quarta-feira, 7 de abril de 2021

Falta de medicamentos, anestesia e outras broncas na saúde persistem em Macajuba



O Deixa Comigo Macajuba vem recebendo queixa dos macajubenses no tocante a saúde pública.

Nesta quarta-feira, 07 de março de 2021 nossa reportagem traz mais uma matéria para falar de reclamações de uma das pastas que vem sendo mais cobradas na gestão do atual prefeito Luciano de Noé.

 Continue lendo após a publicidade




Após as reclamações da ausência de uma médica no PSF Clemeceau Teixeira em Macajuba, a Secretaria fez a substituição e na próxima segunda-feira (12) terá uma nova profissional. 

Continue lendo após a publicidade




O município dispõe apenas de uma fisioterapeuta e devido a problema de saúde ficou alguns dias sem o atendimento, mas já retornou, a secretária de saúde do município alega que só pode manter uma fisioterapeuta por conta da pandemia.

Outra Bronca que está na boca do povo é a falta de anestesia nos Postos de Saúde e a Secretaria de Saúde do município não consegue resolver o problema alegando, que o material está chegando muito pouco.

Falta alguns medicamentos a exemplo de remédio de pressão e dipirona. 

Continue lendo após a publicidade




De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, alguns medicamentos que estão em falta estão programados para chegar nesta quinta-feira (08) e outros próxima semana.

Outra informação foi que em Malhada Nova a vacina Covid-19 foi aplicada em uma mulher de quase 60 anos, sendo que o município ainda não estava vacinando pessoas com menos de 60.



De acordo com Renildes Santana (Reni) secretária de saúde, o frasco da vacina vem com 10 doses e dura 8:00 horas após aberto, se ultrapassar esse tempo e não utilizar as vacinas, elas têm que ser desprezadas.



Muitas vezes não consegue completar a quantidade certa de pessoas para vacinar, nesse caso é indicado vacinar pessoas com idades próximas para não perder as doses. Isso acontece principalmente em zona rural distante.



Deixa Comigo Macajuba 10 anos o Blog do Povo Macajubense

 






Publicidade:




 

Bahia tem novo recorde de óbitos por Covid-19 em 24 horas

A Bahia registrou 189 mortes por Covid-19 nesta quarta-feira (7), segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). De acordo com a pasta, este é o maior número desde o início da pandemia em um boletim epidemiológico sobre a doença.
Continue lendo após a publicidade



Apesar de os óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados nesta quarta-feira. Anteriormente, o maior número de mortes recorde havia sido no dia 31 de março, quando foram contabilizados de 160 óbitos.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 16.107 , representando uma letalidade de 1,95%.

Dentre as mortes, 55,31% ocorreram no sexo masculino e 44,69% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,77% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,65%, preta com 15,25%, amarela com 0,48%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,72% dos óbitos.

O percentual de casos com comorbidade foi de 66,67%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,82%).

Outros dados

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.712 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 3.442 recuperados (+0,4%).

Dos 825.015 casos confirmados desde o início da pandemia, 794.967 já são considerados recuperados e 13.941 encontram-se ativos.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.140.986 casos descartados e 186.552 em investigação. Na Bahia, 45.896 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Continue lendo após a publicidade



No estado, 1.851.842 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra o coronavírus, até as 15h desta quarta-feira, de acordo com a Sesab.

Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quarta.

O boletim completo com dados da Covid-19 na Bahia está disponível no site da Sesab e em uma plataforma online.

Situação da regulação de Covid-19

Segundo dados do boletim, às 15h desta quarta-feira, 112 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação.

Outros 35 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

Leitos

A Bahia possui 3.324 leitos disponíveis para pacientes com Covid-19. Desses, 2.386 possuem pacientes (72%), conforme dados do boletim da Sesab nesta quarta-feira.

No estado, são 1.503 leitos somente de UTIs para adultos e a taxa de ocupação é de 83%, já que 1.252 leitos têm pacientes. Das UTIs pediátricas, 15 das 36 estão com pessoas internadas, o que representa uma taxa de ocupação de 42%.

Já os leitos clínicos adulto e pediátrico tem o mesmo índice de ocupação nesta quarta, de 63%.

Em Salvador, o índice de ocupação geral é de 76%, pois 1.175 dos 1.553 leitos estão com pacientes internados.

Ainda na capital baiana, a ocupação dos leitos de UTI adulto é de 80% e pediátrica 37%. Já os leitos de enfermaria, possuem ocupação de 73% para adultos e 62% para crianças e adolescentes.





