terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Governo da BA prorroga decreto que suspende aulas nas redes pública e privada; confira



O decreto estadual que suspende as aulas das redes pública e privada na Bahia foi prorrogado nesta terça-feira (1°) pelo governo da Bahia. Com a medida, as aulas seguem suspensas no estado até o dia 17 de dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro decreto da suspensão das aulas foi publicado no mês de março, e desde então vem sendo renovado cada vez que vence, como medida de prevenção da Covid-19. A última prorrogação ocorreu no mês passado.

Além das atividades escolares, o decreto proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como shows, eventos religiosos, feiras, apresentações circenses, eventos científicos e passeatas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na quarta-feira (2).

Publicidade:

 




 









 

Polícia descobre câmeras clandestinas que monitoravam viaturas em bairro de Feira de Santana


 

Um sistema clandestino de videomonitoramento foi descoberto pela Polícia Militar, no bairro de Queimadinha, em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. Quatro câmeras foram instaladas para acompanhar a circulação de viaturas da polícia no bairro.


O caso aconteceu por volta das 17h de segunda-feira (30), após uma denúncia anônima sobre um suspeito de tráfico de drogas no bairro. Policiais militares da 66ª Companhia Independente de Polícia Militar (Cipm/Feira de Santana) viram um casal em atitude suspeita, que tentou fugir ao perceber a aproximação da viatura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a PM, com eles foi encontrada certa quantidade de droga. O casal, de identidade não revelada, foi levado para a delegacia e o homem foi preso. O caso será investigado pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo em seguida, foi observada a presença de câmeras instaladas em locais estratégicos. Os policiais perceberam que havia uma central clandestina de vídeo funcionando no local, para monitorar a chegada da polícia no bairro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A PM informou que foram apreendidos um monitor, as quatro câmeras, além de uma central de gravação de imagens. A ocorrência foi apresentada no Complexo de Delegacias da cidade, no bairro sobradinho.






Publicidade:

 




 









 

“8 anos de perseguição!!!! Dia primeiro de janeiro as correntes vão si quebrar!!!” publicou comerciante de Nova Cruz após vitória de Luciano de Noé


Vítimas da velha polêmica das correntes nas imediações do mercado municipal de Macajuba, dois comerciantes tiraram uma foto e postaram no Facebook, após a vitória de Luciano de Noé, “8 anos de perseguição!!!! Dia primeiro de janeiro as correntes vão si quebrar!!!, a publicação repercutiu. 



Quando assumiu a prefeitura em 2013, o então prefeito Fernão, colocou corrente no local e entrou na justiça pedindo a desapropriação dos pontos comerciais, a decisão foi favorável aos comerciantes, de acordo com informações ,o documento com o resultado da decisão se encontra na Câmara de Vereadores, mas o local permanece fechado, o então prefeito Nelson Brandão, colocou rampas de acessibilidade para cadeirantes no local, após uma matéria do Deixa Comigo Macajuba, onde Cristiano Silva que é cadeirante havia ameaçado denunciar ao Ministério Público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE









O assunto já foi motivo de confusão outras vezes

Entenda o caso:

Quando Fernão fez as construções, fechou o muro onde o Sr. Vanjoaldo tinha as posses, o motivo teria sido perseguição política.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE











Quando Tarciso assumiu a administração municipal, liberou a retirada do muro em obediência a ordem judicial e que, portanto, o Sr.Vanjoaldo em pleno direito de posse, vendeu os lotes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE







Essas informações são dos próprios comerciantes e do Sr.Vanjoaldo na época.



Vale lembrar que o terreno onde hoje é a feira livre de Nova Cruz foi invadido pelo então prefeito Fernão e que a família que era a proprietária da área, não aceitou que lhe foi proposto pela administração e o caso se arrasta até hoje na justiça.


Na época em janeiro de 2014 nossa reportagem falou com o então prefeito Fernão sobre a confusão da corrente e ele nos disse que o local não é rua e sim área dos boxes.



Disse-nos que os comerciantes envolvidos, invadiram o patrimônio público e que nas gestões dele e Diana, esse local sempre ficou acorrentado durante a semana.


Agora na gestão de Luciano de Noé a esperança é que chegue ao fim os constrangimentos dos comerciantes causadas pelas tão famosas e polêmicas corrente perto do Mercado de Nova Cruz, que já causou até um acidente com o carro da CIPE CHAPADA, na época mostrado aqui no Deixa Comigo Macajuba.
 


Publicidade:

 




 









 

Prefeito eleito de Macajuba forma equipe de transição, se preparando para assumir os destinos do município a partir de janeiro de 2021

 

O prefeito eleito de Macajuba Luciano de Noé , formou sua equipe de transição, de acordo com o decreto baixado pelo atual prefeito Murilo Sampaio que divulgou os nomes das pessoas que estão fazendo parte dessa passagem de gestão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é equipe de transição?


