quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Assembleia geral realizada pelos estudantes do CECC aconteceu nesta quinta-feira (05)

Nesta Quinta-feira 05 de setembro de 2019, aconteceu uma Assembléia Geral, realizada na Casa Legislativa de Macajuba pelos estudantes do Colégio Estadual Carlito de Carvalho. A Assembléia foi presidida por Osvaldo Thierry, Vice-Presidente da Associação Baiana Estudantil Secundaristas (ABES) e representante da UBES. Contaram também com a presença de alguns gremistas de Ruy Barbosa, professores, pais, Conselho Tutelar, dentre outros. Foi abordado na assembléia os seguintes temas: Grêmio Estudantil  (importância, leis e processos eleitorais);  Gestão e alunos (convívio, transparência, direitos e deveres).
Também foi aprovado um modelo de estatuto, para o possível Grêmio do colégio, com toda a reunião lavrada em ATA.
Apesar de se fazer presente um pequeno número de pessoas, a assembléia foi muito importante e produtiva.






















Publicidade

Polícia Militar de Macajuba auxilia estudantes para desfile cívico que será realizado nesta sexta-feira (06)


A Polícia Militar em parceria com a Educação. A polícia Militar representadas por integrantes do Pelotão da cidade de Macajuba, nas pessoas do Cabo PM Tenório e Soldado PM Gomes, atendendo ao pedido da diretora da Escola Municipal José Sampaio do Lago, a Sra. Rosane, num trabalho voluntário, se disponibilizaram no tocante a passar algumas orientações e instruções de ordem unida para os alunos que irão participar do desfile cívico no dia 6 de Setembro de 2019, orientações essas que tem como cunho, ajudar no melhor desempenho destes alunos na marcha, ensinar uma forma alternativa de organização dos grupos e posicionamento para o desfile. Polícia militar Educação de mãos dadas, juntos para uma Macajuba melhor.

Veja o vídeo:



Fonte: Polícia Militar de Macajuba.


Publicidade

Prefeita de Macajuba antecipa desfile cívico e assunto vira gozação e “memes” nas redes sociais, “Isso pode Arnaldo? ”



Desde que se espalhou a notícia de que a prefeita de Macajuba Mary Dias, juntamente com a Secretaria de Educação sobre a mudança do desfile cívico do sábado, 07 de setembro de 2019, para sexta-feira (06), o assunto virou repercussão nas Ruas, chegando até virar “memes” nas redes sociais, memes são imagens, vídeos ou gifs de conteúdo engraçado, e que acabam se espalhando na internet por meio das redes sociais.

Muitas dúvidas, críticas e gozações, já que o 07 de setembro é um feriado nacional.

Surgiram algumas informações que seria uma represália a categoria da educação, já outra informação era que a banda fanfarra do município estaria em outra cidade no sábado (07)

A prefeitura divulgou uma nota convidando a população, dizendo:

Esse ano, a mudança da data tem o objetivo de uma nova experiência - já adotada por outros municípios - com intuito de agregar ao desfile mais participação das escolas e comunidade. Contornando ainda, a reivindicação da classe dos professores sobre folga dobrada, devido feriado nacional.

O desfile está previsto para iniciar as 8 horas da manhã, com saída do Colégio Municipal José Pires. A execução do Hino Nacional e hasteamento da bandeira serão feitas em frente à Prefeitura Municipal. As apresentações serão realizadas nas praças de eventos a partir das 10 horas, com a participação da Escola Municipal Padre Berneando, Escolas do Campo, Escola Municipal José Sampaio do Lago, Colégio Municipal José Pires, Projeto Social Macajuba no Tatame e a Fanfarra Macajubense..

O Deixa Comigo Majuba entrou em contato com Josete Macedo, que é presidente do Sindicato dos Professores, onde ela disse que os professores não procuraram a instituição para reclamar sobre o assunto e que entende que a medida pode prejudicar a sociedade que pretende ver o desfile, pois na sexta-feira (06) não será feriado.

A medida da gestão gerou dúvida, se os órgãos públicos estariam funcionando normalmente nesta sexta-feira (06) e se a feira mudaria, os órgãos públicos vão funcionar normalmente já que é inconstitucional a prefeita mudar um feriado nacional, já a feira livre a prefeita vai manter no sábado em pleno feriado.


Confira um dos “memes” feitos nas redes sociais sobre o assunto:


Publicidade

“A prefeita e vereadores só lembra da gente na época da eleição”, diz: moradores da localidade das casinhas zona rural de Macajuba após não ter tido transporte para a 29 ª Festa dos Vaqueiros



Um dia após a 29ª Festa dos Vaqueiros de Macajuba, a nossa produção recebeu mensagens de pessoas revoltadas da localidade das Casinhas em Macajuba, isso por que segundo eles não teve transporte para a Festa, enquanto outras localidades tiveram, dizia a mensagem que ainda relatou que no último dia do são João 2019, também faltou transporte.

