quinta-feira, 18 de março de 2021

Morre Herzem Gusmão, prefeito de Vitória da Conquista, vítima de covid-19




O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, de 72 anos, morreu por volta das 21h desta quinta-feira (18), devido a complicações da Covid-19. Ele estava internado há quase três meses no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, para tratamento do coronavírus.

Continue lendo após a publicidade



Na última sexta-feira (12), Herzem precisou ser intubado após apresentar uma piora no estado de saúde, que era considerado grave.

Ele foi diagnosticado com Covid-19 em 7 de dezembro de 2020. Pouco mais de sete dias depois, ele foi internado em Vitória da Conquista, no Hospital Samur, com complicações pulmonares causadas pela doença. Em 26 de dezembro, ele foi transferido para o Hospital Sírio Libanês.

Continue lendo após a publicidade


A informação da morte foi informada através de postagem nas redes sociais da assessoria de Herzem.

É com mais profundo pesar que informamos o falecimento do Prefeito de Vitória da Conquista, Sr. Herzem Gusmão, ocorrido na noite desta quinta (18), por volta das 21h, no Hospital Sírio Libanês. Informações do velório serão passadas pela Secretaria de Comunicação, SECOM. A família agradece todas as orações pela vida de Herzem.

Herzem deixa mulher, três filhos e um neto.

Por causa da internação devido à doença, em 1º de janeiro a vice-prefeita Sheila Lemos (DEM), eleita no pleito de 2020, tomou posse do cargo de prefeita de Vitória da Conquista. Uma semana depois, Herzem tomou posse do cargo em cerimônia virtual.

História

Herzem Gusmão era natural de Vitória da Conquista. Ele era graduado em direito com especialização em jornalismo.

Por 40 anos foi líder de audiência como radialista e se destacou como jogador de basquete no estado. Em 2015 assumiu o cargo de deputado estadual, foi presidente da Comissão Estadual de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia. Porém tinha o sonho de ser prefeito de Vitória da Conquista.

Disputou duas eleições em 2008 e 2012, mas não conseguiu se eleger. Em 2016 foi eleito prefeito da terceira maior cidade do estado. Em novembro do ano passado, Herzem foi reeleito em segundo turno com quase 98 mil votos.


Publicidade: POINT DO AÇAÍ 🍧 AÇAÍTERIA SELF-SERVICE Funcionamento todos os dias das 13:00 as 20:00 horas NA PRAÇA CASTRO CINCURÁ MACAJUBA BA 📲 REALIZE SEU PEDIDO (75) 9 9999-8086












Internauta diz que foi mal atendida no Posto de Saúde de Macajuba



Na noite de quarta-feira, 17 de março de 2021, o Deixa Comigo Macajuba recebeu uma mensagem de uma internauta reclamando do atendimento no Posto de Saúde de Macajuba, a internauta diz: “Fui no posto pela manhã falar com uma enfermeira só pedir uma informação sobre um medicamento e ela me tratou super mal, falei enfermeira posso falar com a senhora rapidinho, ela respondeu não posso não, mesmo sendo rápido ela não quis me ouvir, sei que eu não tinha marcado a consulta, mas ela me tratou super mal” enfatizou a internauta.

Continue lendo após a publicidade




Sobre o assunto a secretária de saúde Renildes Santana (Reni), explicou: “Seria interessante a pessoa entrar em contato com a Sec. Da Saúde através do tel. 74999462462, registrar a reclamação, dizer o dia, hora, nome do profissional envolvido e explicar melhor o que houve. Pois apenas referir que a enfermeira não pode atender naquele momento não é ser tratada mal. Pelo que foi abordado no texto, trata-se de uma autorização para tomar antibiótico e só quem pode passar esse tipo de receita é um médico durante uma consulta. O mais indicado seria essa senhora abrir uma reclamação no telefone indicado para elucidação dos fatos”.

