segunda-feira, 29 de julho de 2019

Obras de pavimentação de Loteamento em Macajuba já iniciaram e tem valor estimado em mais de 300 mil reais e foi emenda de ex-deputado


Na tarde desta segunda-feira,29 de julho de 2019, a reportagem do Deixa Comigo Macajuba esteve visitando e fotografando as obras de pavimentação em uma das Ruas do Loteamento João Borges 2.




Pela manhã um internauta havia mandado uma mensagem para nossa redação questionando que as maquinas da prefeitura estaria na obra, já que é uma empresa que está fazendo o serviço.



Segundo informações a máquina foi apenas resolver uma questão de esgoto, vale lembrar que esta questão de maquina da prefeitura em obras que empresas ganha pode variar de acordo com contrato e os vereadores é quem devem ficarem atentos e acompanhar as obras.



A empresa KIM Sampaio Silva foi a vencedora para fazer o serviço de pavimentação e drenagem superficial nas Ruas B, C e D do Loteamento João Borges 2. O valor do convênio é de R$ 306.418,18 (trezentos e seis mil, quatrocentos e dezoito reais e dezoito centavos).



O recurso foi uma emenda do então Deputado Lucio Vieira Lima. 


No dia 29 de novembro de 2018 a homologação da licitação para a realização das obras de pavimentação foi publicada no Diário Oficial da prefeitura de Macajuba e mostrada aqui no Deixa Comigo Macajuba, mas a prefeitura estava apenas aguardando a liberação do dinheiro pela Caixa Econômica.




Vale lembrar que Lúcio perdeu as eleições, mas a tão sonhada pavimentação já é uma realidade daqueles moradores para tirar o pé da lama.


É importante salientar que os vereadores e a prefeita deveriam renomear melhor os nomes dessas ruas para não ficar como B, C e D, uma coisa fácil de resolver que mudaria junto com a pavimentação a estética dessas localidades, dando assim uma visibilidade melhor.



As melhores matérias estão aqui no Blog Deixa Comigo Macajuba o Blog do Povo Macajubense.






Publicidade

Chuva Delta Aquarídeos terá até 25 meteoros por hora e será observada no Brasil

A Delta Aquarídeos do Sul é uma chuva de meteoros intensa que não oferece riscos; pico ocorre na madrugada desta terça (30) e visualização é favorecida durante a fase da Lua Nova.


A chuva de meteoros Delta Aquarídeos do Sul, que ocorre até o dia 23 de agosto, terá o seu pico na madrugada desta terça-feira (30) e será visível em todo o Brasil. O fenômeno pode ter até 25 meteoros por hora e será melhor observado entre as 2h e as 4h da manhã. A fase da Lua Nova está propícia para a observação a olho nu, porque a luminosidade do astro não deve ofuscar os meteoros, segundo o Instituto Exoss Citizen Science.

A Delta Aquarídeos do Sul é uma chuva de meteoros intensa que acontece periodicamente e é melhor observada no Hemisfério Sul. O fenômeno não traz riscos. 
Os observadores poderão ver no céu os meteoros que, ao romper a atmosfera, provocam um brilho intenso, o que pode parecer com uma "bola de fogo". Além disso, pode ser possível observar ainda os rastros deixados pelos meteoros, que são conhecidos como "estrelas cadentes" e formam traços rápidos e luminosos no céu. 
Meteoros são fragmentos de cometas e asteroides que, ao mergulharem na atmosfera, esquentam tanto que acabam ficando incandescentes.

Durante a chuva de meteoros Delta Aquarídeos do Sul, a Terra atravessa uma nuvem de detritos e fragmentos que atingem a atmosfera em alta velocidade, chegando a até 41 quilômetros por segundo.

A nuvem de detritos que interage com a atmosfera terrestre para provocar este fenômeno é originária do cometa 96P/Machholz. Trata-se de um cometa que orbita o Sol a cada cinco anos. Seu núcleo tem cerca de 6,4 quilômetros de diâmetro, pouco mais da metade do tamanho do meteoro que teria atingido a Terra e acabado com os dinossauros.

O Instituto Exoss Citizen Science é uma organização sem fins lucrativos que busca estudar meteoros e bólidos, suas origens e características. Participam astrônomos e amadores das observações do grupo. Entre os parceiros estão a Sociedade Americana de Meteoros e a Organização Internacional de Meteoros.

O que são chuvas de meteoros

Se você for para um lugar bem escuro e prestar atenção no céu durante algum tempo, vai ver de vez em quando um traço brilhante bem rápido. Os traços são as famosas "estrelas cadentes", que de estrela não têm nada. Os rastros são partículas de poeira, ou pequenas rochas que são capturadas pela gravidade da Terra e, ao mergulharem na atmosfera, se esquentam tanto que acabam ficando incandescentes.