“A transição é uma ação democrática, ética, que deve ser desenvolvida entre os governos que concluem seus mandatos e os novos. Ela existe na tentativa de preparar o caminho de quem está chegando para que um dos princípios da administração pública, que é a continuidade do serviço público, não seja prejudicado pela mudança do governo”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A transição de governos deveria ocorrer sempre que um novo prefeito, governador ou presidente da República é eleito. O processo é importante principalmente quando o futuro gestor é adversário político do atual ocupante do cargo.

De um lado, a transição visa garantir à continuidade dos projetos e dos serviços públicos e, do outro, assegurar que o eleito não tenha surpresas quando assumir o cargo.

Resumindo

Luciano de Noé, preparou uma equipe de confiança para acompanhar como estão as coisas na prefeitura de Macajuba, para que quando assumir já esteja a par de tudo.

Lembrando que estas pessoas trabalham de forma voluntária.


Confira o decreto com os nomes:


Publicidade:

 




 









 



Ganhador recebeu celular patrocinado pela Arena MP na promoção Que Macajuba você quer para o futuro?, veja o vídeo



O Deixa Comigo Macajuba ouviu o desejo dos macajubenses de todas as localidades do município e exibiu as mensagens em todas plataformas do blog. no quadro ' a Macajuba que eu quero'

Em parceria com A Arena MP. No dia, 13 de novembro de 2020, foi feito um sorteio de um celular top entre as pessoas que participaram da promoção, que é uma parceria do Deixa Comigo Macajuba e Arena MP.



No sorteio feito ao vivo na Página do Deixa Comigo Macajuba do Facebook, Jair Pasteur foi o contemplado.

Veja o momento da entrega do celular:



Confira os vídeos de todos os participantes:

















Publicidade:

 




 









 

Diretores e outros profissionais foram exonerados em Macajuba; confira o decreto

Prefeitura municipal de Macajuba, publicou na tarde desta terça-feira, 01 de Dezembro de 2020, o decreto sobre exoneração de diretores, vice-diretores, secretários de escolas municipais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



(Clique aqui para ver o decreto)

Publicidade:

 




 









 

Dia Mundial de Luta contra a Aids: Rodoviária de Brasília recebe exposição 'Indetectável'

Mostra fica no hall da estação Central do Metrô, até sexta-feira (4). São fotos, relatos e histórias de 13 pessoas que estão com vírus HIV indetectável no organismo.





A Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília
recebe, nesta terça-feira (1º), a partir das 8h, a exposição "Indetectável – o efeito de estar indetectável em cada uma dessas vidas é detectável: basta olhar nos olhos delas para ver". A ação ocorre no Dia Mundial de Luta contra Aids, celebrado com o objetivo de conscientizar sobre as medidas preventivas e o tratamento da doença.

A mostra ficará no hall da estação Central do Metrô, até a próxima sexta-feira (4). A ação abre a campanha Dezembro Vermelho no DF. Quem passar pelo local verá fotos, relatos e histórias de 13 pessoas que estão com vírus HIV indetectável no organismo

De acordo com o Governo do DF, são registros sensíveis, partilhados voluntariamente, que contam sobre o tratamento da doença e a luta contra o estigma, medos e angústias, as conquistas e motivações.

O Núcleo de Testagem e Aconselhamento (NTA) também vai distribuir autotestes de HIV, preservativos e dar orientações sobre prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Para evitar aglomeração, os testes distribuídos, não vão ser realizados no local.

A ação é uma parceria da Secretaria de Saúde com a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) e o Ministério da Saúde.

O que é estar indetectável?

Segundo a Secretaria de Saúde, estar indetectável significa estar com a doença controlada, sem sinal de adoecimento e sem transmissão do vírus através do sexo. Isso é possível, graças ao uso regular de medicamentos antirretrovirais, o que permite a recuperação do sistema imunológico.

Outras ações


Durante o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, trabalhadores e frequentadores da Feira Permanente do Riacho Fundo I vão receber orientações sobre prevenção, assistência e proteção contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Uma equipe de Saúde da Família da UBS 1 será responsável pelos trabalhos, das 10h às 14h.

"Os casos positivos detectados durante as ações receberão direcionamento para tratamento específico em um Serviço de Atendimento Especializado em HIV/Aids", disse a Secretaria de Saúde. 

Conforme o governo, nos Serviços de Atendimento Especializados (SAEs) são feitos outros exames complementares para averiguar a situação de saúde e o estágio da infecção. A partir disso, a rede pública estabelece o tratamento adequado com os antirretrovirais e outros medicamentos indicados, quando necessário

Aids e HIV


Aids é a manifestação sintomática do Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV) e, portanto, só aparece quando ele não é controlado. O que ocorre é uma queda no sistema imunológico, que fica vulnerável a doenças oportunistas, como pneumonia e tuberculose.