Deixa Comigo Macajuba há  quase10 anos o Blog do Povo Macajubense

 






Publicidade: 

 POINT DO AÇAÍ 🍧 AÇAÍTERIA SELF-SERVICE Funcionamento todos os dias das 13:00 as 20:00 horas NA PRAÇA CASTRO CINCURÁ MACAJUBA BA 📲 REALIZE SEU PEDIDO (75) 9 9999-8086



 


 

Pacientes de hemodiálise de Macajuba passaram por transtornos na cidade de Itaberaba por demora de saída do carro



Segundo uma denúncia de um dos pacientes enviada ao Deixa Comigo Macajuba a mensagem enviada na quarta-feira, 17 de março de 2021, “o enfermeiro Heraldo foi pra Itaberaba em outro carro e botou o carro da hemodiálise pra esperar ele terminar o que ele foi resolver lá pra prefeitura, ou seja os pacientes 9:40 já tinha saído tudo e ficou empatado esperando Heraldo mais de uma hora, eu foi de um que passei mal , isso é inadmissível” disse: o internauta, que ainda completa “Hemodiálise é prioridade terminou vai embora descansar” 

Continue lendo após a publicidade




Sobre o assunto, o Deixa Comigo Macajuba entrou com a secretária de saúde Renildes Santana (Reni)

Em nota enviada, disse: “Enfermeiro Eraldo foi na Dires rapidamente assinar a Responsabilidade Técnica do Hospital Julieta Sampaio para que este possa receber o alvará sanitário. A prefeitura tinha dois carros na Hemodiálise de Itaberaba, ambos com vagas. Não tinha porque ter despesa de mandar um terceiro carro só para ir assinar um documento em Itaberaba. Tem-se que economizar o dinheiro público e não gerar mais despesas desnecessárias. Se algum paciente não estivesse se sentindo bem, deveria ter falado para ser reavaliado na própria clínica de hemodiálise.” palavras da secretária.

Deixa Comigo Macajuba há 10 anos o Blog do Povo Macajubense

 





Publicidade: 



 POINT DO AÇAÍ 🍧 AÇAÍTERIA SELF-SERVICE Funcionamento todos os dias das 13:00 as 20:00 horas NA PRAÇA CASTRO CINCURÁ MACAJUBA BA 📲 REALIZE SEU PEDIDO (75) 9 9999-8086



 


 

Rui anuncia volta de projeto que isenta famílias de baixa renda de pagar conta de água


Diante do agravamento da crise sanitária e seu impacto na economia baiana, o governador Rui Costa (PT) anunciou a renovação do projeto que isentou famílias de baixa renda do pagamento da conta de água. A medida, que esteve em vigor durante alguns meses em 2020, deve ser retomada para todo o estado.

Continue lendo após a publicidade



"Nós já tínhamos aprovado isso o ano passado e até amanhã, sexta-feira, nós enviaremos o projeto de lei pra Assembleia [Legislativa da Bahia] para autorizar o estado a pagar a conta daquelas pessoas de baixa renda por três meses", disse o governador, em transmissão ao vivo nas redes sociais, no final da manhã desta quinta-feira (18).


O governador explicou que os critérios serão os mesmos do ano passado — o cidadão precisa estar inscrito no cadastro social da Embasa e ter consumo mensal limitado a 25 metros cúbicos. "Isso é mais uma ajuda indireta às pessoas de baixa renda, contribuindo para que o eventual recurso que ela tenha na mão, ela venha utilizar para subsistência de sua família", defendeu.


Continue lendo após a publicidade



De acordo com ele, a isenção começará a valer cinco dias após a sanção do projeto. Antes disso, no entanto, o texto precisa ser aprovado na AL-BA.


CONTA DE LUZ


No ano passado, o governo do estado também fez um projeto para isentar famílias de baixa renda do pagamento da conta de luz , mas não há garantias de que isso vá se repetir em 2021. Rui afirmou que a gestão aguarda o pacote de benefícios anunciado pelo governo federal, já que em 2020 a União também concedeu isenção na conta de eletricidade. "Se o governo federal fizer, é desnecessário nós fazermos. Vamos aguardar um posicionamento deles", frisou.

 

Publicidade: POINT DO AÇAÍ 🍧 AÇAÍTERIA SELF-SERVICE Funcionamento todos os dias das 13:00 as 20:00 horas NA PRAÇA CASTRO CINCURÁ MACAJUBA BA 📲 REALIZE SEU PEDIDO (75) 9 9999-8086












Prefeitura de Macajuba alerta, evite queimar lixo dentro da Rua

Nos últimos dias os fiscais do distrito de Nova Cruz estão agindo contra as queimadas, algumas foram barradas pelos prepostos.

