segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Covid-19 ainda não foi embora, confira o boletim desta segunda-feira(05) em Macajuba

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A Prefeitura de Macajuba, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica, divulgou na noite desta segunda-feira, 5 de Outubro de 2020, um novo balanço sobre casos que envolvem o novo coronavírus (Covid-19) no município.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


252 casos já  confirmados de Covid 19 em Macajuba até hoje (05/10) sendo:

252 Curados
     0 Ativos

     1 Suspeito

Não houve  aumento de  novos caso confirmados.

Confira o boletim:

Publicidade: Publicidade:

Músico morre após sofrer infarto fulminante durante live

O vocalista e guitarrista de uma banda morreu após sofrer um infarto fulminante durante uma apresentação virtual do grupo, neste sábado (3), na cidade de São Francisco, a 589 km de Belo Horizonte. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 

  De acordo com relatos de Eduardo Melo, um dos integrante do grupo CLM, José Carlos Leal Moreira, de 42 anos, começou a passar mal quando cantava a segunda música da live.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No vídeo da transmissão ao vivo é possível ver o momento em que Moreira começa a cambalear e logo após cai, assustando o público e os colegas de bando.

Melo ainda disse que na hora do ocorrido haviam dois socorristas e uma enfermeira, que iniciaram o socorro ao homem até a chegada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), 15 minutos após o chamado. 

  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Moreira chegou a dar entrada no hospital da cidade, mas teve a morte constatada após 40 minutos por infarto fulminante.

Fonte: Portal R7

Publicidade: Publicidade:

Outubro Rosa: por que precisamos falar sobre câncer de mama?

Todo ano são mais de 66 mil casos da doença só no Brasil. Quanto antes diagnosticada, maiores as chances de cura.


A campanha Outubro Rosa acontece todos os anos como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do  câncer de mama . Além disso, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) aponta que 1 em cada 12 mulheres terá um tumor nas mamas até os 90 anos de idade. A boa notícia é que o dignóstico precoce aumenta muito as chances de cura.



Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são aproximadamente 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 66 mil novos casos em um ano. Diante dos números, a recomendação é a prevenção: saber mais sobre a doença, realizar o autoexame periodicamente e a mamografia anual a partir dos 40 anos. 

Para Vilmar Marques, presidente da SBM, neste momento de pandemia em que o rastreamento e o tratamento do câncer de mama foram prejudicados, é mais do que importante reforçar a necessidade desses cuidados. Marques orienta para a importância de um estilo de vida saudável, com prática de atividades físicas, alimentação equilibrada, visitas regulares ao médico e exames preventivos. Segundo ele, essas medidas são fatores fundamentais na  prevenção do câncer de mama . 

Entenda o que é o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve quando um conjunto de células passa a se dividir descontroladamente. Fernando Pontes, mastologista da Clínica Mantelli, explica que a mama está em constante transformação. Com o passar dos anos, a gordura aumenta e o tecido mamário diminui. Em algum momento durante esse processo, pode ocorrer um erro na divisão celular e iniciar o processo da doença.

De acordo com o INCA, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres em todo o mundo. Além disso, é a quinta causa de morte por câncer em geral. É importante lembrar que a incidência do câncer de mama cresce progressivamente a partir dos 40 anos. Por isso é isso   importante que mulheres acima dos 40 façam o exame de mamografia anualmente. 

Importância da mamografia e do autoexame

Como comentamos, os  exames de prevenção são fundamentais para possibilitar o diagnóstico precoce. São eles que vão identificar os sintomas da doença. Pontes explica que, geralmente, o câncer de mama se manifesta como nódulo -- popularmente conhecido como “caroço”. Mas esse não é o único sintoma. 

De acordo com o mastologista,  a doença também pode se manifestar como uma secreção papilar sanguinolenta ou transparente.  Em alguns casos pode não apresentar sintoma algum, principalmente quando está em fase inicial. “Por isso a importância de se fazer um rastreamento adequado com mamografia anual após os 40 anos e o auto exame mensalmente”, pontua. 