Na grande maioria das vezes, o aquecimento é tamanho que a partícula acaba evaporando. Dependendo das condições do céu, é até possível ver o rastro de fumaça.
Algumas vezes um objeto não tão pequeno entra na atmosfera produzindo um clarão intenso e, por este motivo, é chamado de "bola de fogo".

Esses são os meteoros. Se por acaso um deles sobreviver ao aquecimento na atmosfera e chegar ao solo, ele recebe o nome de meteorito.

Todos os dias, milhares de toneladas de material são capturados e se queimam na atmosfera, alguns sobrevivem e atingem o solo, mas a ideia é que são eventos aleatórios. De vez em quando, dá para perceber que há mais eventos desses acontecendo. Uma observação cuidadosa vai mostrar que os meteoros parecem todos surgir de um mesmo ponto no céu. Essas são as chuvas de meteoros.

Como observar meteoros 


  • Para observar uma chuva de meteoros você precisa ir para um local escuro, mas sobretudo seguro!
  • A maioria dos meteoros é muito fraca para se ver em cidades, apenas alguns poucos são brilhantes;
  • Como você precisa olhar para o céu o tempo todo, é bom fazê-lo deitado ou com uma daquelas cadeiras de praia para evitar um torcicolo;
  • Olhe para a direção nordeste – apesar de os meteoros cruzarem uma boa parte do céu, olhar para a direção do radiante facilita.





Fonte:G1














Publicidade

Motorista morre prensado por ônibus de dupla sertaneja dentro de garagem em MS

O homem sofreu ferimentos no tórax e chegou a ser reanimado pelo Samu, mas não resistiu. O motorista e o ônibus são de empresa terceirizada que atende a dupla Jads e Jadson. Empresário disse que equipe está abalada e ainda em busca de informações.


Um motorista de 55 anos identificado como Alziro de Oliveira Marquiza morreu por volta das 10h desta segunda-feira (29) prensado por um ônibus dentro de uma garagem na Vila Carvalho em Campo Grande (MS). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, Alziro era motorista de uma empresa terceirizada que presta serviços para a dupla Jads e Jadson.


Segundo o tenente Carlos do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (Bptran) da capital, Alziro e um outro motorista chegaram de viagem e estavam estacionando o ônibus. A vítima ajudava no balizamento quando o ônibus prensou-o contra a parede.

Alziro sofreu ferimentos graves no tórax, os bombeiros foram chamados e chegaram a fazer os primeiros atendimentos. O Serviço Médico de Urgência (Samu) também foi ao local e as equipes tentaram manobras ressuscitação por mais de 40 minutos, mas ele não resistiu.

O motorista que guiava o ônibus passou pelo teste do bafômetro, que deu negativo. O caso será registrado como homicídio culposo (sem intenção de matar) por condução de veiculo automotor. O empresário da dupla Jads e Jadson disse que a equipe está muito abalada com a tragédia e buscando mais informações para que possam pronunciar-se posteriormente.




Fonte: G1



Publicidade

Perigo avista: Após reforma, Centro Cultural de Macajuba está com fiação exposta



Com mais vitalidade o Centro, está reformado e funcionando, com serviços da ação social, isso tem facilitado a vida da população e a revitalização do espaço é digna de elogios.



O que está incomodando e pode ser até perigoso é a fiação elétrica que está exposta, como mostra as imagens, contatamos que tem corrente elétrica o que pode ser perigoso.



Esperamos que o setor responsável da prefeitura tome providência.





Veja as imagens:



Publicidade

O presente do seu paizão está na Center Móveis e Eletros

                
O presente do seu paizão está na Center Móveis e Eletros. Compre com mais facilidade e pague em até 12x no cartão para deixar o paizão felizão!

Vem para a Center Móveis e Eletros, garanta já o seu presente.
Center Móveis e Eletros, a loja que vende mais barato com entrega e montagem grátis em toda região!

Fones: Celular e zap 74 998161465 ou fixo (74) 32592329

Conheça nosso site:


Rua Frederico Costa (Tomba) Macajuba Bahia


Confira as ofertas especiais:



Publicidade

Polícia prende três suspeitos de participar de roubo de ouro no aeroporto em Guarulhos


Policiais civis prenderam neste fim de semana três suspeitos de participação no roubo de 718,9 kg de ouro no terminal de cargas do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Foram detidos o encarregado de despacho do aeroporto, Peterson Pattrício, de 33 anos, que disse à polícia ter sido mantido refém pela quadrilha; e um conhecido dele, chamado Peterson Brasil. A investigação aponta que foi Brasil quem convidou Pattrício a participar do assalto.



