quarta-feira, 5 de junho de 2019

Após denúncia, polícia prende suspeito de trafico de drogas em bairro nobre de Macajuba

Durante patrulhamento no município de Macajuba, ação da Rondesp Chapada, unidade pertencente ao Comando de Policiamento da Região da Chapada, resulta na prisão em flagrante de uma pessoas por envolvimento em ocorrência de tráfico de drogas e posse de armas de fogo, no loteamento Milton Cardoso, na manhã desta terça-feira (04).

A guarnição recebeu denúncia de tráfico de drogas e ao chegar no local, dois indivíduos foram vistos pulando muros, sendo que um desses foi alcançado e detido pela guarnição. 

Das buscas na residência do suspeito resultou a apreensão de 12 unidades de maconha, 2 espingardas de fabricação caseira e R$ 240,00. O detido foi apresentado na sede da  12º (Coordenadoria de Polícia Civil do Interior) COORPIN em Itaberaba.


Fonte: Polícia


Publicidade

5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente, Colégio Estadual de Macajuba realizou atividades sobre o tema



Por: Tainá Souza
Em 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e em busca da conscientização e compromisso com as questões ambientais os professores e a coordenação do CECC organizaram uma aula coletiva sobre o Meio Ambiente e os reflexos dos cuidados ambientais em nossa saúde, economia e bem estar social. Tiveram como convidado o profissional Danilo da Secretaria de Saúde e o professor geográfico Eliel Gomes.












Vídeos


Publicidade


SICOOB Sertão fecha convênio com a Prefeitura de Macajuba





Funcionários públicos efetivos do município de Macajuba, podem a partir de agora, contratar operações de crédito consignado no SICOOB com a menor taxa de juros e condições exclusivas. O convênio celebrado com a Prefeitura, garante também a compra da dívida em outras instituições financeiras para quem já possui empréstimos descontados no salário. 


Para simulação e contratação do empréstimo, basta o servidor ir ao ponto de atendimento da cooperativa em Ruy Barbosa, com documentos pessoais e contracheque atualizado ou ligar nos telefones (75) 3252-2206 ou (75) 98119-9156.


"Essa é uma grande oportunidade, para servidores municipais aderirem ao crédito como um investimento e assim realizarem seus sonhos. No SICOOB, além de prestar um atendimento financeiro, nós nos preocupamos com o desenvolvimento econômico e social tanto do associado, quanto da comunidade que ele está inserida... Não seria diferente com o município de Macajuba, o qual temos bastantes associados que diariamente já transacionam conosco". Declara o gerente do PA, Roniele Brito.


SICOOB está localizado a Praça Adalberto Ribeiro Sampaio, no centro de Ruy Barbosa.



Publicidade


Regras de trânsito: veja o que o projeto de lei de Bolsonaro quer alterar

O presidente Jair Bolsonaro entregou à Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (4), um projeto de lei que altera trechos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O texto ainda será discutido pela Câmara e pelo Senado. Veja os principais pontos da proposta e o que diz a lei em vigor:

Suspensão do direito de dirigir

O QUE DIZ O PROJETO: A suspensão ocorre quando o condutor atinge 40 pontos em 12 meses ou por transgressões específicas.

O QUE DIZ A LEI: a suspensão ocorre quando o condutor atinge 20 pontos em 12 meses ou por transgressões específicas.

Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

O QUE DIZ O PROJETO: que o exame de aptidão física e mental será renovável a cada 10 anos. No caso dos idosos, acima de 65 anos, a renovação será a cada 5 anos. As carteiras expedidas antes da da data de entrada em vigor da lei ficariam, automaticamente, com o prazo de validade prorrogado.

O QUE DIZ A LEI: O artigo 147 do CTB diz que o exame é renovável a cada 5 anos ou, no caso de idosos acima de 65 anos, a cada 3 anos

Transporte de crianças


O QUE DIZ O PROJETO: Inclui no CTB normas do Contran sobre o transporte de crianças: até 7 anos e meio, elas devem ser transportadas nos bancos traseiros e com cadeirinha adaptada ao tamanho e peso. Crianças entre 7 anos e meio e 10 anos “serão transportadas nos bancos traseiros e utilizarão cinto de segurança”.