Estamos revoltados com isso, estamos esperando a prefeita e os vereadores vim aqui pedir votos pra a gente jogar umas verdades na cara deles, diz a internauta que ainda ressalta que a localidade só é lembrada em época de eleição.


Alguns vereadores que foram procurados pelo Deixa Comigo Macajuba, disseram não ter culpa dessa falha, pois não teria como saber se isso estava acontecendo.

Ligamos para a empresa responsável pelo transporte da prefeitura de Macajuba, que explicou que no São João sempre tem transporte, que ele estava em reunião, mas que iria verificar a situação e depois ligava para o Blog.



Essa falha nos transportes para eventos da prefeitura vem acontecendo constantemente, sendo sempre relatada aqui no Blog do Povo Macajubense, falta de comunicação entre a empresa e os motoristas e os moradores ficando a “ver navio”.


Publicidade

Iluminação pública no município de Macajuba continua sendo o "calcanhar de Aquiles" da gestão Mary e Murilo, confira novas reclamações sobre o setor e vereadores do MDB se equivocaram sobre a taxa





É bem verdade que é inevitável queimar uma lâmpada ou até mais em sua Rua, isso é natural, mas no município de Macajuba este setor é o mais crítico da atual gestão, algumas pessoas e até personalidades do município sofrem represália e até desdenho pelo responsável que faz o serviço.

Na sessão de quinta-feira,29 de agosto de 2019, o assunto novamente foi pauta na sessão quando Isack Soares (PSD) voltou a falar da deficiência da iluminação na Rua Aurora em Nova Cruz, além da falta de iluminação por coação nas proximidades da casa do blogueiro Cristiano Silva, o edil falou da falta de lâmpada no finalzinho da Rua.

Allison Santana (MDB) falou que visitou uma das Ruas de Macajuba, que foi solicitada uma lâmpada pelo senhor Luiz Araújo e disse que ia solicitar da prefeitura o reparo, mas o edil se equivocou ao falar da taxa de iluminação ao dizer que é uma contribuição e que o valor pago é de apenas R$ 2,00, onde o valor da taxa é de acordo com o valor da conta, existe comércios que paga até R$ 35,00 de taxa de iluminação e pra piorar muitos deles tem que deixar uma luz na frente acesa por conta da péssima iluminação, como é o caso dos pontos comerciais que existe na Rua 7 de Setembro em Nova Cruz, Rua onde reside o fiscal do distrito.

A taxa de iluminação não é uma contribuição e sim um imposto a mais no bolso dos macajubenses, claro e evidente que não é ilegal, pois é constituinte, esse imposto foi criado no Brasil para ajudar no custeio da iluminação pública, Allison alegou que a prefeitura gasta mais do que arrecada com a taxa, isso é natural, pois a taxa é apenas para ajudar no custeio e como bem lembrou o vereador Neto Macedo(PSB), com taxa ou sem taxa, o cidadão tem direito a uma iluminação de qualidade, pois existe outros impostos da receita, como IPTU e outras contribuições.

Ainda sobre a fala de Allison sobre o gasto com a iluminação, fica um questionamento por que tantas luzes acesas durante o dia e enquanto umas Ruas estão as escuras?

Ivanberg Pamponet(MDB) se equivocou também ao falar da cobrança da taxa de iluminação na zona Rural, em visita a Coelba, foi dito a Cristiano Silva e Neto Macedo, que até na zona Rural a prefeitura tem obrigação de manter iluminada, pois os moradores pagam a taxa.

Durante está semana, outras reclamações surgiram sobre a iluminação pública como é o caso da Rua Nova em Nova Cruz, que tem 30 dias que os moradores solicitaram a troca de uma lâmpada, já que a iluminação ainda é pouca no local, que é próximo a um bar e só na tarde desta quinta-feira, (05) foi trocada, após vários pedidos dos moradores.


Na Rua do Cruzeiro próximo sentido ao hospital, também aparece no escuro.


Vale lembrar que o custeio com luzes acesas durante o dia tem sido grande, como é o caso desse refletor no povoado de Malhada Nova.


Até quando a gestão Mary e Murilo vai continuar deixando a Iluminação pública no município de Macajuba continuar sendo o "calcanhar de Aquiles"?





Publicidade

MP muda regra para pagamento de benefício a crianças com microcefalia causada por zika


Bolsonaro assinou medida provisória nesta quarta. Texto permite que famílias continuem recebendo um salário mínimo, mesmo se a renda superar o limite atualmente estabelecido.

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quarta-feira (4) uma medida provisória (MP) que muda o critério para pagamento de benefício a famílias que têm crianças com microcefalia causada pelo vírus da zika.