A prefeitura de Macajuba divulgou uma nota sobre o assunto, que diz:


Continue lendo após a publicidade






Deixa Comigo Macajuba há quase 10 anos o Blog do Povo Macajubense


Publicidade: 



 POINT DO AÇAÍ 🍧 AÇAÍTERIA SELF-SERVICE Funcionamento todos os dias das 13:00 as 20:00 horas NA PRAÇA CASTRO CINCURÁ MACAJUBA BA 📲 REALIZE SEU PEDIDO (75) 9 9999-8086



 


 

Senador Major Olímpio tem morte cerebral após Covid-19

O senador Major Olímpio (PSL) , de 58 anos, teve morte cerebral confirmada pelos médicos nesta quinta-feira (18) após ser diagnosticado com Covid-19. Ele estava internado em São Paulo desde o dia 2 de março para o tratamento da doença. A informação foi divulgada pela família nas redes sociais do senador.

Continue lendo após a publicidade


"Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, Senador Major Olímpio. Por lei a família terá que aguardar 12 horas para confirmar o óbito e está verificando quais órgãos serão doados. Obrigado por tudo que fez por nós, pelo nosso Brasil", diz a conta do parlamentar no Twitter.
O senador Sérgio Olímpio Gomes, conhecido como Major Olímpio, estava internado desde o dia 2 de março no Hospital São Camilo, na capital paulista, e no dia 5 de março foi transferido para uma unidade de tratamento intensivo (UTI).
Além de Olímpio, também já morreram de coronavírus, desde o início da pandemia, os senadores José Maranhão (MDB-PB), de 87 anos, e Arolde de Oliveira (PSD-RJ).

Natural de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, Olímpio completaria 59 anos em 20 de março. Foi deputado federal e deputado estadual em São Paulo por dois mandatos. Antes de se dedicar à carreira política, Olímpio serviu como policial militar no estado de São Paulo por 29 anos.

O senador deixa esposa e dois filhos. Antes de ingressar no PSL, em março de 2018, o senador já havia passado pelo Partido Verde, PDT e Solidariedade.

Além de bacharel em ciências jurídicas e sociais, titulação obtida ao concluir da Academia do Barro Branco da Polícia Militar, exerceu as profissões de jornalista, professor de educação física e de técnica em defesa pessoal, e também foi instrutor de tiro.

Há uma semana, a família publicou nas redes sociais de Olímpio que o quadro dele “era estável e inspirava cuidados” e pedia orações e respeito para que ele continuasse o tratamento. A piora no quadro de Olímpio provocado pela Covid-19 foi rápida. No dia 4 de março, quando internado, o senador usou as redes sociais para dizer que estava "evoluindo satisfatoriamente" e que “apesar da gravidade e tenho fé que em breve estou de volta ao combate!”.

Apesar da internação, Major Olímpio chegou a participar, em 3 de março de uma sessão de trabalhos do Senado, por meio de videoconferência direto do hospital.

Políticos lamentam morte de Olímpio
Nas redes sociais, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fez uma nota de pesar pela morte de Olímpio. "Minha solidariedade à família e amigos do Senador Major Olímpio. Infelizmente mais uma vítima da Covid-19".

"Olímpio foi um irmão pra mim e uma referência na política. Justo e com um coração gigante. Lutamos juntos em todos os momentos por justiça e verdade. Tinha o sonho de ser governador do estado. Morreu por uma causa. Não abandonou um minuto a sua obrigação e ficou até o último instante lutando e trabalhando na linha de frente para cumprir com honra o seu juramento a constituição". Junior Bozella, deputado federal por SP e presidente do Diretório do PSL em SP.

Continue lendo após a publicidade


O senador petista Humberto Costa também lamentou a perda: "Com a triste notícia da morte cerebral do senador Major Olímpio, o Senado perde o seu terceiro membro para a Covid, um vírus que já ceifou a vida de mais de 285 mil brasileiros em um ano. Quero apresentar minhas condolências à família, aos amigos e aos eleitores do Major Olímpio."

O ex-juiz e ex-ministro da Segurança Pública Sérgio Moro também comentou a morte: "Registro as minhas homenagens pessoais ao Senador Major Olímpio, um grande homem público. Minha solidariedade à família. Triste pandemia. Tristes tempos".

O também senador Davi Alcolumbre (Democratas) disse que iria sentir saudades. "Perde a política brasileira e todos nós, que ficamos mais pobres e mais tristes. Que Deus o receba e console a família, os amigos e os inúmeros eleitores e admiradores do nosso Major Olímpio. Fica aqui a saudade e o meu profundo pesar.

Atuação no Congresso

Major Olimpio foi eleito, em 2014, deputado federal pelo partido Solidariedade e, na Câmara, votou pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Em março de 2016, um mês antes da votação do impeachment na Câmara, Olimpio foi vaiado, durante cerimônia Palácio do Planalto, após protestar contra a posse do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil.

