terça-feira, 29 de junho de 2021

Prefeitura de Macajuba prorroga decreto de medidas de enfretamento a Covid-19; Confira



A Prefeitura de Macajuba prorrogo em mais um decreto as medidas de enfretamento a Covid-19, no município de Macajuba. A informações consta no Diário Oficial da Prefeitura e assinado pelo prefeito Luciano.
Continue lendo após a publicidade



De acordo com decreto o toque de recolher seguem até o dia 8 de julho das 21h às 05h, de 29 de junho até 08 de julho de 2021.

Ainda no decreto os estabelecimentos comercias que funcionem como RESTAURANTES LANCHONETES E SIMILARES deverão encerrar o atendimento presencial até as 19h de segunda a sexta-feira e aos finas de semana e feriados até as 14h. O serviço de entregas de alimentos (delivery) é permitido até as 24h, ou seja, meia noite.
Continue lendo após a publicidade



Os bares e similares deverão encerrar os atendimentos até as 18h de segunda a sexta-feira e não poderão funcionar entre os dias 02 a 04 de julho.

A venda de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimentos comercias poderá ocorrer de segunda-feira a quinta-feira até as 18h e fica proibido entre os dias 02 a 04 de julho.

Confira:


                                          Publicidade:


 

Após liberação de emenda do ex-deputado apoiado pelo grupo de Murilo Sampaio, obras de pavimentação foram iniciadas pela prefeitura de Macajuba



No último dia 07 de junho foi paga a emenda do Ex Deputado Lúcio Vieira Lima, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, que gerou o convênio 897363/2019 com o Município de Macajuba.

Está garantido o recurso no valor de R$ 573.000,00 (Quinhentos e setenta e três mil reais), já em conta, que irá ser destinado à pavimentação de ruas da Sede.

Continue lendo após a publicidade





O projeto realizado na gestão do ex-prefeito Murilo está licitado e aprovado na Caixa Econômica Federal.

Continue lendo após a publicidade


 

Segundo o projeto executivo, serão calçadas as ruas B e C do Loteamento João Borges 1 e F, H e I do Loteamento João Pedreira Sampaio. O calçamento completa inclusive o projeto da Praça da Criança inaugurada no final de 2020.

Continue lendo após a publicidade


A prefeitura de Macajuba divulgou nesta, 29 de junho de 2021, o início das obras.

Apesar de ter sido uma conquista da gestão anterior para o povo macajubense, o prefeito Luciano de Noé, os vereadores do seu grupo e o secretário de Obras Everaldo Macedo. comemoraram nas redes sociais.


Publicidade:


 

Sem mostrar a que veio no primeiro semestre, presidente da Câmara de vereadores de Macajuba divulga em cima da hora sessão solene para esta terça-feira (29)

O primeiro semestre dos trabalhos legislativo de Macajuba encerrará nesta terça-feira 29 de junho de 2021, uma sessão solene foi divulgada em cima da hora, uma falta de respeito aos demais vereadores e a imprensa.

Continue lendo após a publicidade


A nota divulgada pelo presidente, que não foi enviada ao Deixa Comigo Macajuba diz:

O Presidente da Câmara Municipal de Macajuba, Estado da Bahia, usando das atribuições que lhes são conferidas, pelo art. 28, parágrafo 1º da Lei Orgânica Municipal, convoca a todos os Vereadores (a) para a sessão Solene de Encerramento do Primeiro Período do ano de 2021, que acontecerá hoje, dia 29 de junho do corrente ano, as 18 hs.

Continue lendo após a publicidade


 

Lembrando, em tempo, que devido as restrições impostas pelos Governos: Federal, Estadual e Municipal, que proíbe aglomeração e preza pelo distanciamento social em virtude da pandemia do coronavírus, a sessão será restrita aos Srs. (a) Vereadores (a) e equipe de apoio.  




Publicidade:


 

Com 10,8°C, Correntina registra menor temperatura do ano na Bahia: 'Todo mundo fugindo do frio'

A cidade de Correntina, no oeste da Bahia, registrou a temperatura de 10,8° C nesta terça-feira (29), a menor contabilizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em 2021. Os termômetros registraram também 11,5° C em Piatã, na região da Chapada Diamantina, e 13° C em Irecê, no centro-norte do estado.
Continue lendo após a publicidade



O inverno começou no dia 21 de junho no Hemisfério Sul, o que tende a registrar temperaturas mais baixas e redução de chuvas em algumas partes do Brasil, até o dia 22 de setembro.

O comerciante Leiv Rocha é dono de um bar em Correntina e afirmou que, mesmo com a população acostumada ao tempo frio, este ano as baixas temperaturas assustaram as pessoas e recolheu as pessoas dentro de casa mais cedo que em outros dias.