Até os anos 1990, casos de infecção pelo vírus eram descobertos somente quando as pessoas já haviam atingido o estágio da Aids. Naquela época, o Brasil ainda estava em fase de descoberta do vírus e desenvolvia as primeiras formas de tratamento. Ataulmente, com a detecção precoce do HIV, o número de casos de Aids tende a ser cada vez menor.

Outro ponto importante é que a principal forma de transmissão do HIV é o sexo sem preservativo. Qualquer relação sexual desprotegida, seja homossexual ou heterossexual, está suscetível à contaminação pelo vírus.

Outra forma de infecção é o contato com o sangue infectado. A gestante com HIV também pode transmitir a doença para o filho durante a gravidez, no parto ou na amamentação com o leite materno infectado (transmissão vertical).

Como prevenir

Segundo Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis do Distrito Federal, com as medidas de tratamento e de prevenção é possível não só deter o avanço da epidemia, como também garantir um tratamento adequado à pessoa com HIV/Aids. A gerente da vigilância, Beatriz Maciel Luz, afirma que o diagnóstico precoce é fundamental no tratamento. 

"O tratamento oportuno e as medidas de prevenção e profilaxia contribuem não só para reduzir a transmissão sexual e a transmissão vertical da doença, como também dão qualidade de vida ao portador do HIV/Aids", afirma a gestora. 

No DF, 92% dos pacientes com HIV/Aids, em tratamento adequado, conseguiram alcançar a carga viral indetectável, o que reduz a quase zero a chance de desenvolverem infecções oportunistas ou até mesmo de transmitir para outra pessoa.

"Hoje, tratamento também é sinônimo de prevenção. Apesar de ainda não ter sido encontrada a cura, é possível manter a doença crônica controlada.", diz Beatriz Luz.

Atendimento no SUS



O tratamento para o HIV é gratuito e feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Brasília, o teste rápido para HIV está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Núcleo de Testagem e Aconselhamento (NTA), localizado na Rodoviária do Plano Piloto.

O paciente que realiza o teste, se tiver um resultado de exame positivo e diagnóstico confirmado, é encaminhado a um Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em HIV/AIDS. "Uma vez diagnosticado e em atendimento no Serviço Especializado, o paciente receberá a orientação quanto à documentação necessária para retirar o medicamento. A prescrição do esquema terapêutico é individualizado, de acordo com cada caso, seguindo os protocolos clínicos do Ministério da Saúde", diz a Secretaria de Saúde do DF.

São oito unidades públicas de saúde especializadas:

  • Hospital Dia: Asa Sul EQS 508/509 - Asa Sul
  • Ambulatório do Hospital Regional de Sobradinho (HRS): Quadra 12 CJ B LT 38 Sobradinho 
  • Ambulatório do Hospital Regional Ceilândia (HRC): QNM 27 Área Especial 1 QNM 28 
  • Ambulatório do Hospital Universitário de Brasília: SGAN 605, Av. L2 Norte
  • Policlínica de Taguatinga: C 12 Área Especial nº 01, Setor Central
  • Policlínica do Lago Sul: QI 23 do Lago Sul
  • Policlínica de Planaltina: Área Especial entre Vias NS 01 WL04
  • Policlínica do Gama: Área Especial nº 1 – Setor Central
Fonte: G1 

Publicidade:

 




 









 

Barreiras Sanitárias são desativadas em Macajuba e prefeitura divulga novo decreto sobre o funcionamento de bares e restaurantes


A Prefeitura Municipal de Macajuba, divulgou nesta segunda (30), mais um novo decreto, que prorroga as medidas protetivas contra a Covid-19 até 15 de dezembro de 2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fica autorizado a prática de esportes, com a presença de público, mantendo a distância mínima de 1 metro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já para bares e restaurantes que funcionavam até às 22:00, poderá funcionar até a 00:00 (meia noite).

Este decreto, já está em vigor a partir desta terça-feira (01).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lembrando que as Barreiras Sanitárias foram desativadas em Macajuba.




Confira o decreto: 

 

Publicidade:

 




 









 





Divulgada lista dos selecionados do Programa Universidade para Todos, confira a classificação dos macajubenses


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou, nesta terça-feira (1º), o resultado da seleção para o Programa Universidade para Todos (UPT). O nome dos classificados está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos). O candidato contemplado efetuará sua matrícula de 03 a 07 de dezembro, exclusivamente online, em plataforma específica adotada por cada universidade parceira (UNEB, UESC, UESB, UEFS e UFRB). Esse ano foram ofertadas 12.105 vagas, totalizando 17.232 inscritos, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

No ato da matrícula online o candidato contemplado preencherá uma ficha contendo informações pessoais e escolares, um termo de compromisso atestando a veracidade das informações e cadastrará uma senha pessoal e intransferível. No retorno às atividades na modalidade híbrida (tempo casa/tempo escola), o estudante irá fazer a comprovação com a apresentação dos documentos, constantes no Edital SEC/CEPEE 011/2020 (https://bit.ly/3fVQDhs).

