quarta-feira, 2 de junho de 2021

Número de casos ativos continua subindo em Macajuba

A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica, divulgou na noite desta quarta-feira, 2 de junho de 2021, um novo balanço sobre casos que envolvem o coronavírus (Covid-19) no município.
Continue lendo após a publicidade


403 casos já confirmados de Covid-19 em Macajuba até hoje (2/06) sendo:

381 Curados


35 Suspeitos


17 Ativos


05 Óbitos
Continue lendo após a publicidade



Houve aumento de 6 novos casos confirmados de Covid-19.

Confira o boletim:


Publicidade:

 




Seis cabeças de gado são furtadas em fazendas do município de Mundo Novo

Nesta madrugada de Terça para Quarta, foram roubadas 6 cabeças de gado em um terreno situado nas proximidades da entrada do povoado de Índai município de Mundo Novo. O gado pertence a Sidinei Alves dos Santos Lima, esposo de Aline Batista dos Santos.
Continue lendo após a publicidade


>
O gado roubado foi: 1 nelore branco com chifre de 14 arrobas, 1 pintada mocha de 14 arrobas, ambas ferradas com ferro AC. 1 pintada com chifre de 12 arrobas, 1 nelore com chifre 11 arrobas, 1 namore branco mocho de 8 arrobas e 1 garrote nelore mocho de 12 arrobas ferrado com ferro V.

Continue lendo após a publicidade


Os meliantes quebraram o cadeado e corrente, foram encontradas balas de arma de fogo.

Para qualquer informação ligue:

74 999212757

75 999616715
Publicidade:

 




Prefeitura de Macajuba trabalhando para manter a cidade limpa e bem cuidada.

A equipe da Prefeitura continua com a manutenção e limpeza nas vias públicas, trazendo melhorias para a população local, deixando as nossas praças e ruas limpas.

Continue lendo após a publicidade



Além da poda de árvores para preservar a cobertura vegetal, está sendo realizados limpezas dos jardins, e alguns pontos da cidade estão recebendo trabalho de nivelamento, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas.
Continue lendo após a publicidade




Não jogar lixo na rua deve se tornar um hábito de todos.
Manter nossas ruas e pacaças limpas é compromisso e dever de TODOS!


Prefeitura Municipal de Macajuba.
Governando para Todos!


#AprefTáOn
#NadaResisteAoTrabalho
#LimpezaEmMacajuba

















Publicidade:





Judson Marques falece vítima de Covid-19

O comerciante, ex-atleta e amigo Judson Marques faleceu nesta quarta-feira (02) vítima de Covid-19 em Salvador. Judson é um comerciante bastante conhecido e querido em Ruy Barbosa, dono da Gráfica Rápida e ex-atleta da natação em nosso município. Com o falecimento de Judson, Ruy Barbosa possui 28 vítimas da Covid-19.

Continue lendo após a publicidade






Fonte: Ruybarbosanoticias 

Publicidade:





Prefeitura de Macajuba recebe mais uma carreta tanque agrícola para atendimento de demandas no município

O gestor municipal conseguiu através da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), e emenda do Dep. Eduardo Alencar e o Dep. Otto Filho, trazer mais uma carreta tanque agrícola para o município de Macajuba, que foi entregue na manhã da última sexta-feira (28) de maio de 2021, com o objetivo de melhorar as condições de vida da população na zona rural e atender as demandas do município.

Continue lendo após a publicidade



#APrefTaOn
#NadaResisteAoTrabalho
#PrefeituraDeMacajuba






Publicidade:





Entulho em Rua de Nova Cruz, mostrado no Deixa Comigo Macajuba foi recolhido pela equipe da prefeitura

Continue lendo após a publicidade




No sábado, 29 de maio de 2021, O Deixa Comigo Macajuba mostrou um problema na Rua Nova 1, no distrito de Nova Cruz, que fica a 13 km de Macajuba, um entulho que tinha mais de 15 dias e nunca tinha sido recolhido.

Após a repercussão da matéria, o chefe de gabinete da prefeitura de Macajuba Gerônimo e Paulão. um dos fiscais do distrito, estiveram na redação do Blog do Povo Macajubense e prometeram resolver o problema.

Continue lendo após a publicidade




A imagem mostra que o entulho já foi retirado.



Em Macajuba a prefeitura sempre colaborou com a comunidade em retirar os entulhos.

Nesta Rua, No Loteamento João Borges, a moradora reclama da lentidão para a retirada dos entulhos.

Continue lendo após a publicidade


 

 



Deixa Comigo Macajuba 10 anos O Blog do Povo Macajubense.