Mamografia 

O exame é capaz de reconhecer tumores a partir de 1 milímetro, muito antes de ser perceptível ao toque, permitindo o tratamento precoce. Tanto a Sociedade Brasileira de Mastologia quanto a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) indicam que a mamografia seja feita anualmente a partir dos 40 anos. 

Autoexame das mamas 

O   autoexame das mamas deve ser realizado pela própria mulher todos os meses uma semana após a menstruação. Geralmente, o toque identifica nódulos maiores de dois centímetros de diâmetro. Além de ser importante para a prevenção, estimula a atenção ao próprio corpo e o autocuidado. 

Fonte:IG Delas 



Publicidade: Publicidade:

Estrada da região da Fazenda Bravo tá esquecida, “maquina da prefeitura de Macajuba passa aqui com a navalha levantada “diz: moradores



Essa já é a segunda matéria que o Deixa Comigo Macajuba faz sobre o abandono nas estradas da região da Fazenda Bravo na zona rural de Macajuba em apenas 2 meses.

No vídeo enviado ao Deixa Comigo Macajuba o morador pede providencias ao prefeito. 





Um trecho chegou a ser recuperado por um mutirão realizado por moradores, que disse que a navalha da máquina da prefeitura passou levantada e não fez o serviço, fazendo apenas na região da Fazenda São João.






Nas imediações da serra sentido a Nova Cruz, a situação é precária.


Publicidade: Publicidade:

Ex-jogador do Vasco, Coutinho morre aos 36 anos vítima de infarto



O ex-jogador do Vasco Rafael Coutinho morreu ontem aos 36 anos após sofrer um infarto em Armação dos Búzios, cidade na região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo clube em nota oficial.

Formado pelas categorias de base do Vasco, o volante defendeu o Cruz-maltino de 2003 e 2007, tendo papel de destaque principalmente no Campeonato Carioca de 2004, quando foi titular. Ele marcou um dos gols do time na final do torneio, que foi vencido pelo Flamengo.

"O Club de Regatas Vasco da Gama lamenta profundamente o falecimento do ex-jogador Rafael Coutinho, cria das categorias de base do clube, que defendeu a equipe profissional entre 2003 e 2007. Ele faleceu neste domingo (4/10), em Búzios, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, vítima de um infarto fulminante", diz a nota do Vasco.

Rafael Coutinho teve uma rápida passagem pelo Botafogo em 2007. O meio-campista ainda jogou por diversos clubes do Brasil como Criciúma, Fortaleza, Guarani e ASA, seu último clube em 2018.

Ultimamente, o ex-jogador trabalhava com o empresário Eduardo Uram no ramo do futebol.

Fonte: UOL 















Publicidade: Publicidade:

PM 'digital influencer' é morta pelo marido no oeste da Bahia

Uma policial militar foi morta pelo marido, por volta das 12h30, desta segunda-feira (5), na cidade de Ibotirama, oeste da Bahia. A informação é da Polícia Militar.

De acordo com a PM, o marido da vítima, que também é policial, atacou a mulher identificada como Rafaella Gonçalves. A polícia não detalhou como a mulher foi morta, informou apenas que o homem, após o crime, se matou. 

  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a PM, o homem, identificado como Edson Salvador Ferreira de Carvalho, era soldado da PM lotado na Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE), e a mulher, pertencia à 28ª Companhia Independente de Polícia (CIPM/Ibotirama).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de policial, Rafaela era "influencer digital" e dividia com os seguidores a rotina de uma policial feminina. Ela tinha mais de 67 mil seguidores.

Informações iniciais apontam que o casal tinha duas filhas, mas não há detalhes da idade delas, nem se presenciaram o crime. A motivação é investigada pela polícia.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte: G1


Publicidade: Publicidade:

Pix: começa hoje o cadastro para pagamento instantâneo. Saiba como fazer

O Pix, novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, entra em operação nesta segunda-feira (5 de outubro). Com o Pix, as pessoas e empresas poderão transferir dinheiro, fazer e receber pagamentos em menos de 10 segundos, usando apenas aplicativos de celular.