As atividades do UPT intensivo estão estruturadas para serem desenvolvidas, com 6h diárias de estudo, com atividades regulares e complementares, utilizando de recursos digitais e/ou tecnologias de informação e comunicação como plataformas digitais, vídeoaulas, aulas on-line ao vivo, lives semanais, com conteúdos preparatórios, concurso de redação, simulados, aulões virtuais interdisciplinares, repositório de aulas e trilhas de aprendizagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE









Os estudantes serão acompanhados e monitorados diariamente, para assegurar o engajamento na realização das atividades propostas para o fortalecimento da aprendizagem. Havendo a possibilidade de retomada presencial, as atividades nos municípios e nos polos de funcionamento, conforme anexo II do edital, passarão a ser ofertadas na modalidade híbrida (tempo casa/tempo escola).

Início das aulas

Assim como ocorre no formato presencial, na primeira semana acontecem as aulas inaugurais, que esse ano será de 08 a 11 de dezembro, oportunidade para o acolhimento dos cursistas e apresentação da metodologia das atividades do Programa. Além disso, serão promovidas palestras e rodas de conversas com apresentação das políticas de assistência e permanência estudantil, depoimentos e vivências de cursistas egressos e professores sobre a experiência do Ensino Superior, dentre outros temas. 

Confira a classificação dos macajubenses, que se escreveram:





Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado

 




Publicidade:

 




 









 

Filho de Macajubense é reeleito prefeito de Feira de Santana

Colbert Martins, do MDB, é reeleito prefeito de Feira de Santana — Foto: Divulgação/Prefeitura de Feira de Santa


Colbert Martins da Silva Filho, é filho de Colbert Martins da Silva que nasceu em Macajuba, em 12 de novembro de 1928 e faleceu em Feira de Santana, no dia 7 de novembro de 1994, ele foi um dentista e político brasileiro, sendo prefeito de Feira de Santana por dois mandatos, e agora seu filho foi reeleito prefeito de Feira por mais 4 anos.



Colbert Martins, do MDB, foi reeleito neste domingo (29), no segundo turno das eleições municipais, prefeito de Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador, para os próximos quatro anos. Às 19h25, com 100% das urnas apuradas, Colbert Martins conquistou 54,42% dos votos (164.831).

O candidato derrotou Zé Neto, que ficou em segundo lugar com 45,58% (138.073 votos).

A eleição em Feira de Santana tinha 18,83% (75.404) de abstenção, 1,63% (5.293) votos brancos e 5,21% (16.948) votos nulos.

Veja o resultado com 100% das urnas apuradas: 

Colbert Martins (MDB) – 54,42%
Zé Neto (PT) – 45,58%

Sobre o macajubense Colbert Martins da Silva


Colbert Martins da Silva (Macajuba, 12 de novembro de 1928 — Feira de Santana, 7 de novembro de 1994) foi um dentista e político brasileiro, sendo prefeito de Feira de Santana por dois mandatos.

Político por vocação, o odontólogo de Macajuba formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) chegou a exercer a profissão em Feira de Santana durante alguns anos. Mas a realização veio mesmo com a carreira pública. O grande líder do MDB (depois PMDB) foi secretário municipal no Governo de Francisco José Pinto dos Santos. A partir daí, viveu uma sucessão de vitórias: três mandatos de vereador, dois de deputado estadual e prefeito de Feira de Santana também por duas vezes, tornando-se referência pelo estilo popular de governar. A transferência da estrutura administrativa para bairros e distritos foi um dos pontos altos dos períodos em que administrou o Município. Dentre as suas realizações deixou o Planolar, destinado à construção de casas populares para pessoas de menor poder aquisitivo, e o asfaltamento da segunda pista da BR-324 (Rua Monsenhor Mário Pessoa), no trecho entre a Praça Jackson do Amaury e a Avenida Francisco Pinto, obra muito dispendiosa por causa das indenizações das casas particulares e comerciais, porém de extrema necessidade para melhorar o escoamento do trânsito e evitar acidentes. Outro grande marco foi a construção do Hospital Ignácia Pinto dos Santos – o Hospital da Mulher – no bairro Jardim Cruzeiro.

Macajubenses falaram nas redes sociais que o pai de Colbert Martins morava na Rua do Abrigo e era cadeirante.


Publicidade:

 




 






 


Publicidade Google