Publicidade:

 




Falta do pagamento do adicional de insalubridade, do adicional noturno e mudanças causaram insatisfação há alguns profissionais da saúde em Macajuba


Há mais de cinco meses, a secretária de saúde Renaildes Santana não paga aos enfermeiros o adicional de insalubridade, por ficarem frequentemente expostos a diversos tipos de doenças, e o adicional noturno, correspondente aos plantões trabalhados à noite. Direitos garantidos pela Constituição Federal de nosso país. 


Continue lendo após a publicidade


 

Diante dessa violação, os Técnicos de enfermagem enviaram um requerimento à secretaria solicitando a regularização da situação. os profissionais alegam que ao invés de executar o que a legislação determina, simplesmente executou transferências forçadas, retirando os enfermeiros do hospital onde trabalhavam à muito tempo, e os transferindo para os PSFs dos distritos.

Continue lendo após a publicidade


 

Eles contaram ainda, que logo ao início da gestão foram transferidos o ex secretário e uma profissional que há anos trabalhava no hospital.


Continue lendo após a publicidade


 

O Deixa Comigo Macajuba entrou em contato com a Secretária de Saúde do Município, Renildes, que enviou uma nota informando, que “a Prefeitura fez uma consulta jurídica e já iniciou o pagamento do adicional noturno dos funcionários efetivos desde a semana passada.

 

Quanto ao adicional de insalubridade também solicitado, ainda não existe legislação municipal que verse acerca dos níveis de insalubridade e periculosidade bem como os cargos que faz jus a tais adicionais. Sendo assim, a Prefeitura não tem como pagar sem essa avaliação que deverá ser feita por um Engenheiro do Trabalho ou Médico do Trabalho e aprovado na Câmara de Vereadores.

 

Os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem oriundos do concurso público foram alocados para as USF's pois a carga horária destas é compatível com a do concurso prestado, diferentemente da do Hospital.” explicou a Secretária.

Deixa Comigo Macajuba 10 anos o Blog do Povo Macajubense.




Publicidade:

 




STF dá 5 dias para Bolsonaro explicar Copa América no Brasil

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de cinco dias corridos para que o presidente Jair Bolsonaro apresente informações a respeito da realização da Copa América no Brasil.
Continue lendo após a publicidade



"Considerando a importância da matéria e a emergência de saúde pública decorrente do surto do coronavírus, bem como a urgência que o caso requer, solicitem-se prévias informações ao presidente da República no prazo legal", despachou o ministro do STF.

A determinação de Lewandowski foi tomada em uma ação na qual o PT tenta interromper os preparativos para a realização do torneio de futebol previsto para ocorrer nas próximas semanas. A decisão de realizar o torneio no país --um evento privado da Conmebol-- tem sido alvo de críticas diante do momento da pandemia de covid-19, com elevado número de casos e mortes no momento.
Continue lendo após a publicidade



Mesmo assim, desde a véspera, o governo federal tem apoiado à realização do evento. Nesta terça mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro disse que, no que depender da sua gestão, será realizada a Copa América no Brasil.

Além da ação movida pelo PT, outro partido de oposição, o PSB, recorreu ao STF para tentar barrar o evento esportivo no país. O torneio iria ser realizado conjuntamente por Argentina e na Colômbia, que declinaram sediá-lo.
Publicidade:

 




Câmara derruba veto sobre auxílio; falta análise do Senado

A Câmara dos Deputados derrubou dois vetos a projetos de lei, como o que atingiu a garantia de o pai solteiro receber duas cotas do auxílio emergencial de R$ 600. Esses textos e outros vetos derrubados parcialmente dependem de votação ainda nesta terça-feira (1°) no Senado, mas há acordo entre as lideranças para sua derrubada.

Continue lendo após a publicidade


O presidente Jair Bolsonaro havia vetado totalmente o Projeto de Lei 2508/20 (que originou a lei), da deputada Fernanda Melchiona (Psol-RS) e outros, sob o argumento de que a base de dados usada para pagamento do auxílio não continha informações para verificar se o homem pleiteante da dupla cota realmente possuía a guarda dos filhos. Esse auxílio foi pago ano passado durante cinco meses.

Embora o projeto se refira a uma lei que perdeu vigência, há outros pontos no texto que tratam de outros temas correlatos, como o que garante o pagamento retroativo a que faria jus o genitor ou genitora que teve seu benefício subtraído ou recebido indevidamente por outro genitor ou genitora em virtude de conflito de informações sobre a guarda de filhos em comum.

Continue lendo após a publicidade


Assim, como o recebimento do auxílio usava plataformas de autodeclaração sobre quem tinha a guarda dos filhos para ter direito à dupla cota, muitas mães ficaram sem poder receber inicialmente devido ao fato de a primeira declaração ter sido feita indevidamente pelo pai.

A proposta determina ainda à Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência - Ligue 180 a criação de uma opção específica de atendimento para denúncias de violência e dano patrimonial para os casos em que a mulher tiver o auxílio emergencial subtraído, retido ou recebido indevidamente por outra pessoa.

