sexta-feira, 17 de maio de 2019

Adquira já seu abadá do Bloco Os Pivetys no São João 2019 de Macajuba

Cada abadá custará R$ 17,00. Interessados devem solicitar o pedido aos responsáveis pelo bloco, os contados estarão disponibilizados abaixo. Nem 74 99924 – 6888 Léo 74 99904 - 4741 



Publicidade

Como cuidar da saúde bucal das crianças, oferecimento Clionm Clinica Odontológica de Macajuba, se liga na agenda

© iStock Como cuidar da saúde bucal das crianças

Dr Alexandre vai atender sábado dia 18/ pela manhã.
Segunda 19/ o dia todo.
Terça 20  o dia todo.
Agende sua consulta .

O seu sorriso em boas mãos temos prótese dentaria, obturação, restauração, limpeza, aparelho ortodôntico.

Fones: Número de celular, com WhatsApp. 074 99956_1978 Fixo: (74) 3259 2179 , fale com a funcionaria Sarah.

Rua Dr José Marcelino de Souza nº 114 Macajuba Bahia.


Dica da semana:

Engana-se quem pensa que a higiene oral das crianças deve começar a ser realizada somente após o surgimento do primeiro dentinho. Para preservar a saúde da região, os pais precisam cuidar dela assim que o bebê nasce. Isso mesmo! Até os seis meses de vida, fase em que o pequeno só mama, massagear as gengivas com suavidade usando uma gaze ou fralda de tecido umedecida em água filtrada já é suficiente – afinal, o leite materno protege contra as bactérias que atuam na boca. O ritual, que deve ocorrer após as mamadas, também pode ser feito com uma dedeira, mas é preciso esterilizá-la antes da utilização.

Quando os primeiros dentes saírem, o que geralmente acontece entre o sexto e o nono mês, é hora de iniciar a escovação depois das refeições e à noite. Para isso, compre uma escova de cabeça pequena, com cerdas planas e macias, e use o equivalente a meio grão de lentilha de uma pasta dental sem flúor nos bebês com até oito dentes da frente. Quando os do fundo despontarem, dobre a quantidade. A partir dessa etapa também é importante planejar uma consulta com um odontopediatra, para que o profissional avalie se há algum problema na boca do pequeno. As visitas ao especialista devem acontecer a cada seis meses até os 12 anos, idade em que a criança já pode frequentar o mesmo dentista dos pais dela.



Kit básico

À medida que os dentes forem nascendo um do lado do outro, o fio dental pode ser introduzido na rotina de higiene diária. Assim, além de remover os vestígios de comida que se alojam nos cantinhos escondidos da boca, o que previne as cáries, o pequeno aprende desde cedo a importância de usar o produto.

Com relação à escova, o ideal é ir adaptando o modelo à faixa etária da criança (para saber se está fazendo a escolha certa, basta conferir a indicação na embalagem). Os acessórios infantis, que possuem cerdas macias, também devem ser trocados sempre que apresentarem sinais de desgaste.

Outro item que merece atenção: o creme dental. É preciso utilizar uma pasta específica para crianças, pois esse tipo de produto tem a concentração correta de flúor e o sabor adaptado para elas. Assim que o pequeno aprender a cuspir, geralmente entre os dois e os três anos, a porção ideal será do tamanho de um grão de ervilha. Após os cinco anos, a quantidade de creme dental deve aumentar gradualmente. Os enxaguantes bucais são bem-vindos só depois dos seis anos e, a partir dos oito, a criança pode escovar os dentes sozinha, desde que já tenha sido bem orientada pelos pais nesse sentido. Aliás, vale ressaltar aqui a importância do bom exemplo – se os adultos se preocupam com a higiene oral, os pequenos tendem a seguir o mesmo caminho.

O jeito certo de escovar

Uma escovação impecável não tem muito segredo. O primeiro passo é posicionar a escova paralelamente à linha da gengiva e, com movimentos suaves e circulares, limpar grupos de quatro dentes por cerca de dez segundos. Depois a limpeza deve ser realizada da gengiva em direção à ponta dos dentes, tanto na face externa quanto na interna. Em seguida é hora de escovar os dentes do fundo com movimentos de vaivém. Por último, deslize a escova nas bochechas e na língua, região que acumula muitas bactérias.