As transações mesmo só começam em 16 de novembro, mas hoje ocorre o primeiro passo para quem quiser usar o Pix: é o cadastro da chave Pix. Segundo o Banco Central, já há 677 instituições cadastradas para oferecer o Pix.


Veja abaixo como fazer para utilizar o Pix.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O que é a chave Pix?

A chave Pix representa o endereço da sua conta no Pix, da mesma forma que um número identifica a pessoa na hora de votar, no título de eleitor, ou o email identifica o endereço de alguém na Internet para receber mensagens.

Como criar uma chave Pix?

Para criar uma chave Pix, a pessoa ou empresa precisa usar uma dessas quatro formas de identificação: CPF/CNPJ, email, número de telefone celular ou a chave aleatória.

A chave aleatória é uma forma de receber um Pix sem precisar informar dados pessoais. Será como um login, ou seja, um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente que identificará a conta do destino de recursos.

Como funciona a chave Pix?


A chave Pix vincula uma das informações básicas (e-mail, celular ou CPF) às informações completas que identificam a conta bancária do cliente, ou seja, a identificação da instituição financeira ou de pagamento, com o número da agência, número da conta e tipo de conta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quantas chaves Pix uma pessoa pode ter?
Cada cliente pessoa física pode ter 5 chaves para cada conta da qual for titular. Os clientes pessoa jurídica podem ter 20 chaves para cada conta.

E quem tem mais de uma conta bancária?

Assim como outros serviços, a pessoa poderá ter o Pix em uma ou em quantas instituições financeiras desejar. A pessoa pode usar chaves diferentes para vincular as diferentes contas transacionais. Por exemplo, usar o número de telefone celular vinculado à conta corrente da instituição A, usar o CPF vinculado à conta poupança da instituição B, usar o e-mail vinculado à conta de pagamento da instituição C.

É importante ressaltar que não serão apenas os bancos que vão oferecer o Pix, mas também fintechs poderão ofertar o serviço, abrindo, assim, um leque de oportunidades aos consumidores.

Todas as chaves podem ficar numa mesma conta?

O cliente pode vincular todas as chaves (CPF, número de celular e e-mail) a uma mesma conta. Assim, quando o pagador iniciar o pagamento a partir de qualquer uma dessas informações, os recursos serão disponibilizados nessa mesma conta.

Mas uma mesma chave não poderá estar vinculada a mais de uma conta. Ou seja, a pessoa poderá ter várias chaves para uma mesma conta, mas não várias contas em uma mesma chave.

Onde criar a chave Pix?

O registro das chaves Pix deve ser feitos nos canais de acesso da instituição financeira em que a pessoa tem conta. Isso pode ser feito pelo app do celular, pelo internet banking ou nas agências. Cada instituição financeira vai avisar a clientela de como proceder.

Após o cadastro, para confirmar a chave, a instituição vai enviar um código por SMS para o número de celular que a pessoa cadastrou, ou para o email que foi apresentado.

Esse código deverá ser inserido no canal de acesso disponibilizado pela instituição financeira ou de pagamento, com uma forma de autenticação digital, como solicitação de senha, biometria ou reconhecimento facial, por exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando fazer?


O Banco Central determinou que a criação das chaves Pix começa em 5 de outubro. Mas autorizou as instituições financeiras a fazerem um pré-cadastro.

No pré-cadastro, o cliente insere os dados, escolhendo como será a chave Pix. Mas para a chave passar a valer, o cliente terá que validar os dados após 5 de outubro.

Cadastro da chave Pix é obrigatório?
Segundo o Banco Central, não é necessário cadastrar uma chave para fazer ou receber um Pix. Mas, diz o BC, o cadastramento da chave é "altamente recomendável" para receber um Pix. Receber transações apenas informando os dados da conta poderá gerar demora na transação, diminuindo o benefício do pagador em fazer um Pix.