                                          Publicidade:




 

Frota da prefeitura de Macajuba vem dando o que falar, prefeito diz que carros passou por manutenção, grava vídeo e ex-prefeito responde



Na tarde de terça-feira feira, 06 de abril de 2021, o prefeito Luciano de Noé (PSD), onde segundo ele vem recuperando a frota da Prefeitura Municipal e ainda alegou que os carros estavam sucateados.

O prefeito informou com exclusividade ao Deixa Comigo Macajuba, que no sábado (03) foi feito um mutirão para concertar alguns carros.

Continue lendo após a publicidade




A fala do prefeito nas redes sociais repercutiu e fez o ex-prefeito Murilo Sampaio (MDB) se pronunciar.

O ex-reitor Murilo Sampaio se pronunciou dizendo "...o povo Macajubense teve a oportunidade de vistoriar todos os veículos, deixamos tudo funcionando e organizado. 

Continue lendo após a publicidade


Esse era um momento desta máquina estar servindo a zona rural e dia após dia estão quebrando tudo. Além da falta de cuidados, falta também competência e vejo na expressão do gestor ausência de caráter com este tipo de pronunciamento. Ao meu ver, não conseguirá desenvolver um bom trabalho, não é à toa que muitos já desembarcaram."

Continue lendo após a publicidade




Segue abaixo o vídeo do prefeito Luciano de Noé falando sobre a frota, que chegou a virar mame nas redes sociais.

Os macajubenses esperam carros de qualidades e não farpas entre prefeito e ex-prefeito, diante dos fatos fica a duvida quem está com a verdade?
  



 Publicidade:




 

Senador Otto Alencar, concederá entrevista na Rádio Ipirá-FM


O Senador da República, Otto Alencar (PSD), concederá uma entrevista na Rádio Ipirá-FM 104,1 nesta quinta-feira, 08 de abril de 2021 ás 12h no programa Giro de Notícias na apresentação De Marcos Moreno e Marcone Macêdo.



Para acompanha a entrevista:Continue lendo após a publicidade




Rádio: Ipirá-FM 104,1

Site:
www.ipirafm.com.br

Aplicativo: Rádio Ipirá FM



                                          Publicidade:




 

Divisão Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura divulga nota sobre críticas a poda de mangifera na casa das enfermeiras


Moradores vizinhos a chamada “Casa das enfermeiras”, nos enviaram fotos do que prepostos da prefeitura de Macajuba estão fazendo com os pés de árvores da casa.



O local possui algumas plantas frutíferas dentre elas pés de manga, a poda causa críticas.



Procurado pelo Deixa Comigo Macajuba, o setor responsável da prefeitura divulgou uma nota que diz:



A Divisão de Agricultura e Meio Ambiente informa a toda população de Macajuba, que as arvores objeto de reclamação, trata-se de uma Mangifera indica L., conhecida popularmente como mangueira, manguita, manguinha ou manga. É uma arvore frutífera que tem sua origem nas florestas do sul e sudeste da Ásia.

De acordo com a legislação Estadual e Federal, as arvores que não são nativas e que representem risco para a saúde humana ou para os bens de propriedades públicas ou privadas são passiveis de uma autorização previa do órgão ambiental, podendo assim serem podas e/ou retiradas, desde que seja obedecidas as normas de segurança.

Continue lendo após a publicidade




O Chefe da Divisão de Agricultura e Meio Ambiente, Sr. Honorio Alves, informou ainda, que esteve no local e que após uma avaliação técnica foi constatado que as arvores estão causando danos as estruturas físicas locais e que estas arvores poderiam ser podadas ou retiradas. Foi dito, ainda, pelo mesmo, que está à disposição da população para eventuais dúvidas referente ao fato e/ou acontecimentos futuros.

Continue lendo após a publicidade




Cuidar do meio ambiente é um dever de todos

Prefeitura municipal, governando para todos.

Deixa Comigo Macajuba 10 anos o Blog do Povo Macajubense.




Publicidade:




 

(COVID-19) Confira o boletim desta quarta-feira(07) em Macajuba

A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica, divulgou na noite desta quarta-feira, 07 de Abril de 2021, um novo balanço sobre casos que envolvem o novo coronavírus (Covid-19) no município.

