sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Reta final da Campanha Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. 
 
Estamos na reta final dessa Campanha e venho aqui informar aqueles que não foram fazer o exame que faça pois é para o seu bem , o bem da sua saúde. Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). 

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente  em homens mais velhos - cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.

Próstata:

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

- dor óssea;
- dores ao urinar;
- vontade de urinar com frequência;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

- histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
- raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
- obesidade.

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, tais como: estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual, periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença, intervindo se houver progressão.

O exame de toque retal e de PSA, são os principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. A detecção e o tratamento precoces podem salvar vidas!










Publicidade:

 




 






 


Vagão de trem descarrila após sair da plataforma de Paripe, em Salvador; não há registro de feridos

Vagão saiu do trilho na manhã desta sexta-feira (27), por causa do peso. Um equipamento foi enviado para o local para colocá-lo nos trilhos.



Um vagão do trem do subúrbio de Salvador descarrilou na manhã desta sexta-feira (27), após sair da plataforma de Paripe. Não há registro de feridos. 

Segundo a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), responsável pelo transporte, o vagão saiu do trilho por causa do peso. O órgão informou também que um equipamento foi enviado ao local para recolocar o vagão no trilho. 

"Durante uma passagem de AMV, aquele aparelho que passa de uma linha para outra, as rodas saíram do trilho e ele descarrilou logo na saída da plataforma, uns 50 metros da plataforma de Paripe, saindo sentido Calçada. O trem teve que parar na hora e os passageiros desceram, voltaram para a estação e receberam o dinheiro de volta" explicou Hidelson Menezes, Diretor de Operações da CTB. 

Por causa da situação, a circulação dos trens no subúrbio precisou ser interrompida e as estações estão fechadas. A previsão, segundo Hildeson Menezes, é que o transporte seja retomado de Coutos a Calçada ainda nesta sexta-feira. 

Já o trecho de Paripe foi isolado e só deve ser liberado quando o trem for colocado novamente nos trilhos.





Fonte: G1 




Publicidade:

 




 






 


Rússia começa a vacinar seus militares contra Covid-19

No total, mais de 400 mil soldados serão vacinados, sendo 80 mil até o final de 2020, segundo ministro da Defesa. País é o quarto no mundo com mais casos da doença, atrás de Estados Unidos, Índia e Brasil.



Rússia começou a vacinar seus militares contra o novo coronavírus, anunciou o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, nesta sexta-feira (27). O imunizante desenvolvido pelo país foi batizado de Sputnik V. 

No total, mais de 400 mil soldados serão vacinados nesta campanha, lançada por determinação do presidente Vladimir Putin, disse Shoigu, citado no comunicado do Exército russo.

Até agora, mais de 2.500 militares foram vacinados. O número chegará a 80 mil até o final do ano, segundo a mesma fonte.

No início de setembro, o próprio ministro disse que se vacinou com a vacina russa Sputnik V, preparada pelo centro de pesquisas Gamaleya de Moscou, em parceria com o Ministério da Defesa.

Atualmente em ensaios clínicos de fase 3, a vacina russa é 95% eficaz, de acordo com seus criadores. 

A Rússia, quarto país em número de infecções, atrás de Estados Unidos, Índia e Brasil, registrou novo recorde de 27.543 casos de contágio detectados em 24 horas, além de 496 mortes.

O país acumula 2.215.533 casos de coronavírus desde o início da epidemia, com 38.558 óbitos.

Fonte: G1 



Publicidade:

 




 






 


Caso para o Ministério Público: Após derrota nas urnas prefeito de Macajuba suspende transporte da saúde e vários pacientes ficaram a “Deus dará”



Um fato lastimável vem acontecendo em Macajuba, após a derrota do atual prefeito Murilo Sampaio, além dos cortes alegando ser uma medida para enxugar a folha de pagamento, até os carros que leva pacientes para realizar exames em Salvador e Feira de Santana foram suspensos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE









Pessoas com tratamento de câncer e outros diagnósticos que precisavam fazer exames, foram comunicados que não teria transportes, vários relatos chegou ao Deixa Comigo Macajuba, como é o caso de dona Raimunda de 74 anos, que tinha uma avaliação para cirurgia nesta sexta-feira(27), ela esperou 8 meses por causa da pandemia e quando finalmente foi chamada, foi informada que não tinha transporte para leva-lo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE









Eliane, que tem exame marcado para o dia 01 de dezembro já foi comunicada que não haverá carro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE









Outros relatos chegaram ao Blog do Povo Macajubense, como foi o caso de uma mulher que estava com uma criança fazendo revisão em Salvador e retornaria pra Macajuba no carro da saúde nesta sexta-feira (27) terá que conseguir dinheiro para pagar a passagem de volta.

Algumas pessoas conseguiram carona e outras tiveram que cancelar os exames, mesmo sabendo que pode ser prejudicial a saúde.

Walmir que faz hemodiálise, alega maus tratos no PSF de Macajuba após o candidato Murilo ter perdido as eleições.



Diante dos relatos, entramos em contato com Martônio da Silva, que é atual Secretário de Saúde e ele informou, que é devido a redução de gasto para organizar as contas, alegou que os casos poderiam ser remarcados e negou que o motivo seja por causa da derrota nas urnas e sobre a reclamação do paciente Walmir, Martonio explicou que o paciente queria seringas mais do que as que tinha no estoque e que Walmir sempre procura confusão nos órgãos públicos.

após a explicação do secretário de saúde Fica a dúvida, por que os grandes salários de algumas pessoas da prefeitura não são afetados?



Publicidade:

 




 






 


Durante retorno das sessões da Câmara em Macajuba, vereador diz que alguns colegas são "bonecos de presépio"

(Foto e vídeos: Edy Souza/ Deixa Comigo Macajuba)



Aconteceu na noite desta quinta-feira, 26 de novembro de 2020, o retorno das sessões da Câmara de vereadores de Macajuba.



Os edis da bancada de oposição criticaram o presidente da Câmara por ter mantido a Casa Legislativa fechada enquanto até o presidente que do grupo de risco fazia campanha.



O vereador Everaldo disse que os colegas da bancada situação são bonecos de presépio por fazer o que o atual gestor pede.



O vereador Allison Santana disse que todos os edis diminuíram os números de votos significa que os vereadores erraram de alguma maneira.



O orçamento de 2020 e o aumento dos salários dos vereadores ainda não foi votado, Everaldo criticou por não ter recebido a cópia do convite pra reunião das comissões sobre a votação.

os novos edis eleitos, Celio e Sandrinho marcaram presença na sessão desta quinta-feira (26)



Confira os vídeos:















Publicidade:

 




 






 





Publicidade Google