sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Cresce novos casos de covid-19 na Bahia, e macajubenses cobram boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde


Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.377 casos de Covid-19, e os macajubenses estão cobrando o boletim epidemiológico que não é divulgado há quase um mês, a última atualização ocorreu em 14 de outubro de 2020, onde os casos foram totalmente zerados, com 252 curados.



A Barreira sanitária ainda funciona, mas não está tendo nenhuma eficácia, já que não estão feitos testes, ou se está havendo, não há divulgação até o momento, por segurança, é preciso que a Secretaria de Saúde do município, volte a divulgar o boletim informativo com frequência, pois o vírus ainda não acabou.

Após a repercussão das criticas nas redes sociais e no Macajuba Acontece, o Deixa Comigo Macajuba entrou em contato com Martônio da Silva atual secretário de saúde do município de Macajuba que informou, que os boletim está sendo atualizado e que o numero de casos no município continua zerado e que a divulgação na imprensa compete a assessoria de comunicação da prefeitura de Macajuba.

 

Última atualização em 14 de outubro de 2020




Publicidade:

 




 






 


Dona Terezinha, Mãe do humorista Jotinha, é internada com suspeita de Covid-19


Nesta sexta-feira, dia 6, a mãe do humorista Jotinha, Dona Terezinha, preciso ser internada. No dia seguinte à morte do seu filho, a idosa foi hospitalizada com suspeita de ter contraído coronavírus. Ontem, Jotinha não resistiu e morreu doente de Covid-19. Ele estava internado desde o início da semana e chegou a ser incubado enquanto aguardava uma transferência para a capital. Entretanto, o quadro dele era delicado demais para enfrentar uma viagem até Salvador. Mas não é só isso.


Dona Terezinha foi internada num hospital em Elísio Medrado, cidade no recôncavo da Bahia onde vivia com Jotinha. O humorista foi enterrado na na manhã de hoje (6). Contudo, os familiares não acompanharam o cortejo fúnebre, porque como estavam próximos de Jotinha há poucos dias, há a suspeita de terem sido infectados. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde de Dona Terezinha.

Fonte: Acontece na Bahia 


Publicidade:

 




 






 


Família vive em situação de pobreza na zona rural, no município de Macajuba; assista a história

A uma matéria do Portal Macajuba Acontece publicada nesta quinta-feira (05), ,mostrou que na região do Navegante, há poucos quilômetros do distrito de Nova Cruz, no município de Macajuba,  mais uma triste história, de situação de vulnerabilidade social.

Deilton convive há cerca de 11 anos na localidade do Navegante, com sua esposa e mais seis filhos, incluindo um bebê de um ano e alguns meses, em uma casa de adobo, que está prestes a desmoronar, com paredes rachadas, telhados soltos e cheio de cupins, a moradia possui apenas 3 cômodos, 1 sala, 1 cozinha e 1 quarto, e para completar, somente uma cama de esteira, onde dorme os 8 membros da família.

Deilton diz, que, já lhe foi prometido a construção de uma casa há anos, mas nunca recebeu esse feito, somente agora recente recebeu materiais de construção, mas sem condições de pagar um pedreiro, vê seu sonho de ter uma casa mais difícil, seu maior medo é da casa cair, por que ele sabe o perigo que apresenta o local, principalmente para seus filhos.

Para se manter, sua esposa recebe o benefício federal, o Bolsa Família, mas entende que não é o suficiente para manter por um mês, e tenta ajudar com bicos, quando consegue trabalhar, arrancando toco.


Veja a reportagem abaixo;


Obs: O conteúdo, do Portal Macajuba Acontece e Blog Deixa Comigo Macajuba, tem como intuito mostrar a realidade do nosso município, na intenção de conseguir ajuda, como doações para as famílias carentes do município, repito ainda, que não temos intenções de expor ninguém, ao contrário, queremos ajudar a encontrar mais situações como essas, para que os munícipes possam ajudar de alguma forma. As receitas geradas por esta matéria, será destinada como doação à família.

A imagens aqui mostradas possuem autorização dos entrevistados. 


Publicidade:

 




 






 


Mulher que torceu o pé em lombada mal feita no distrito de Nova Cruz e outras pessoas que precisaram de raio- x estão tendo dificuldade em Macajuba



Nos últimos dias vários relatos de internautas macajubense tem chegado a redação do Deixa Comigo Macajuba em relação a dificuldade em realizar o exame do raio x

Em março deste ano (2020) a prefeitura de Macajuba foi contemplada com um aparelho raio x para o hospital Julieta Sampaio.


Na época o Deixa Comigo Macajuba divulgou através de uma nota da prefeitura que seria um moderno aparelho de raio-x. Mais um investimento de grande importância para o Hospital Municipal Julieta Sampaio, o novo aparelho de Raio-X de última geração.




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE









A conquista foi resultado do empenho de Sandro Regis (Deputado Estadual) por meio de emenda parlamentar, um aparelho moderno que iria garantir saúde de qualidade a todos os macajubense.

Passados 7 meses depois, o aparelho ainda não está em uso e vários relatos de dificuldade em realizar esse tipo de exame tem sido ouvido por macajubenses.

Um exemplo disse foi uma moradora da zona rural que torceu o pé em uma lombada, que foi feita de maneira errada no distrito de Nova Cruz, próximo a praça, após ser medicada, segundo ela foi informada na Secretaria de Saúde do município, onde falaram que só fazia o procedimento do raio x em Salvador, mas não falou como seria o transporte, sem solução ela retornou pra casa e seguiu o tratamento com remédios caseiros. 



Vários relatos dessa natureza têm chegado ao Deixa Comigo Macajuba, a prefeitura contratou uma Clinica particular para realizar os exames de raio x, mas informações dão conta de que muitas das vezes as pessoas tem que ir procurar o Secretário de Saúde do município ou são encaminhadas para Salvador.

A radiografia serve para diagnosticar fraturas, cáries nos dentes, bloqueio de vasos sanguíneos, pneumonia (infecção nos pulmões), tumores e outros males. Por ser um exame barato, simples, rápido, não invasivo e indolor, o raio X faz parte da rotina em qualquer unidade de saúde.



Em contato com Martônio da Silva, que é atual secretário de saúde do município, nega que está havendo essas dificuldades, mas reforça que as pessoas devem o procura-lo.

 




Publicidade:

 




 






 


Pai do cantor Léo Santana morre em Salvador

Lourival Cupertino de Santana tinha 68 anos e morreu em Salvador. Ele deixa esposa, três filhos e um neto.


O pai do cantor Léo Santana, Lourival Cupertino de Santana, teve um infarto fulminante e morreu na noite de quinta feira (5), aos 68 anos, em Salvador. A informação foi confirmada pela assessoria do cantor. 

De acordo com a assessoria, Lourival, que deixa esposa, três filhos e um neto, faleceu por volta da 23h, na casa onde morava. 

O sepultamento será nesta sexta-feira (6) restrito à família, seguindo as normas de segurança por causa da pandemia. A assessoria não informou o local e horário do enterro.


Fonte: G1 



Publicidade:

 




 






 


Publicidade Google