Tem que cadastrar a chave Pix em 5 de outubro?

Não. Qualquer cliente poderá criar e cadastrar uma chave Pix a qualquer momento, a partir de 5 de outubro.

É possível alterar ou cancelar um pré-cadastro feito?
Se a pessoa fez um pré-cadastro mas se arrependeu —por exemplo, porque quer a chave Pix associada à conta bancária de outro banco— basta não confirmar os dados no dia 5 de outubro. Dessa forma, a operação de pré-cadastro estará automaticamente cancelada.

Após cadastro, como mudar a conta associada à chave Pix?
Se a mudança de conta ocorrer dentro de uma mesma instituição, a pessoa poderá alterar os dados para recebimento diretamente por meio do gerenciamento de chaves no canal de acesso da própria instituição.

Mas se a pessoa quiser que a chave Pix passe a direcionar os recursos para uma conta em outra instituição financeira, essa pessoa terá que pedir uma portabilidade.

Como pedir a portabilidade?
Para fazer com que a chave Pix passe a levar os recursos recebidos para a conta de outro banco diferente da conta inicialmente cadastrada, o cliente precisa requisitar a portabilidade da chave.

Para isso, tem que entrar em contato com a instituição financeira para a qual vai mudar para pedir a portabilidade de sua chave.

Ao receber o pedido de confirmação da instituição de origem, a pessoa deve acessar o canal de acesso dessa instituição e confirmar a portabilidade.

Caso a pessoa já tenha encerrado o relacionamento na instituição de origem e, portanto, não tenha mais acesso ao aplicativo para efetuar a confirmação da portabilidade, essa instituição terá a obrigação de excluir a chave.

Assim, em vez de efetuar a portabilidade, a pessoa poderá simplesmente fazer um novo registro da chave.

O Banco Central destaca que a instituição financeira não pode negar um pedido de portabilidade ao cliente.

Como atualizar a chave se o número de telefone mudar?
A pessoa terá que incluir uma nova chave usando o novo número de telefone celular e excluir a chave referente ao número antigo.

E se a chave já estiver em uso por outra pessoa?

Se a pessoa foi cadastrar a chave Pix e descobriu que a chave já pertence a outra pessoa, será necessário iniciar um procedimento de reivindicação de posse da chave no canal de acesso de prestador de serviço de pagamento —ou seja, pedir a mudança à instituição financeira da qual é cliente.

Por outro lado, se a pessoa receber do banco o aviso de que a chave dele foi reivindicada por um terceiro, terá um prazo de sete dias corridos para validar e comprovar a posse da própria chave. Ao fazê-lo dentro do prazo estabelecido, o processo de reivindicação será encerrado e a pessoa continuará utilizando a chave normalmente.

Mudanças na chave Pix podem ser feitas a qualquer momento?

O registro, a exclusão, a alteração, a portabilidade e a reivindicação de posse da chave Pix devem estar disponíveis das 8h às 20h, no horário de Brasília, em todos os dias do ano.

Mas, segundo o Banco Central, a critério de cada instituição financeira que participa do Pix, essas funcionalidades podem ser ofertadas nos demais horários, podendo, inclusive, estar disponível 24 horas por dia em todos os dias do ano.

Custos

O serviço será gratuito para pessoas físicas, inclusive MEIs (microempreendedores individuais), com algumas exceções.

Pessoas físicas e MEIs poderão ser cobradas pelo uso do Pix em duas situações, segundo o BC:

Quando receberem recursos via Pix para pagamento por venda de produto ou por serviço prestado;
Se usar os canais presenciais ou de telefonia para realizar um Pix, quando os meios eletrônicos estiverem disponíveis. Ou seja, quando fechar a transação no próprio estabelecimento, sem usar o aplicativo do celular numa hora em que o sistema esteja disponível.
Segundo o BC, no caso do Pix por telefonia de voz, é uma possibilidade parecida com o que hoje ocorre com a TED. O cliente liga para a central da instituição em que tem conta e tecla nas opções automáticas a transferência por meio do Pix. Daí basta identificar o recebedor - via chave Pix, por exemplo - para o sistema ou atendente iniciar a transação.