Em 2018 – já no PSL e na esteira da popularidade do presidente Jair Bolsonaro – Olimpio se elegeu senador por São Paulo, com mais de 9 milhões de votos.

Foi o candidato mais votado, superando 19 adversários, entre os quais Mara Gabrilli (PSDB-SP), que também foi eleita senadora, e o veterano Eduardo Suplicy (PT-SP) – que não conseguiu uma cadeira na Casa.

No Senado, o parlamentar afastou-se do governo Bolsonaro após a saída do ex-ministro da Justiça Sergio Moro e por desentendimentos com Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Policial militar de formação, no Congresso, Major Olimpio tinha como principal bandeira a defesa das forças de segurança pública.

Foi um dos responsáveis pela criação da Comissão de Segurança Pública do Senado, aprovada em março deste ano, quando Olimpio já estava internado. Era, inclusive, um dos cotados para presidir o colegiado.

Afável com colegas


Continue lendo após a publicidade


Durante discursos nas tribunas da Câmara e do Senado, com frequência, repetia aos gritos a palavra “vergonha” para demonstrar insatisfação com votações e alguns acordos partidários. Era famoso pela potência vocal. Muitas vezes, colegas diziam que Major Olimpio não precisava de microfones para ser ouvido. Apesar da postura incisiva, era afável no trato com os parlamentares e com a imprensa.

Lançou-se candidato à presidência do Senado duas vezes: 2019 e 2021. Nas duas ocasiões, contudo, retirou a candidatura no dia da eleição.

Além da defesa de policiais, Olimpio foi um dos protagonistas na articulação pela derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro à prorrogação, até 2021, da desoneração da folha de pagamentos de empresas de 17 setores da economia.

Publicidade: POINT DO AÇAÍ 🍧 AÇAÍTERIA SELF-SERVICE Funcionamento todos os dias das 13:00 as 20:00 horas NA PRAÇA CASTRO CINCURÁ MACAJUBA BA 📲 REALIZE SEU PEDIDO (75) 9 9999-8086










Após solicitação do prefeito de Macajuba, ponte do Rio Capivari começou ser reformada



Deputado Eduardo Alencar recebeu o prefeito de Macajuba Luciano de Noé em seu gabinete no dia 01 de fevereiro de 2021.

Na ocasião Luciano entregou um ofício solicitando apoio junto a Secretaria Estadual de Infraestrutura para a realização do serviço de proteção sob a Ponte Capivari, que liga Ruy Barbosa a Macajuba, na BR 130, bem como a sinalização de todo o trecho, no sentido de diminuir as ocorrências de acidentes na localidade. 

Continue lendo após a publicidade




A informação foi mostrada aqui no Deixa Comigo Macajuba.

Continue lendo após a publicidade




Na segunda-feira 15 de março de 2021, imagens enviadas por internautas ao Deixa Comigo Macajuba mostraram que deu início a reforma da ponte.



Deixa Comigo Macajuba há quase 10 anos o Blog do Povo Macajubense 





Publicidade: 


 POINT DO AÇAÍ 🍧 AÇAÍTERIA SELF-SERVICE Funcionamento todos os dias das 13:00 as 20:00 horas NA PRAÇA CASTRO CINCURÁ MACAJUBA BA 📲 REALIZE SEU PEDIDO (75) 9 9999-8086



 


 

Ex-BBB Nego Di é processado pela Globo e poderá pagar multa milionária



Nego Di, ex-concorrente do 'Big Brother Brasil', está sendo processado pela TV Globo por quebra de contrato. O humorista revelou já ter recebido uma notificação judicial da emissora.

Continue lendo após a publicidade



Nego Di teria quebrado o contrato com Globo por ter dado entrevistas a outros canais e meios de comunicação, e ainda "por revelar coisas de dentro do programa".

"As cláusulas de segredo são vitalícias. Eu não ia entrar com um processo contra a Globo, mas já tinha advogado para me defender caso eles entrassem", afirmou o ex-concorrente do 'BBB', dando conta de que já esperava esta reação por parte da emissora.
Continue lendo após a publicidade



Nego Di mostra-se magoado com a forma como foi tratado pela Globo e revela que corre agora o risco de ter de pagar uma multa milionária por ter quebrado o contrato.