A principal mudança é na punição para o transporte irregular de crianças. Segundo o projeto, "a violação do disposto no art. 64 será punida apenas com advertência por escrito.”

Isso quer dizer que a advertência poderá substituir a multa e a medida administrativa (retenção do veículo) aplicadas até então.

O QUE DIZ A LEI: O CTB diz que as crianças com idade inferior a 10 anos devem ser transportadas nos bancos traseiros. Uma resolução do Contran, de 2008, trata das regras para isso, como o uso de cadeirinhas ou assento de elevação para crianças de até 7 anos e meio. Entre sete anos e meio e 10 anos, a criança deve usar o cinto de segurança. O artigo 168 do CTB diz que a infração é gravíssima e há multa R$ 293,47, além de retenção do veículo até a regularização da situação.

Luz diurna



O QUE DIZ O PROJETO: O texto diz que o condutor deverá manter a luz baixa acesa à noite e “mesmo durante o dia, em túneis e sob chuva, neblina ou cerração”. Outro trecho do projeto diz que “os veículos que não dispuserem de luzes de rodagem diurna manterão acesos os faróis dos veículos, mesmo durante o dia, nas rodovias de pista simples.”

O projeto afirma ainda que a infração para quem não acender a luz é do tipo leve (3 pontos). No entanto, não haverá multa, apenas "no caso de o proprietário ser pessoa jurídica e não haver identificação do condutor".

Ou seja, a multa se aplica pela não identificação do condutor, e não pela infração em si.

O QUE DIZ A LEI: Uma norma de 2016 diz que o condutor é obrigado a manter o farol baixo aceso de noite e dia “nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias”. Hoje a infração é média e dá até 4 pontos na carteira.

Exame toxicológico

O QUE DIZ O PROJETO: elimina o art. 148-A do CTB, que diz que os "condutores das categorias C, D e E deverão submeter-se a exames toxicológicos para a habilitação e renovação da Carteira Nacional de Habilitação".

O QUE DIZ A LEI: o CTB prevê exames para verificar o consumo de substâncias psicoativas que, comprovadamente, comprometam a capacidade de direção. Os condutores das categorias C, D e E, como caminhoneiros, motoristas de van e ônibus, com CNH com validade de 5 anos devem fazer o exame no prazo de 2 anos e 6 meses.

Os condutores idosos dessa categoria devem fazer o exame de 1 a 6 meses. A reprovação no exame previsto tem como consequência a suspensão do direito de dirigir pelo período de 3 meses.

Bicicletas motorizadas



O QUE DIZ O PROJETO: O Contran deverá especificar quais são as bicicletas motorizadas e quais veículos equivalentes não são sujeitos ao registro, ao licenciamento e ao emplacamento para circulação nas vias.

O QUE DIZ A LEI: A norma atual fala de forma genérica sobre "veículo elétrico" ao citar normas para veículo automotor, mas não cita as "bicicletas motorizadas" de forma explícita.

Documentos digitais

O QUE DIZ O PROJETO: Dá ao Denatran a competência de expedir documentos digitais, como CNH e licenciamento.

O QUE DIZ A LEI: O CTB delega aos Detrans estaduais e do DF o direito de expedir documentos digitais.

Multa mais branda para motociclista

O QUE DIZ O PROJETO: O texto abranda multas para infrações cometidas por motociclistas, como transportar mercadorias em desacordo com as normas – passa de grave para média.

A multa para para quem usar capacete sem viseira ou óculos de proteção também passa de gravíssima para média, sem suspensão do direito de dirigir.

O QUE DIZ A LEI: O artigo do CTB sobre regras para motociclistas não tem um inciso específico sobre uso de capacete sem viseira. O texto obriga o uso de capacetes sempre com viseira ou óculos de proteção. A multa é gravíssima e há suspensão do direito de dirigir.

Curso de reciclagem

O QUE DIZ O PROJETO: O projeto diz que o "condutor que exerce atividade remunerada em veículo habilitado na categoria C, D ou E poderá optar por participar de curso preventivo de reciclagem sempre que, no período de um ano, atingir 30 trinta pontos".