A resolução do BC também permite que as instituições que prestem serviço de iniciação de transação de pagamento cobrem tarifas pelo serviço.

Por exemplo, se você for fazer uma compra pelo WhatsApp, Facebook ou Instagram, essas plataformas podem oferecer o início da transação pelo Pix e cobrar uma tarifa por isso. Mas é apenas o início, o restante da transação é feito pela detentora da conta do pagador, que será uma instituição financeira.

A cobrança é vedada se a iniciadora do pagamento e a detentora da conta do pagador forem a mesma instituição, ou seja, um mesmo grupo.

Custos para as instituições financeiras
O preço definido cobrado do BC das instituições participantes no Pix será de R$ 0,01 (um centavo de real) a cada 10 transações. Segundo dise em entrevista coletiva nesta segunda-feira (5) o chefe-adjunto do Decem (Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central), Carlos Eduardo Brandt, trata-se de "um custo apenas para pagar os custos do BC, para que as instituições possam repassar esse baixo custo aos clientes".

"Nosso objetivo é reduzir os custos de transparência para o país", disse Brandt.

Cuidado com as fraudes
Tanto o Banco Central como a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alertam que os consumidores devem ficar atentos às tentativas de fraudes. Golpistas podem tentar tirar proveito do desconhecimento das pessoas usando, por exemplo, falsos links enviados por e-mail ou pelo WhatsApp.

Se algo novo tiver que ser apresentado pela instituição financeira ao cliente, essa novidade será comunicada por meio de um canal que esse cliente já utiliza, como o app do celular, o internet banking ou terminal eletrônico da agência. Se algo diferente aparecer, a dica é checar com a instituição financeira antes de tomar qualquer iniciativa.

Segundo o Banco Central, em caso de fraudes, caberá ao prestador de serviço de pagamento — o banco no qual a chave Pix está cadastrada— a análise do caso o eventual ressarcimento, a exemplo do que ocorre hoje em outras modalidades de fraudes bancárias.

Transação pode ser bloqueada pela instituição financeira?

O chefe-adjunto do Decem disse que um dos mecanismos que serão usados pelo BC para garantir barreiras contra fraudes é dar à instituição financeira um prazo maior para concluir a transação no Pix caso ela identifique que a operação está muito fora do padrão. Nesse caso, a instituição financeira terá até 30 minutos, durante o dia, e até 60 minutos, à noite, para confirmar se a transação é boa ou se é fraude, podendo nesse caso rejeitar a transação.

Fonte: UOL

Publicidade: Publicidade:

Hepatite C: uma doença silenciosa e subdiagnosticada

A doença, para a qual não existe vacina, é uma inflamação do fígado, que pode se tornar crônica e causar câncer, levando à morte. Cientistas que descobriram o vírus por trás dela foram premiados nesta segunda-feira (5) com o Prêmio Nobel em Medicina.


O vírus da hepatite C, cuja descoberta foi premiada nesta segunda-feira (5) pelo Prêmio Nobel de Medicina, é responsável por uma inflamação no fígado que progride em silêncio. A doença pode se tornar crônica antes de, muitas vezes, levar à cirrose e ao câncer, e, também, à morte. Apesar de não haver vacina contra a infecção, a doença tem tratamento 

Qualificada pelo júri do Nobel como um "grande problema de saúde global", a hepatite C matou 400 mil pessoas em 2015 – e, naquele ano, 71 milhões tinham a doença em sua forma crônica – o equivalente a 1% da população mundial, estima a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Apenas um paciente em cada cinco (19%) tem conhecimento da sua doença, devido ao acesso muito limitado ao rastreio e diagnóstico, acrescenta a OMS.

