirá o aumento da oferta de água em 35% que será destinado a melhorar o abastecimento das cidades de Ruy Barbosa, Macajuba e Baixa Grande.

As intervenções estão em andamento e a obra tem prazo de finalização para agosto de 2019.

As equipes técnicas da Embasa estão atuando com todos os esforços, infraestrutura e recursos necessários para finalizar os serviços de manutenção com dentro do prazo estabelecido.


Fonte: Ruy Barbosa Notícias

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Cadelinha teve perna machucada no Povoado de Santa Clara e precisa de ajuda




Amigos,

Gostaria de pedir ajuda a todos!

Inúmeros cães em péssimas condições são encontrados diariamente nas ruas, muitos são maltratados, abandonados e mortos por falta de cuidado.

Adotamos uma cachorrinha e a nomeamos de Kiara, nesses últimos dias aconteceu uma coisa muito triste, ela conseguiu sair pelo portão e quando voltou estava muito machucada, percebemos que a sua perna esquerda estava quebrada, no local formou-se um abcesso e estourou, infelizmente, devido a sua condição ela deverá passar por uma cirurgia e não temos condições, assim dependemos da boa vontade e doação de cada pessoa que sentir o desejo de ajudar .

Qualquer valor, 5, 10, 15 o que for de coração é bem-vindo.





Conta 013 000005358-0 Agência 0949 Caixa Titular: Idalina Silva dos Santos


Pode nos procurar instagram: @karolfernandes1216 whatsapp: (75)9.9906 8327.

(Foto da Cadelinha)


Veja o vídeo:


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