sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Carro da prefeitura de Macajuba perde o controle e sai da pista na estrada de Nova Cruz



De acordo com a publicação do site local Macajuba 24 Horas, um veiculo uno da prefeitura de Macajuba perdeu o controle e saiu da estrada na BA 484, que liga Macajuba até o distrito de Nova Cruz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE















Ainda segundo as informações do site, o carro seguia em alta velocidade pela estrada recém recuperada e acabou saindo da estrada próximo a região do Engenho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE













O site não trouxe mais detalhes sobre o ocorrido, que aconteceu na tarde desta sexta-feira, 29 de janeiro de 2021.

 







Publicidade: 



 POINT DO AÇAÍ 💥💥EM BREVE NA PRAÇA CASTRO CINCURÁ MACAJUBA BA 🍧 AÇAÍTERIA SELF-SERVICE 📲 REALIZE SEU PEDIDO (75) 9 9999-8086



 

 


Volta de auxílio emergencial ‘vai quebrar o Brasil’, diz Bolsonaro

presidente Jair Bolsonaro voltou a negar a possibilidade de retomar pagamentos do auxílio emergencial. Em “live” nas redes sociais nesta quinta-feira, 28, ele disse que prorrogar o benefício “vai quebrar o Brasil”. Mesmo com o aumento de casos e mortes relacionadas à covid-19, o presidente pediu à população que conviva com a covid-19 sem “destruir empregos” e pediu ainda o retorno do público aos jogos de futebol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Lamento, o pessoal quer que continue (o auxílio), vai quebrar o Brasil. Vem inflação, descontrole da economia, vem um desastre e todo mundo vai pagar caríssimo. Temos que trabalhar”, disse. Bolsonaro também voltou a citar que a capacidade de endividamento do País “chegou ao limite”.

“Temos que conviver com a covid, lamento as mortes mais uma vez, antes que falem que sou insensível. Mas, temos que conviver com esse problema,não podemos destruir empregos”, disse.

Apesar das mais de 221 mil mortes pela covid-19, Bolsonaro defendeu que a população volte a “sorrir” e sugeriu o retorno das torcidas aos estádios de futebol. “Nós temos que voltar a viver, pessoal. Sorrir, fazer piada, brincar, voltar aos estádios de futebol o mais cedo possível, que seja com uma quantidade menor, 20%, 30% da capacidade do estádio, temos que voltar a viver”, disse o mandatário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro voltou a criticar as medidas de fechamento e de restrição de horário do funcionamento do comércio, adotadas pelo governo do Estado de São Paulo e pela prefeitura de Belo Horizonte (MG).

Sem citar nomes, o presidente fez críticas indiretas ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e ao apresentador Luciano Huck, ambos cotados para a disputa presidencial em 2022. Ele fez referência a viagens realizadas por Doria e Huck durante a pandemia da covid-19, embora ambos defendam o isolamento social. “Eu não sou daquele de ‘vamos fechar’ e vai para Miami”, disse em referência a Doria.

O presidente repetiu ainda que todos os imunizantes contra a covid-19 aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) serão adquiridos pelo governo. Bolsonaro citou o trabalho “criterioso” do MInistério da Saúde, comandado por Eduardo Pazuello.

Bolsonaro evitou, no entanto, comentar o inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga a atuação do ministro na crise de saúde em Manaus (AM). Na quarta-feira, 27, Bolsonaro abandonou uma entrevista com jornalistas após ser questionado sobre o assunto.


Publicidade: POINT DO AÇAÍ 💥💥EM BREVE NA PRAÇA CASTRO CINCURÁ MACAJUBA BA 🍧 AÇAÍTERIA SELF-SERVICE 📲 REALIZE SEU PEDIDO (75) 9 9999-8086



 

 


Prefeito de Macajuba recebe visita do Comandante do 11º BPM

Na tarde da quinta-feira (28), o prefeito Luciano de Noé, recebeu em seu gabinete, a visita oficial do Comandante do 11º BPM, o Tenente-coronel Marcelo Pinto, esteve presente também, o vice-prefeito João Cintra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A visita teve como objetivo reforçar o compromisso da polícia militar com a segurança pública no município.