Na França, estima-se que quase uma em cada três pessoas não sabe que está infectada, segundo o Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm, na sigla em francês).

Após uma fase de infecção aguda, geralmente assintomática, uma minoria dos pacientes (15% a 45%) elimina o vírus espontaneamente, mas na grande maioria ele se instala nas células do fígado e a doença assume uma forma crônica.

Quando aparecem, os sintomas costumam ser cansaço, tontura, febre, mal-estar, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No entanto, a hepatite C permanece em silêncio por muito tempo: evolui por 10, 20 ou 30 anos antes que surjam complicações graves, como cirrose ou câncer de fígado. Segundo a OMS, entre os pacientes crônicos, o risco de cirrose hepática é de 15% a 30% em um período de 20 anos.

A doença é transmitida, principalmente, pelo sangue. As transfusões já foram um grande modo de contaminação, mas, desde o desenvolvimento de um teste de triagem, o contágio por essa forma foi reduzido a praticamente zero.

Hoje, a OMS estima que 23% das novas infecções e 33% das mortes pelo vírus da hepatite C (VHC) são atribuíveis à injeção de drogas com equipamento não esterilizado.

O vírus também pode ser transmitido durante tatuagens ou piercings com equipamentos sujos ou durante o sexo e de uma mãe infectada para seu filho. 

Tratamento

O tratamento da hepatite C foi revolucionado na virada da década de 2010 com a chegada de novos tratamentos antivirais de "ação direta", capazes de eliminar o vírus em poucos meses em mais de 95% das pessoas infectadas, em especial o sofosbuvir, comercializado pelo laboratório Gilead sob o nome de Sovaldi.

Esses novos tratamentos fazem da hepatite C "a única doença viral crônica que pode ser curada", destaca o Inserm. Desde o seu surgimento, a hepatite C vem diminuindo constantemente nos países com acesso ao tratamento. 

Na França, 193 mil pessoas tinham hepatite C crônica em 2016, em comparação com 232 mil em 2011. No Brasil, um modelo matemático desenvolvido em 2016 estimava que cerca de 657 mil pessoas tinham infecção ativa pelo vírus da hepatite C, segundo o Ministério da Saúde. O tratamento para a doença está disponível no SUS.

Em outras partes do mundo, sua distribuição é, no entanto, prejudicada por seu alto custo, mesmo que os preços tenham caído acentuadamente nos últimos anos com a introdução de versões genéricas.

No final de 2017, apenas 5 milhões de pessoas entre 71 milhões de doentes crônicos haviam sido tratadas com antivirais de ação direta – muito longe da meta da OMS de tratar 80% das pessoas infectadas até 2030.


"Para atingir esse objetivo" e, assim, erradicar a hepatite C, "são necessários esforços internacionais para facilitar os testes de triagem e tornar os medicamentos antivirais acessíveis em todo o mundo", enfatizou o comitê do Nobel nesta segunda-feira.

Ao todo, existem cinco tipos de hepatite: A, B, C, D, e E. Há vacinas contra dois deles: A e B (no Brasil, elas são cobertas pelo SUS). Para o tipo E, há uma imunização desenvolvida e licenciada na China, mas que não está disponível em todo o mundo, segundo a OMS. O tipo D só pode infectar uma pessoa que já tenha o vírus da hepatite B no corpo.

Prevenção

O Ministério da Saúde recomenda as seguintes medidas para prevenir a contaminação pela doença:

  • Não compartilhar com outras pessoas qualquer objeto que possa ter entrado em contato com sangue (seringas, agulhas, alicates, escova de dente etc.);
  • Usar preservativo nas relações sexuais;
  • Não compartilhar quaisquer objetos utilizados para o uso de drogas.

Além disso, toda mulher grávida precisa fazer, no pré-natal, os exames para detectar as hepatites B e C, o HIV e a sífilis. Em caso de resultado positivo, é necessário seguir todas as recomendações médicas. O tratamento da hepatite C não está indicado para gestantes, mas após o parto a mulher deverá ser tratada.