O QUE DIZ A LEI: O CTB diz que o "condutor que exerce atividade remunerada em veículo, habilitado na categoria C, D ou E, poderá optar por participar de curso preventivo de reciclagem sempre que, no período de 1 (um) ano, atingir 14 (quatorze) pontos". O motorista que faz o curso consegue a eliminação dos pontos.

Registro de veículo barrado por defeito de fabricação não corrigido

O QUE DIZ O PROJETO: O texto acrescenta, no artigo 128 do CTB, uma condição que impede a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo: os casos em que o motorista atendeu um recall e não consertou um defeito de fábrica ou trocou o veículo.

O QUE DIZ A LEI: O CTB impede a expedição do novo certificado enquanto houver débitos ficais e de multas de trânsito e ambientais vinculadas ao veículo. O texto não faz menção a casos de recalls não atendidos

Competência do Contran

O QUE DIZ O PROJETO: Amplia uma competência do órgão: estabelecer e normatizar os procedimentos para o enquadramento das condutas referidas neste Código, a fiscalização e a aplicação das medidas administrativas e penalidades por infrações, a arrecadação das multas aplicadas e o repasse dos valores arrecadados.

O QUE DIZ A LEI ATUAL: O CTB diz que uma das competências do Contran é estabelecer e normatizar os procedimentos para a aplicação das multas por infrações, a arrecadação e o repasse dos valores arrecadados.

Câmaras temáticas

O QUE DIZ O PROJETO: Muda a forma de escolha dos membros das Câmaras Temáticas, órgãos técnicos vinculados ao Contran, como a Câmara de Educação para o Trânsito e a de Formação e Habilitação de Condutores. Diz o projeto: “A coordenação das Câmaras Temáticas será exercida por representantes do órgão máximo executivo de trânsito da União ou dos Ministérios representados no Contran, conforme definido no ato de criação de cada câmara temática”.

O QUE DIZ A LEI: O CTB diz que os coordenadores das Câmaras Temáticas são eleitos pelos respectivos membros.

Ciclomotor

O QUE DIZ O PROJETO: muda trecho do anexo I do CTB que define o que é CICLOMOTOR - "veículo de duas ou três rodas, provido de motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a 50 cm³ (3,05 polegadas cúbicas), ou de motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 quilowatts, e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a 50 km/h".

O QUE DIZ A LEI: O anexo do CTB diz o seguinte: "CICLOMOTOR - veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a 50 cm³ (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a 50 km/h."



Publicidade


Caso Neymar: o que se sabe até agora sobre a acusação de estupro

Na sexta feira (31/05) uma brasileira registra um Boletim de Ocorrência na 6ª Delegacia de Defesa da Mulher de São Paulo acusando Neymar de estupro. Segundo a versão da vítima descrita no BO, eles teriam se conhecido através do Instagram, trocaram mensagens por aplicativo e Neymar a convidou para uma visita em Paris, onde ele joga, oferecendo passagens e hospedagem. Ela conta que um assessor do jogador, chamado Gallo, resolveu os detalhes da viagem até ela chegar na cidade, no dia 15 de maio, e se hospedar no Hotel Sofitel Paris Arc Du Triomphe. Neymar teria chegado ao hotel de noite, “aparentemente embriagado” e, segundo relato da mulher, ambos teriam conversado e trocado carícias, mas o jogador ficou agressivo e praticou relação sexual contra a vontade dela. A brasileira voltou ao Brasil dois dias depois e não denunciou imediatamente porque estava “abalada emocionalmente e com medo de registrar os fatos em outro país”, explicou
Já no sábado, dia 1 de junho, O BO chega a conhecimento público através de matéria no Portal UOL, revelando o conteúdo da denúncia. No mesmo dia, em entrevista ao programa do Datena, na Band, Neymar da Silva Santos, pai de Neymar, confirmou que o filho se encontrou com a mulher, mas que a relação entre os dois foi consentida. Falou também que esperava o BO, uma vez que Neymar teria terminado a relação com a mulher e sofrido uma tentativa de extorsão relacionada com o caso. 