Publicidade: POINT DO AÇAÍ 🍧 AÇAÍTERIA SELF-SERVICE Funcionamento todos os dias das 13:00 as 20:00 horas NA PRAÇA CASTRO CINCURÁ MACAJUBA BA 📲 REALIZE SEU PEDIDO (75) 9 9999-8086














Venha fazer seu acompanhamento dentário na Clionm Clínica Odontológica de Macajuba

A Clínica Clionm convida a você amigo que ainda não faz seu acompanhamento no Dentista,a se consultar com o Cirurgião Dentista Dr Alexandre Copello ,temos o melhor atendimento e profissionalismo da Cidade
Nos dias de Sábado, Segunda, Terça e quarta
Continue lendo após a publicidade




A Odontologia é a área da saúde que preserva e restaura o movimento mais lindo do ser humano O Sorriso
Não percam essa oportunidade ,agenda já a sua consulta nos telefones
74 3259_2179
74 99956_1978



Deixa Comigo Macajuba há quase 10 anos o Blog do Povo Macajubense.

Publicidade: POINT DO AÇAÍ 🍧 AÇAÍTERIA SELF-SERVICE Funcionamento todos os dias das 13:00 as 20:00 horas NA PRAÇA CASTRO CINCURÁ MACAJUBA BA 📲 REALIZE SEU PEDIDO (75) 9 9999-8086



 

 




Policia Militar de Macajuba prende homens armados na noite desta quarta-feira (17)

A PM de Macajuba prendeu dois homens armados na noite desta quarta-feira, 17 de março de 2021, segundo o comando da PM, um dos homens era menor de idade.

Após o flagrante foram levados para a delegacia de Itaberaba.




Da redação Deixa Comigo Macajuba, há quase 10 anos o Blog do Povo Macajubense

 



Publicidade: 



 POINT DO AÇAÍ 🍧 AÇAÍTERIA SELF-SERVICE Funcionamento todos os dias das 13:00 as 20:00 horas NA PRAÇA CASTRO CINCURÁ MACAJUBA BA 📲 REALIZE SEU PEDIDO (75) 9 9999-8086



 

 




Campanha de vacinação contra gripe começa em abril

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, começa no dia 12 de abril e vai até 9 de julho. O público-alvo é estimado em 79,7 milhões de brasileiros, e a meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários.

Os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas, de forma escalonada. Neste ano, a vacinação vai começar por crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Depois, será a vez dos idosos e dos professores (veja abaixo quem faz parte dos grupos prioritários e as datas das três etapas de vacinação).

Continue lendo após a publicidade


A campanha de vacinação contra a gripe vai coincidir com a imunização contra a Covid-19. O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente, devido à falta de estudos sobre a coadministração dos imunizantes, e a orientação é priorizar a vacinação contra o novo coronavírus.

O governo federal recomenda que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.
Continue lendo após a publicidade



Importância da vacinação

O ministério diz que a imunização contra a gripe é extremamente importante para a proteção dos grupos mais vulneráveis às complicações e óbitos decorrentes da doença, por isso deve ser mantida apesar de todos os desafios frente à circulação do novo coronavírus.

Segundo a pasta, a imunização contra a gripe vai prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Grupos prioritários

Continue lendo após a publicidade


A OMS (Organização Mundial da Saúde) definiu como grupos de elevada prioridade para a vacinação os profissionais da área da saúde e os idosos. Em seguida, sem ordem de prioridade, vêm as crianças de 6 meses a 5 anos, as gestantes e os portadores de determinadas doenças crônicas.

No Brasil, outros grupos também serão contemplados na campanha deste ano. Fazem parte do grupo prioritário, segundo o Ministério da Saúde:

Crianças entre 6 meses e 6 anos de idade

Gestantes e puérperas

Povos indígenas

Trabalhadores da saúde

Idosos com 60 anos ou mais

Professores das escolas públicas e privadas

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

Pessoas com deficiência permanente

Forças de segurança e salvamento

Forças Armadas

Caminhoneiros

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso

Trabalhadores portuários

Funcionários do sistema prisional

Adolescentes e jovens entre 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

População privada de liberdade

3 etapas de vacinação

A campanha nacional de imunização contra a gripe será distribuída em três etapas, de forma escalonada:

1ª etapa — de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde (25,2 milhões de pessoas)

2ª etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores (32,8 milhões de pessoas)

3ª etapa — de 9 de junho a 9 de maio: demais grupos prioritários (21,7 milhões de pessoas)

Tipo de vacina usada

Serão distribuídas 80 milhões de doses da vacina influenza trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, para a imunização do público-alvo.