As pessoas que têm o vírus devem:

  • ter seus contatos sexuais e domiciliares e parentes de primeiro grau testados para hepatite C;
  • não compartilhar instrumentos perfurocortantes e objetos de higiene pessoal ou outros itens que possam conter sangue;
  • cobrir feridas e cortes abertos na pele;
  • limpar respingos de sangue com solução clorada;
  • não doar sangue ou esperma.

Pessoas com hepatite C podem participar de todas atividades, incluindo esportes de contato. Também podem compartilhar alimentos e beijar outras pessoas.


Fonte: G1 



Publicidade: Publicidade:

Bittar afirma que apresentará novo Bolsa Família na quarta-feira

Após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o senador Márcio Bittar (MDB-AC) afirmou que deve apresentar o relatório que cria o novo programa social que substituirá o Bolsa Família na quarta-feira (7). Entretanto, ele não deu detalhes sobre como o governo vai bancar o programa.

Um dos pontos de maior controvérsia na proposta é a possibilidade — defendida pelo governo — de bancar o novo programa social com verbas do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e com o remanejo de recursos que seriam utilizados para pagamento de precatórios (valores que a União tem de pagar por decisão judicial).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As duas propostas foram críticas por parlamentares e tiveram uma avaliação negativa do mercado. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) já sinalizou que, de acordo com o seu entendimento, o Congresso não aprovaria o modelo proposto por Bolsonaro, em especial pelo avanço sobre os recursos do Fundeb e a possibilidade de desrespeitar o teto de gastos.

Reunião com Bolsonaro e Maia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes de chegar para uma reunião com Guedes, Bittar foi ao Palácio da Alvorada para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e com Maia. Em um café fora da agenda para tratar, eles conversaram sobre o programa social.

A ideia, segundo relatos de um auxiliar do governo, seria debater alternativas de financiamento para bancar o programa — tido como uma estratégia crucial para alavancar a campanha de Bolsonaro à reeleição em 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte: UOL

Publicidade: Publicidade:

MAIS UMA CONQUISTA: ASSOCIAÇÃO DA IRAMAIA RECEBE TRATOR DESTINADO PELO DEPUTADO OTTO FILHO



No último sábado,03 de outubro de 2020, a Associação Comunitária de Iramaia recebeu um trator com implementos agrícolas fruto de emenda do deputado federal Otto Filho.

 

Nos últimos dois anos, esse é o quarto trator destinado ao município pelo senador Otto Alencar e pelos deputados Eduardo Alencar e Otto Filho, aliados do grupo de oposição em Macajuba.

 

O primeiro trator, oriundo dessa parceria, foi entregue a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Vista Nova, em julho de 2018. No ano seguinte, foi a vez da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Agrário e Angelim ser beneficiada com o trator e os implementos agrícolas.

 

Em 2020, o grupo político do senador Otto Alencar já havia destinado um trator para Associação dos Moradores e Produtores Rurais do Povoado de Santa Luzia, entregue em julho. E nesse final de semana, enfim foi a vez da Associação Comunitária de Iramaia, que sonhava com o equipamento há anos.

 

O senador Otto Alencar e os deputados Otto Filho e Eduardo Alencar tem priorizado ações que beneficiem a coletividade, como a doação de tratores, que ajudam centenas de famílias. Outra ação frequente no município, que conta com o apoio do grupo político encabeçado pelo senador Otto Alencar, é a ação de eletrificação rural. Através do Programa Luz Para Todos, Macajuba teve centenas de residências rurais beneficiadas com energia elétrica nos últimos anos, graças ao empenho do senador Otto.

 

A população macajubense agradece pelo empenho e pelos benefícios destinados a melhorar a vida dos cidadãos, pensando sempre no coletivo e no bem estar do povo.

 

Militantes do MDB chamaram de ato político, mas os nomes citados durante a divulgação dos tratores foram de representantes a nível estadual e federal.

 




Publicidade: Publicidade:

Publicidade Google