Ajuda para internet

Outro veto derrubado pelos deputados foi o veto total ao Projeto de Lei 3477/20, do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) e outros, que prevê ajuda de R$ 3,5 bilhões da União para estados, Distrito Federal e municípios a fim de garantir o acesso à internet para alunos e professores das redes públicas de ensino em decorrência da pandemia de covid-19.

O Executivo argumentou que o projeto não apresentava estimativa de impacto orçamentário e compensações com corte de despesas.

O texto aponta como beneficiados os alunos pertencentes a famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e os matriculados em escolas de comunidades indígenas e quilombolas. Quanto aos professores, são abrangidos os de todas as etapas da educação básica.
Continue lendo após a publicidade



Entretanto, o projeto diz que os recursos deveriam ser repassados em parcela única até o dia 28 de fevereiro de 2021 de acordo com o número de professores e de matrículas desse público-alvo.

Como fonte para obtenção dessa verba, o substitutivo cita o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e o saldo correspondente a metas não cumpridas dos planos gerais de universalização do serviço telefônico fixo.

O texto determina que o dinheiro deverá ser utilizado para a contratação de soluções de conectividade móvel (pacote de dados para celular), mas, alternativamente, estados e Distrito Federal poderão contratar conexão na modalidade fixa para domicílios ou comunidades se for mais barato ou quando não houver acesso a rede móvel.
Apagão no Amapá

Os deputados também derrubaram o veto a dois itens do projeto de lei de conversão da Medida Provisória 1010/20, que isenta da conta de luz moradores de cidades do Amapá afetadas pelo apagão em novembro do ano passado. A MP foi convertida na Lei 14.146/21.

Um deles vai permitir o repasse à Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), responsável pelo apagão, de valores maiores que os calculados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) dentro do limite de R$ 80 milhões a título de ressarcimento pelos descontos nas tarifas.

O outro trecho restituído permitirá o uso de possíveis sobras para pagar até mais três meses de faturas de energia de consumidores residenciais de baixa renda.

Municípios

A Câmara derrubou ainda o único ponto vetado no Projeto de Lei (PLN) 2/21, que muda a LDO 2021, permitindo transferências voluntárias a municípios com até 50 mil habitantes mesmo que a prefeitura estivesse inadimplente perante cadastros ou sistemas de informações financeiras, contábeis e fiscais.

O argumento do Executivo é que isso contrariaria o interesse público, já que municípios com essa faixa de habitantes respondem por cerca de 88% do total de cidades, por subtrair, imotivadamente, relevante medida de finança pública o que tornaria os instrumentos de controle e de boa gestão fiscal ineficazes.

O projeto, transformado na Lei 14.143/21, exclui da meta de resultado primário ações e serviços públicos de saúde ligados à pandemia, recursos para o Pronampe e para o programa emergencial de manutenção do emprego e da renda.

Confira outros projetos com vetos derrubados parcialmente:

- Projeto de Lei 5028/19, que disciplinou regras para o Programa Federal de Pagamento por Serviços Ambientais (PFPSA);

- projeto de lei de conversão da Medida Provisória 998/20, sobre regulação do setor de energia;

- Projeto de Lei 7843/17, que estabelece regras para a eficiência na administração pública, prevendo o máximo de informatização e regras para divulgação de dados e acesso por parte do público;

-Projeto de Lei 5191/20, que cria a figura dos fundos de investimento para o setor agropecuário (Fiagro); e

- projeto de lei (PLN) 28/20, da lei orçamentária de 2021, em itens que permitirão mais contratações de bombeiros e policiais militares do Distrito Federal.

Publicidade:

 




Pazuello é nomeado para cargo na Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro nomeou nessa terça-feira, 1º, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello para o cargo de secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República.

Continue lendo após a publicidade


O ex-ministro, que é general da ativa, vai despachar no Palácio do Planalto com o novo governo.

Pazuello foi demitido do Ministério da Saúde em março, com a promessa de que receberia um outro cargo no governo, o que não havia acontecido até agora. Bolsonaro pretendia desde o início alocá-lo no comando da SAE, mas o titular da secretaria, almirante Flávio Rocha, não manifestou intenção de deixar o cargo.

De acordo com uma fonte ouvida pela Reuters, Rocha, que também é militar da ativa, pode ir para reserva em breve e então deixaria o posto.
Continue lendo após a publicidade



Pazuello foi nomeado no momento em que enfrenta um processo disciplinar no Exército por ter participado de um ato político em defesa do governo com Bolsonaro, no Rio de Janeiro, há 10 dias. Esse tipo de participação é vedado aos militares da ativa.
Publicidade:

 




"Quer auxílio é só fazer empréstimo no banco", diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro voltou a ironizar nesta terça-feira os pedidos pela ampliação das parcelas do auxílio emergencial como medida para compensar a perda de renda de famílias pobres com a pandemia de coronavírus. 