                   

Na noite deste mesmo sábado, Neymar utilizou o IGTV (recurso do Instagram), para subir um vídeo se defendendo da acusação de estupro. Nele, se diz vítima “uma armadilha”, alega que quem o conhece sabe que jamais faria “uma coisa desse tipo” e avisa que vai expor toda a conversa que teve com a mulher através do WhatsApp para que o público possa ver tudo que aconteceu. Após o fim do seu pronunciamento, o vídeo segue com imagens da conversa que o jogador teve com a mulher pelo aplicativo, desde antes de ela deixar o Brasil. A conversa traz, entre conteúdos de conotação sexual, fotos íntimas enviadas por ela ao jogador e mensagens que, para Neymar, defendem a versão de que a relação foi consentida. As mensagens divulgadas param em 16 de maio, dia seguinte ao encontro, quando ela reclamava que estava à espera de Neymar. “Você não vem e tá dando mancada me deixando esperando”, dizia a última mensagem mostrada pelo jogador no vídeo.

                     

No domingo, dia 02 de junho pela manhã, a Polícia Civil do Rio de Janeiro enviou uma viatura à Granja Comary. O delegado da 110ª DP de Teresópolis, Rio de Janeiro, Bruno Gilaberte e um inspetor de polícia se encontraram com a administração da concentração da seleção, que confirmou a ausência do jogador, que estava de folga; ele chegaria horas depois de helicóptero.
Procuravam o jogador para que prestasse esclarecimentos sobre a divulgação do conteúdo e das imagens divulgadas. Eles investigam se o fato pode ter violado o artigo 218 do Código Penal, que criminaliza a divulgação de imagens que façam apologia a sexo, nudez ou pornografia sem o consentimento da vítima.

Na madrugada de segunda-feira(03/06), o Instagram retirou do ar o vídeo em que Neymar expôs a conversa com a mulher. Segundo a rede social, “o conteúdo foi removido por violar as diretrizes da comunidade do Instagram”, referindo-se às fotos expostas na conversa.
Na manhã do mesmo dia, Neymar pai volta à Band, no programa Aqui na Band, para defender seu filho. Afirma que o jogador divulgou as conversas e as fotos porque não tinha escolha. Ainda no programa, o pai do jogador revelou que houve um segundo encontro entre Neymar e a mulher no hotel em Paris. “Ela queria de qualquer jeito que ele fosse ao hotel de novo. Ele foi e ficou 10 minutos no segundo dia, quando viu o celular em pé na parede. Percebeu que estava filmando. Ela agride ele, ele se joga para a cama e tenta acalmar ela. Ele acalma ela, sai do hotel e emite a passagem do retorno. O Neymar também tentou filmar e gravar a conversa, mas ele erra tudo. Não consegue. Ali viu que podia ser uma armadilha. Depois desse segundo encontro eles não se falam mais, e ela mandou mensagens ameaçadoras depois”. O pai afirma saber que a mulher tem imagens: "ela mandou coisas para o Neymar dizendo que tem o vídeo. Seria importante ela soltar".



No fim da manhã do mesmo 3 de junho, o treinador da seleção brasileira Tite concedeu entrevista coletiva com o coordenador Edu Gaspar e o auxiliar Cleber Xavier. A grande maioria das perguntas se referia ao caso de Neymar. Tite afirmou que não vai julgar o atleta, com quem tem há três anos “uma relação transparente, verdadeira e leal”, mas ressaltou que ele é “tecnicamente imprescindível” e que “a seleção está acima de todos nós”. Edu Gaspar revelou que foi atrás de uma assessoria jurídica para auxiliar a CBF e o jogador.


                   

Enquanto Tite dava entrevista coletiva, policiais da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) foram à Granja Comary para entregar uma intimação para que Neymar preste depoimento na sexta-feira (7 de junho) sobre a divulgação de fotos íntimas da mulher na internet.

Na noite de terça feira (04) a seleção viajou para Brasília, no jogo contra o Catar, Neymar deverá ser titular, depois o time segue para Porto Alegre, sem passar pelo Rio de Janeiro e São Paulo (cidades nas quais o jogador é investigado pelos crimes) para disputar o último amistoso antes da Copa América no dia 09/06 contra Honduras. No entanto, Neymar deveria se apresentar na sexta feira (07/06) no Rio para prestar depoimento à DRCI.


Fonte: El País 

Publicidade


Publicidade Google