A assinatura da MP aconteceu em uma cerimônia no Palácio do Planalto da qual também participaram a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, e outras autoridades.

A regra atual prevê o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), no valor de um salário mínimo, a famílias com crianças vítimas do zika.

Por essa regra, a família perde o BPC se a renda familiar superar o limite estabelecido para ter direito ao benefício (um quarto do salário mínimo por pessoa da família).

O texto da medida provisória retira essa regra e mantém o benefício mesmo que a renda familiar aumente. Com isso, o BPC é convertido numa pensão permanente. O valor dessa pensão fica mantido em um salário mínimo (atualmente R$ 998). Segundo o governo, a medida não gera impacto fiscal.

"As mães passaram a ganhar BPC, mas não podiam ter emprego, qualquer atividade. Porque, a renda aumentando, elas perdiam direito ao BPC. A grande maioria é diarista, 80%, 90%. Se parassem de trabalhar, não teriam renda nenhuma. E tiveram que parar porque as crianças com essa síndrome exigem muito de quem cuida", declarou Osmar Terra.

Por se tratar de medida provisória, o ato de Bolsonaro terá força de lei assim que publicado no "Diário Oficial da União". A partir daí, o Congresso Nacional terá até 120 dias para aprovar a MP conforme o governo a enviou ou com alterações.

Durante a cerimônia de assinatura, Bolsonaro pediu aos parlamentares que não alterem a MP, acrescentando que, se a redação for modificada, ele irá vetar. "Não alterem essa MP, não façam demagogia", afirmou.

Sem citar nomes, Bolsonaro afirmou ter "pedido a Deus" que "ilumine pessoas malignas" que, segundo ele, "vivem entre nós".

"Peço a deputados e senadores que não alterem essa medida provisória. Não façam demagogia, já que não tiveram competência ou caráter para fazer em governos anteriores. Caso contrário, terei que vetar, para não cometer crime de responsabilidade e ser submetido a crime de impedimento", declarou o presidente.


 Fonte:G1 

Publicidade

Saúde pública de Macajuba um mau exemplo em manter tanque de casa de farinha do maior distrito descoberto com foco do mosquito Aedes aegypti


Um problema antigo, um mal exemplo por parte da saúde pública, que inclui a gestão pública de Macajuba, no distrito de Nova Cruz, que fica a 13 km da sede existe uma Casa de Farinha, que é muito útil a comunidade, lá onde muita gente faz a farinha de mandioca e o biju para vender e tirar o sustento de sua família, mas o órgão público que tanto serve a comunidade não é tratado como deveria ser pela atual gestão Mary e Murilo, um exemplo disso é um tanque descoberto, que aparece até foco do mosquito Aedes aegypti, as críticas e solicitação a gestão para que faça uma cobertura no tanque já foram feitas, mas a reivindicação não foi atendida.


O órgão tão importante não tem uma pessoa responsável para zelar e com isso fica deixada“ao deus dará”.
.



Em maio de 2018, o Deixa Comigo Macajuba já havia falo do abandono da Casa de Farinha e mostrou o tanque descoberto.


Os agricultores ressaltam que a Casa de Farinha é muito importante para a economia do município e que nunca deve ser fechada.

Vale lembrar que A Casa de Farinha que deveria ter sido construída em Nova Cruz. Em uma matéria publicada aqui no Deixa Comigo Macajuba em março de 2018, os vereadores que fazem oposição a atual gestão, apresentaram o resumo das contas bancárias da prefeitura, onde consta R$ 157.746,05 para construção da Casa de Farinha de Nova Cruz. Esse dinheiro está parado na conta desde 2013, quando o MDB reassumiu a prefeitura de Macajuba.






Publicidade

No sábado (31) ocorreu mais um sorteio de R$ 100, 00 da Farmácia Menor Preço em Macajuba, saiba quem foi a ganhadora e a promoção continua, compre acima de R$ 15,00 e concorra R$ 100,00 ao final de cada mês

No sábado,31 de agosto de 2019, foi sorteado R$ 100,00 cem reais da promoção da Farmácia Menor Preço em Macajuba, a ganhadora da promoção do mês de agosto foi 

 

Queria uma promoção de encher os olhos? A Farmácia Menor Preço traz pra você, comprando acima de R$ 15,00 (quinze reais) concorra R$ 100,00(cem reais) ao final de cada mês.

O sorteio vai ser sempre no último sábado de cada mês com divulgação do Blog Deixa Comigo Macajuba.

Confira outros ganhadores da promoção:




Direção Lilianny e Marcelo



Fones: (074) 32592404 e (074) 9 99849700 Rua Antônio Almeida São Bernardo Macajuba-Bahia.


Publicidade

Publicidade Google