Publicidade: POINT DO AÇAÍ 💥💥EM BREVE NA PRAÇA CASTRO CINCURÁ MACAJUBA BA 🍧 AÇAÍTERIA SELF-SERVICE 📲 REALIZE SEU PEDIDO (75) 9 9999-8086



 

 


(COVID-19) Confira o boletim desta sexta-feira (29) em Macajuba


A Secretaria Municipal de Saúde de Macajuba e a Vigilância Epidemiológica, divulgou na noite desta sexta-feira, 29 de Janeiro de 2021, um novo balanço sobre casos que envolvem o novo coronavírus (Covid-19) no município

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

275 casos já confirmados de Covid-19 em Macajuba até hoje (29/01) sendo:

271 Curados

02 Ativos 

05 Suspeitos 

02 Óbitos


 Não houve aumento de  novos casos confirmado.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira o boletim:

                                          Publicidade: POINT DO AÇAÍ 💥💥EM BREVE NA PRAÇA CASTRO CINCURÁ MACAJUBA BA 🍧 AÇAÍTERIA SELF-SERVICE 📲 REALIZE SEU PEDIDO (75) 9 9999-8086



 

 


Em visita a Farmácia básica do município, reportagem do Deixa Comigo Macajuba flagrou remédios vencidos desde do mês outubro


A transição das gestões continua dando o que falar em Macajuba, depois da visita ao PSF de Malhada Nova, onde mostramos alguns remédios vencidos, a equipe de reportagem do Deixa Comigo Macajuba foi até a Farmácia Básica do município, que fica na Secretaria de Saúde e pode comprovar uma infinidade de medicamentos vencidos. 



Remédios que estavam vencido desde outubro de 2020, um problema que não foi visto durante a transição das gestões de Murilo e Luciano.



Questionado pelo Deixa Comigo Macajuba, a Farmacêutica contratada pela atual gestão alegou, que os profissionais da gestão do ex-prefeito não permitiram a entrada da equipe para checar os medicamentos durante o processo de transição. 


Entenda o que acontece quando medicamentos vencidos são jogados no lixo ou vaso sanitário e o que fazer para minimizar os seus impactos ambientais

Brasil é o sétimo país que mais consome medicamentos do mundo, mas existe pouca legislação referente ao correto descarte de medicamentos vencidos ou sem uso. Porém, devido aos grandes riscos à saúde humana e ao meio ambiente, o descarte de medicamentos deve ser feito em pontos de coleta específicos, para serem posteriormente encaminhados à destinação final ambientalmente correta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE









Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece como obrigatoriedade o correto descarte de medicamentos. No caso dos remédios, a chamada logística reversa funciona com as farmácias e drogarias aceitando medicamentos vencidos para encaminhá-los ao seu destino final sem risco de contaminação. A Anvisa possui uma lista de postos de coleta credenciados - o processo todo é regido pela norma ABNT NBR 16457:2016.

 

descarte de medicamentos é um problema que ocorre no mundo todo e é relativamente novo. Ele apresenta riscos à água, ao solo, aos animais e também à saúde pública. Nos Estados Unidos, a população recebe orientações para descartar medicamentos na privada ou no lixo, pois eles dão prioridade a reduzir o risco de uso não intencional ou overdose.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE









Mas o risco ambiental emergente está presente nesse tipo de atitude, devido aos “micropoluentes”. Assim, ao descartar medicamentos vencidos de forma incorreta, os consumidores contribuem com uma quantidade pequena, mas que quando acumulada causa grandes consequências. E o pior é que a maior parte das pessoas não sabe o mal que está fazendo ao realizar o descarte de medicamentos no lixo comum ou no vaso sanitário. Cerca de 20% de todos os medicamentos que utilizamos são descartados de forma irregular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE









contaminação ambiental ocorre pelo descarte incorreto e também pela parcela excretada na urina e fezes de produtos que tomamos. O uso de medicamentos veterinários também contribui; a criação de gado, peixes e animais domésticos utiliza antimicrobianos, antiprotozoários, hormônios, entre outros, e entram no meio ambiente da mesma forma, por descarte inadequado e excreções. Esses medicamentos vão parar em aterros, lixões, estações de tratamento de água/esgoto, corpos d’água ou no solo.

Os fármacos que ingerimos são metabolizados e eliminados pelo nosso corpo indo parar nas redes de esgoto junto com aqueles que descartamos em pias e vasos sanitários. Ele percorre todo o caminho até uma estação de tratamento de esgoto onde também sofre metabolização, mas muitos não são totalmente degradados e se tornam imprevisíveis. As estações de tratamento não foram projetadas para eliminar fármacos - eles são apenas atenuados. Existem técnicas de remoção de fármacos como ultrafiltração, ozonização, oxidação avançada, mas os elevados custos não viabilizam sua implantação para o tratamento de esgoto em larga escala.