A vacina é de vírus fragmentado e inativado (veja no gráfico abaixo) e tem três tipos de cepas do vírus influenza em combinação: H1N1 pdm09, H3N2 e linhagem B/Victoria.

Publicidade: POINT DO AÇAÍ 🍧 AÇAÍTERIA SELF-SERVICE Funcionamento todos os dias das 13:00 as 20:00 horas NA PRAÇA CASTRO CINCURÁ MACAJUBA BA 📲 REALIZE SEU PEDIDO (75) 9 9999-8086



 

 




Bolsa Família começa a receber auxílio emergencial em 16 de abril

O Bolsa Família vai começar a receber a primeira parcela do novo auxílio emergencial a partir de 16 de abril. Esse grupo de beneficiários segue o calendário regular de pagamento do programa, que é realizado nos dez últimos dias úteis de cada mês, de forma escalonada, de acordo com final do NIS (Número de Identificação Social).

Continue lendo após a publicidade




O Ministério da Cidadania informou que os outros beneficiários cadastrados pelo CadÚnico (Cadastro Único) ou pelo aplicativo da Caixa terão o calendário de pagamento definidos por Medida Provisória editada pelo governo federal. A expectativa é que o texto seja publicado nesta quinta-feira (18). A nova rodada do benefício começa em abril para todos os grupos, afirma a pasta.


Com quatro parcelas e valor médio de R$ 250, a nova rodada do auxílio emergencial foi liberada após a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) Emergencial no Congresso Nacional.


Promulgada na segunda-feira (16), a norma permite ao governo federal pagar o benefício em 2021 com R$ 44 bilhões por fora do teto de gastos e impõe mais rigidez na aplicação de medidas de contenção fiscal, controle de despesas com pessoal e redução de incentivos tributários.
Continue lendo após a publicidade




sacaram o abono salarial PIS/Pasep
Pente-fino


O novo pagamento terá um pente-fino do governo federal que contará com 11 bases de dados, como Caged, INSS, MEI, CNIS e Imposto de Renda, para restringir o benefício para quem realmente precisa.


"Vale destacar que o trabalho de cadastramento realizado no ano passado, que identificou os trabalhadores informais 'invisíveis', o cruzamento contínuo de dados realizado pelo governo federal e as ações de controle e fiscalização para evitar recebimentos indevidos permitem que o novo auxílio emergencial seja direcionado à parcela mais vulnerável da população", afirmou o ministério.



Encerrado oficialmente em dezembro do ano passado, depois de pagar R$ 294 bilhões para 68 milhões de brasileiros no período de oito meses, o auxílio emergencial desta vez deverá beneficiar 40 milhões de pessoas, incluindo os 14 milhões do Bolsa Família.

Continue lendo após a publicidade



Calendário da primeira parcela do auxílio para o Bolsa Família


NIS final 1 - 16 de abril
NIS final 2 - 19 de abril
NIS final 3 - 20 de abril
NIS final 4 - 22 de abril
NIS final 5 - 23 de abril
NIS final 6 - 26 de abril
NIS final 7 - 27 de abril
NIS final 8 - 28 de abril
NIS final 9 - 29 de abril
NIS final 0 - 30 de abril


O que já se sabe sobre o novo auxílio
- O governo já adiantou que serão quatro parcelas em média de R$ 250. Para mulheres chefes de família será de R$ 375 e, no caso de homens sozinhos, R$ 175


- O pagamento vai começar em abril para todos os beneficiários. Os do Bolsa Família começam a receber em 16 abril, no mesmo cronograma do programa


- O novo auxílio emergencial deve beneficiar 40 milhões de brasileiros, incluindo os 14 milhões do Bolsa Família


- Custo previsto é de cerca de 44 bilhões


- O número de parcelas será quatro


- A Caixa já informou que após a publicação de MP do governo poderá começar o pagamento uma semana depois


- O chamado marco fiscal, com a PEC emergencial, abriu espaço para o novo auxílio emergencial


- Mecanismo permite que o governo faça um novo endividamento, fora do teto de gastos, para pagar o auxílio emergencial





Publicidade: POINT DO AÇAÍ 🍧 AÇAÍTERIA SELF-SERVICE Funcionamento todos os dias das 13:00 as 20:00 horas NA PRAÇA CASTRO CINCURÁ MACAJUBA BA 📲 REALIZE SEU PEDIDO (75) 9 9999-8086












Publicidade Google