Dois homens, que não tiveram os nomes divulgados, também foram detidos. Um deles foi liberado durante a madrugada desta segunda-feira (29) após prestar depoimento na sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), na Zona Norte da capital.

O outro, porém, foi autuado nesta segunda em flagrante por posse de munição de calibre de uso restrito, de acordo com a assessoria de imprensa do Deic. O homem estava com um carregador de fuzil contendo projéteis .556. "Está sendo apurada sua participação no roubo", disse comunicado da polícia.

Investigação

A polícia já investigava a participação de alguém "de dentro" do aeroporto. “A dinâmica do fato nos leva fortemente a crer que existe pessoas que conheciam a rotina de uma área restrita de um aeroporto internacional, de um terminal de cargas de um aeroporto internacional”, disse o delegado João Carlos Miguel Hueb antes da prisão.

Pattrício disse inicialmente à polícia que os criminosos o sequestraram no dia anterior ao assalto, e que mantiveram também sua família refém. Segundo o suspeito, foi assim que a quadrilha teve acesso a informações privilegiadas sobre a rotina no terminal de cargas.

Segundo policiais responsáveis pela investigação, Pattrício confessou que foi cooptado pelos assaltantes.

O ouro roubado é avaliado em cerca de R$ 110 milhões. Câmeras de segurança registraram a ação dentro do terminal.

Em nota, a GRU Airport, concessionária responsável pelo aeroporto, disse que "todas as informações referentes ao episódio ocorrido no último dia 25, no Terminal de Cargas do Aeroporto, estão sendo repassadas à Polícia Civil, que está liderando as investigações".

A companhia acrescenta que "cumpre todas as normas internacionais e práticas de segurança pertinentes à segurança aeroportuária".

Fonte: G1



Publicidade

Sintomas do sarampo: fique atento

De repente dá aquela sensação de cansaço, dor no corpo, febre e depois de uns 2 dias surgem bolinhas vermelhas espalhadas pelo corpo. Será que é sarampo?



Há muitas causas para estas bolinhas vermelhas que “pintam” o corpo das pessoas. Algumas são mais altas e salientes, outras coçam, outras vem junto com pequenas “bolhas” de água. Podem ter muitas origens, dentre as quais se destacam as causas infecciosas e as alérgicas. Muitos vírus podem dar bolinhas vermelhas pelo corpo. Algumas bactérias também. Como saber se é sarampo?

Os primeiros sintomas do sarampo em geral começam com febre, que pode ser alta, dor de cabeça, dores pelo corpo, mal estar e irritação ocular, isto é, os olhos ficam vermelhos e com secreção. Ao exame físico, nesta fase, o médico pode identificar bolinhas brancas na mucosa oral, na parte interior das bochechas. São chamadas Sinal de Koplick e este sinal é bem característico do sarampo.

Na sequência surgem as pintinhas vermelhas, primeiramente no rosto, descendo depois para o tronco e posteriormente para os membros. Com a evolução da doença, muitas destas pintinhas se juntam, isto é, confluem, formando placas vermelhas maiores. Estas pintinhas vermelhas do sarampo não coçam. Depois de uns 5-7 dias os sinais e sintomas vão se atenuando e a pessoa se restabelece.



Vírus resistente

O sarampo tem algumas características importantes. Primeiro, é altamente contagioso. Assim, você pode achar que não entrou em contato com ninguém com sarampo e por isso não vai pegar. Engano. O vírus é tão resistente e contagioso que se uma pessoa infectada tossir no ambiente, este vírus é capaz de permanecer viável no ar por um período de mais ou menos 2 horas, aguardando a próxima “vítima”. O grande problema é que uns 3 dias antes dos sintomas aparecerem a pessoa já está contagiosa. E ninguém sabe, nem a própria. Por isso, o vírus pode facilmente se disseminar neste período.

O sarampo não é uma doença simples. O principal problema são as complicações. Pode evoluir para uma pneumonia grave, que não raro causa insuficiência respiratória que, em muitos casos demanda o uso de aparelhos ventilatórios. Outra complicação grave é o acometimento do sistema nervoso central, que pode levar a um quadro de encefalite com graves sequelas.

Não custa lembrar que o sarampo não tem tratamento específico. A vacina é a melhor e mais segura forma de proteção.

Fonte: Blog da Doutora Ana Escobar/G1

Publicidade

Publicidade Google