Existe também a perigosa parcela de descarte de medicamentos no lixo comum, geralmente sobras de medicamentos vencidos. Como eles não são metabolizados, podem chegar em sua forma original aos aterros que, caso não possuam impermeabilização adequada, podem percolar (atravessar alguns meios) e contaminar o solo e o lençol freático em concentrações até maiores que via esgoto.

Riscos

Os problemas causados pela presença dos compostos de medicamentos no ambiente ainda não são muito bem conhecidos. Sabe-se que os medicamentos diluídos em água podem interferir no metabolismo e no comportamento de organismos aquáticos. Há fármacos que são persistentes e se acumulam no meio ambiente, além dos riscos de doenças na população e animais que podem encontrar medicamentos descartados no lixo e utilizá-los. Os antibióticos também são preocupantes, pois quando expostos ao meio ambiente, tornam as bactérias resistentes ao antibiótico em questão.

Outro problema se dá no âmbito da saúde pública. O armazenamento de medicamentos em casa aumenta o risco de intoxicação pelo uso indevido - cerca de 28% dos casos de intoxicações no Brasil são por medicamentos. As pessoas que manejam esses resíduos sem proteção, como catadores nos lixões, também são suscetíveis a eventos adversos e intoxicações caso achem o medicamento e o consumam.

Esse tipo de situação, que poderia ser controlado, deve-se em grande parte ao fato de a sociedade não ter informações quanto à forma correta do descarte de medicamentos e seus riscos. A maioria dos medicamentos descartados vem das sobras de remédios da nossa “farmácia caseira” - um hábito comum do brasileiro. Então o que podemos fazer para contribuir na diminuição do risco ambiental pelo descarte de medicamentos?

Formas de evitar contaminação ambiental de medicamentos

Uso racional de medicamentos:

Refere-se “à necessidade de o paciente receber o medicamento apropriado, na dose correta, por adequado período de tempo, a baixo custo para ele e a comunidade”. Use remédios de forma racional, sem exageros, sem automedicação e não interrompa o tratamento por conta própria. Também exija do seu médico uma prescrição completa e coerente, sem desperdícios.

Evite desperdícios:

Ao comprar medicamentos sem critérios ou em grandes quantidades para deixar armazenado em casa é mais provável que parte passe da validade sem uso e tenha que ser descartado. Existe hoje a PL 33/2012 em tramitação no senado desde de 2012 sobre a obrigatoriedade de se vender medicamentos fracionados. Assim, o consumidor compraria apenas o necessário para seu tratamento, evitando desperdícios.

Espalhe informação:

Muitas pessoas descartam medicamentos no lixo ou nas redes de esgoto por falta de informação, não por falta de opção. Conte para amigos e familiares que existem pontos de coleta como farmácias e drogarias espalhadas pela cidade que fazem o descarte ambientalmente correto dos medicamentos vencidos.

Descarte corretamente:

Se seu medicamento venceu e você só percebeu agora, não jogue no vaso sanitário ou no lixo! Agora que você sabe dos riscos que isso pode causar, leve os medicamentos até um ponto de coleta para o descarte ambientalmente correto. Ache o ponto de entrega mais perto de você na nossa seção de postos de reciclagem e veja como é fácil fazer o descarte de medicamentos vencidos em drogarias e farmácias.

E depois?

Ok, você fez o descarte correto dos seus medicamentos vencidos em um ponto de coleta, como em farmácias e drogarias, e depois, o que acontece com eles? Os objetos como seringas e agulhas são primeiramente descontaminados em uma usina de tratamento, depois destinados a aterros sanitários como resíduos sólidos. Os medicamentos vencidos são tratados por process


Publicidade: 


 POINT DO AÇAÍ 💥💥EM BREVE NA PRAÇA CASTRO CINCURÁ MACAJUBA BA 🍧 AÇAÍTERIA SELF-SERVICE 📲 REALIZE SEU PEDIDO (75) 9 9999-8086



 

 


Decreto que proíbe shows e aulas presenciais na Bahia é prorrogado



O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende os shows e as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado, 30, e vale até o dia 7 de fevereiro de 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O decreto ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.


                                          Publicidade: POINT DO AÇAÍ 💥💥EM BREVE NA PRAÇA CASTRO CINCURÁ MACAJUBA BA 🍧 AÇAÍTERIA SELF-SERVICE 📲 REALIZE SEU PEDIDO (75) 9 9999-8086



 

 


Publicidade Google