Fonte: Este conteúdo é de propriedade intelectual do MSN/Yahoo/Oath e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.



Publicidade

Confira as ganhadoras dos brindes do dia das mães no Mini Preço Supermercado


A direção do Mini Preço Supermercado em Macajuba, informou ao Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) quem foi as ganhadoras do dia das mães.

Liziara região do Jundiá zona rural de Macajuba 

Maria Anilda também da região do Jundiá



Tudo em gêneros alimentícios, materiais de higiene, limpeza e utilidade domesticas.

Cliente que preza pelo bem-estar da sua família faz compra mais no Mini Preço Super Mercado, porque respeita o consumidor oferecendo produtos e serviços de qualidade, além de ambiente agradável, atendimento personalizado, estamos a sua disposição de segunda a sábado das 8:00 as 19:00 horas na Rua Coronel João Eduardo de Macêdo em Frente a Praça de Eventos (Centro)



Fones: (074) 9 9947-3357 ou (74)3259-22-94, Macajuba-Bahia.

Publicidade

Vereador se irrita ao ser acusado por colegas sobre induzir morte de ex-prefeito e sessão volta a ser vergonhosa




A sessão da Câmara de Vereadores de Macajuba continua sem ética e vergonhosa, mesmo com a repercussão das sessões anteriores que foram negativas, a sessão desta quinta-feira, 16 de maio de 2019 não foi diferente.

O lado negativo foi alguns desequilíbrios envolvendo os vereadores Allison Santana (MDB), Adenor Brandão-Toi-(MDB) e Everaldo Macedo (PT), algumas acusações que foge da imunidade da Casa Legislativa aconteceu, onde Allison e Toi chegou a insinuar que Everaldo esteve induzindo a morte do ex-prefeito Fernão, irritado o vereador Everaldo interrompeu a fala do presidente Toi e o finalzinho da sessão foi vergonhoso novamente com bate boca.

A fala dos vereadores foram a seguintes:

Neto Macedo (PSB) - O edil fez elogios ao Presidente da Câmara Adenor Brandão, por disponibilizar o carro da Câmara para o povo e usa o veículo mais velho. Parabenizou o Sec. De Saúde Martonio, pela compra do aparelho de Ultrassonografia, que foi mostrado aqui no Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) e finalizou falando sobre a Gestão do Presidente Bolsonaro, com criticas a Reforma da Previdência e o possível corte do Bolsa Família.







Hugo Macedo (PSD) - O edil de oposição iniciou falando com críticas a Gestão do Presidente Bolsonaro. Continuou falando sobre a Agrovila, teceu críticas à saúde.



Vanda Suzart (MDB) - A Vereadora rebateu algumas criticas de seus colegas Isack e Everaldo e tentou justificar sobre as casas de Malhada Nova, finalizou dizendo que não participa de protestos, justificando a critica que foi feita a ela.





Everaldo Macedo (PT)
- o edil de oposição parabenizou o protesto e falou sobre a reforma da previdência e continuou tecendo as críticas, a atual gestão.




Ivanberg Pamponet (MDB)- O Vereador endossou a fala do Vereador Neto Macedo e ressaltou que a atitude do carro vem de várias presidências e ainda relembrou que o Vereador Everaldo denunciou o Vereador Ivan pela atitude de ter o carro para utilização do povo.





Alisson Santana (MDB) - O Vereador justificou sobre a cobrança do vereador Hugo, em relação ao terreno da agrovila, mais uma vez o Allison levou para o lado emocional e disse que o grupo de oposição é capaz de matar.




Isack Soares (PSD)
- o edil de oposição teceu comentário sobre a reforma da previdência e disse que fala pouco, mas fala a verdade e rebateu a fala da vereadora Vanda, sobre a justificativa das casas de Malhada Nova.



Adenor Brandão- Toi (MDB)- O Presidente da Câmara, parabenizou a Prefeita Mary por estar ajudando os pequenos produtores rurais e também saiu dos trilhos das ideias e chegou acusar Everaldo Macedo de induzir a morte do ex-prefeito Fernão, Everaldo perdeu o controle e Toi foi várias vezes interrompido pelo edil, no final da sessão novamente teve bate boca.



Confira o vídeo:





Publicidade

Publicidade Google