Continue lendo após a publicidade





330 casos já confirmados de Covid-19 em Macajuba até hoje (07/04) sendo:


320 Curados

 
08 Suspeitos

 
05 Ativos

 
05 Óbitos

 

Não houve aumento de novos casos confirmados de Covid-19

Continue lendo após a publicidade

Confira o boletim:

                                          Publicidade:




 

É #FAKE que termômetro digital infravermelho cause câncer e cegueira


Mensagens falsas afirmam que aparelho, que tem sido usado para evitar a propagação da Covid-19 no comércio, faz mal à saúde. Especialistas negam boato.

Continue lendo após a publicidade



Circula nas redes sociais que os chamados termômetros de testa, de raio infravermelho, que vêm sendo usados para aferir a temperatura de frequentadores no comércio, fazem mal à saúde e à visão, podendo até a levar a casos de câncer e cegueira. É #FAKE.


Consultado pela CBN, o clínico geral e o cardiologista Marcelo Sampaio, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, afirma que o uso deste tipo de termômetro é seguro. “Esse termômetro mede a temperatura de forma rápida e sem encostar nas pessoas. É um método bastante seguro, embora às vezes haja alguns problemas de precisão (da temperatura). Claro que não deve ser aplicado diretamente nos olhos, porque pode existir a possibilidade de lesões. Sobre a ocorrência de câncer, não existem relatos. Pelo contrário, o infravermelho é usado em alguns tratamentos oncológicos”, explica o médico.
Continue lendo após a publicidade



Ele lembra que não se trata de uma novidade na medicina, e sim de algo inusual para o cidadão comum. “Os infravermelhos como método de tratamento são usados há muito tempo na medicina, desde a década de 50. Eles têm ação especial principalmente na área de reumatologia e na medicina estética. O que pode gerar problema é uso indevido.” O médico diz ser recomendável que a pessoa que faz a medição fique a uma distância de 50 centímetros de quem passa pela aferição.

A presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Edna Almodin, também reafirma a segurança do termômetro de testa: “Os termômetros usados no comércio não prejudicam a retina. Não é utilizado nos termômetros um laser de UV (raios ultravioletas), e sim ondas de luz de UV, que por si só não alteram nossa retina.” Ela lembra ainda que a mira é na testa apenas.
Continue lendo após a publicidade



Shoppings brasileiros e outros estabelecimentos aderiram à aferição rápida de temperatura de clientes e funcionários para evitar a entrada de pessoas doentes. O termômetro, que conta com um gatilho, é apontado para a parte frontal da testa. Em geral, o parâmetro é a temperatura de 37,8ºC. Se a pessoa estiver com mais que isso, o aparelho apita.

Marina Ciongoli, oftalmologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, ressalta que a aferição da temperatura dura poucos segundos. “Surgimento de câncer ou dano à retina só se pensaria se fosse uma exposição muito prolongada. Existem vários tipos de raios infravermelhos, e este dos termômetros, pelo comprimento da onda, a baixa potência e o baixo tempo de exposição, não leva a malefícios para a retina. Mas é recomendado que a gente não direcione para os olhos.”

A pneumologista Patricia Canto Ribeiro, da Escola Nacional de Saúde Pública, diz que, em outras circunstâncias, o infravermelho pode ser lesivo, mas não nesta em que os termômetros de testa vêm sendo utilizados: “A exposição à luz infravermelha por longos períodos pode causar, sim, queimaduras na pele e lesões oftálmicas. Mas a exposição para aferição de temperatura é um período muito curto, não sendo lesivo à pele. E claro ninguém vai ‘mirar’ no olho da pessoa”, diz Patricia.

Ela ratifica que a luz infravermelha tem utilização médica ampla. “É usada para tratamentos de lesões como artrite, artrose, lesões musculares, e na fisioterapia, com supervisão de profissional habilitado”.

O boato tem circulado também em outros idiomas e foi alvo de checagem de agências internacionais como a AFP e o Polígrafo.


Fonte: G1 ( Publicado em 30/06/2020)


Publicidade:




 

CAMPANHA ABRIL SOLIDÁRIO🍽️O REFORÇO ESCOLAR POPULAR, SAIBA MAIS





Arrecadando alimentos e materiais de limpeza e higiene pessoal para doar a população carente de nosso município.



📌 RUA ZOTICO PEREIRA MARTINS EM FRENTE AO POSTO DE SAÚDE.



Faça parte dessa corrente do bem❗

UMA MÃO LAVA A OUTRA🤲🏽



Publicidade:




 

Publicidade Google