Continue lendo após a publicidade


"Como é endividamento por parte do governo, quem quer mais é só ir no banco e fazer empréstimo. Sabemos da situação difícil em que se encontra população, que perdeu empregos não por culpa do presidente", disse Bolsonaro, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada.

Sem apresentar dados, Bolsonaro ainda afirmou que o Brasil diminuiu a pobreza durante a pandemia graças ao auxílio emergencial. "Só dois países da América Latina diminuíram a pobreza, nós e o Panamá, se não me engano. Você não vai ver isso em lugar nenhum da imprensa. Qual país do mundo fez projeto como o nosso, que foi o auxílio emergencial? Gastamos em 2020 o equivalente a 10 vezes o Bolsa-Família. E tem gente criticando ainda, falando que quer mais".

Continue lendo após a publicidade


Outro alvo de críticas do presidente, as medidas de restrições impostas por governadores e prefeitos para conter a disseminação do vírus, também esteve presente no discurso a apoiadores. "Se eu tivesse autoridade sobre a questão da covid, estaria diferente o Brasil. Só vou falar isso e mais nada. Eu não fechei nada, não mandei ninguém ficar em casa e não destruí empregos. Não existe qualquer comprovação científica de que o lockdown evita você se contaminar. Pode atrasar, contaminar até mais tarde, mas você vai fazer lockdown até quando?", disse.
Publicidade:

 




China registra primeiro caso de gripe aviária H10N3 em humano

A China registrou o primeiro caso da gripe aviária H10N3 em um ser humano - um homem de 41 anos que vive na província de Jiangsu, no leste do país. A Comissão Nacional de Saúde do país confirmou o caso nesta terça (1º), chamando-o de "acidental".

Continue lendo após a publicidade


O paciente foi hospitalizado com febre e outros sintomas de gripe no dia 28 de abril. O diagnóstico do vírus H10N3 veio um mês depois, em 28 de maio. A comissão diz que ele se recupera bem e deve receber alta, mas não deu detalhes sobre como ocorreu a infecção.

Depois da confirmação, houve um trabalho de localizar pessoas que tiveram contato com o paciente, mas nenhum outro caso foi confirmado. 
O H10N3 é uma cepa do vírus com baixa capacidade de causar doença em hospedeiros e menos grave em aves domésticas. O risco de se espalhar em larga escala é considerado baixo por isso, diz o órgão. Ele não é considerado um vírus muito comum - segundo Filip Claes, coordenador do laboratório regional da Organização para Alimentos e Agricultura na Ásia e no Pacífico, foram apenas 160 casos registrados em 40 anos, especialmente em aves selvagens ou aquáticas na Ásia e pontos da América do Norte.
Continue lendo após a publicidade



A China tem registro de várias cepas de gripe aviária, que às vezes infectam pessoas que trabalham com esse tipo de animal. Desde que a cepa H7N9 matou cerca de 300 pessoas em 2016 e 2017, não houve registro significativo de infecções em humanos.

Publicidade:

 




Rui Costa anuncia a suspensão de transporte intermunicipal na Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou nesta terça-feira (1°), que os ônibus do transporte intermunicipal terão circulação suspensa entre os dias 20 e 27 de junho, para evitar que as pessoas viajem nas datas festivas e façam aglomerações. A informação foi divulgada no Papo Correria, programa do gestor nas redes sociais.
Continue lendo após a publicidade



No dia 17 de maio, Rui Costa já tinha anunciado que o transporte intermunicipal será suspenso pelo segundo ano consecutivo no período do São João a São Pedro, mas não tinha detalhado quando seria.
Continue lendo após a publicidade



Na oportunidade, o governador também adiantou que nenhuma festa junina será permitida na Bahia, independentemente do número de público.

As medidas são adotadas para evitar a disseminação do coronavírus no estado.
Publicidade:

 




Rui Costa anuncia data da segunda parcela do programa Bolsa-Presença

Continue lendo após a publicidade


O governador Rui Costa (PT) afirmou, durante o programa Papo Correria na noite desta terça-feira (1), que a segunda parcela do programa Bolsa-Presença será paga no próximo dia 10 de junho. O programa beneficia famílias com filhos matriculados na rede estadual de ensino e em condição de vulnerabilidade socioeconômica.
Continue lendo após a publicidade




Esta será a segunda parcela no valor de R$ 150. A previsão inicial do governo é de pagamento de seis parcelas. O programa beneficia 300 mil famílias, de acordo com divulgação estatal. O investimento total no programa é de R$ 280 milhões.

Publicidade:

 




Publicidade Google