“Aqui está bastante frio. Principalmente para a gente que mora na região à Beira-Rio. Há quem goste e há quem não goste. As pessoas aqui estão acostumadas, mas a cada ano tem esfriado bastante. Já houve anos bem frios, mas esse ano chegou cedo. Inclusive, fechei o estabelecimento mais cedo. Mesmo no atendimento em delivery, tive que dispensar o pessoal porque está todo mundo fugindo do frio”, disse.
Continue lendo após a publicidade



Nesta terça-feira, no entanto, a Marinha do Brasil emitiu um alerta de ventos fortes e formação de um ciclone subtropical em alto-mar na região sul da Bahia. O órgão destacou que ventos poderiam chegar a 33 km/h, no litoral baiano, mas não chegaria a afetar a parte continental.

Os ventos fortes formados em alto-mar, trazidos pelo fenômeno, atingem também regiões mais a sul da Bahia, chegando a formar ondas de até quatro metros nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O órgão destacou que, por conta da passagem do ciclone, os navegantes devem se manter alerta e pediu que façam “ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio”



Publicidade:



Semana começou com chuva e ruas sem pavimentação causam transtorno em alguns pontos do município de Macajuba

Continue lendo após a publicidade


A chuva de inverno chegou chegando no inicio desta semana, na manhã de segunda-feira, 28 de junho, vários relatos de transtornos em ruas sem pavimentação em alguns pontos do município de Macajuba, a principal reclamação foi na Rua Mariano Vieira em Nova Cruz, onde existe uma promessa, que seria a primeira rua pavimentada pelo prefeito Luciano de Noé, mas passado 6 meses, os moradores continuam esperando a promessa.






Segundo o prefeito, a obra seria estadual porque o município não está em nenhum consorcio do Estado e por isso passou a ordem de serviço para o município, onde está sendo feito os trameteres para realização da pavimentação, que segundo o prefeito será ainda esse ano (2021)

Continue lendo após a publicidade


Nas proximidades do açougue de Rubens em Macajuba, a lama também causou transtorno também no início desta semana.






Os moradores esperam, que os políticos votados em Macajuba viabilizem pavimentação de Ruas, fazendo valer o voto do cidadão macajubense.



Deixa Comigo Macajuba há 10 anos O Blog do Povo Macajubense.


Publicidade:


 

Governo da Bahia prorroga toque de recolher até 8 de julho



Mais uma vez, o governo da Bahia prorrogou o toque de recolher, que agora será válido até 8 de julho em todo o território baiano. A restrição à locomoção noturna e a permanência em vias, equipamentos, locais e praças públicas continua vedada, das 22h às 5h.

Continue lendo após a publicidade



Assim como nos casos anteriores, a medida não se aplica aos indivíduos que se desloquem para atendimento em serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos e para situações em que fique comprovada a urgência nem para servidores, funcionários e colaboradores das áreas de saúde e segurança que estejam no desempenho de suas funções. Serviços necessários ao funcionamento da atividade industrial, do setor eletroenergético, das centrais de telecomunicações (call centers) que operem em regime de 24 horas e dos Centros de Distribuição, bem como o deslocamentos dos seus trabalhadores e colaboradores também não precisam seguir a restrição.


Com o decreto, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta terça-feira (29), com um conjunto de ações para combater a Covid-19, os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar suas atividades até 21h30, a fim de garantir o deslocamento de seus funcionários. Já o funcionamento de terminais rodoviários, metroviários, aquaviários e aeroviários, assim como o deslocamento de seus funcionários, ficam excetuados da restrição. O mesmo vale para os serviços de limpeza pública e manutenção urbana, os serviços de entrega em domicílio de farmácia e medicamentos e as atividades de transporte privado de passageiros.

TRANSPORTE
Continue lendo após a publicidade



Quanto ao transporte metropolitano, no período de vigência do decreto, a circulação dos veículos deverá ser suspensa das 22h30 às 5h. O mesmo ocorre com os meios aquaviários, que devem obedecer às regras editadas pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). A circulação dos ferry-boats deverá ser suspensa das 22h30 às 5h desta terça (29) a 8 de julho, com operação suspensa no sábado (3) e no domingo (4). Já a circulação das lanchinhas também deverá ser suspensa no mesmo horário até dia 8, com operação limitada a 50% da capacidade da embarcação no final de semana.

AULAS E ESPORTE

Em relação às aulas, segue a mesma regra: as atividades letivas poderão ocorrer em modo semipresencial nos municípios integrantes das regiões de Saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI se mantenham iguais ou inferiores a 75% por cinco dias consecutivos. As salas de aula devem manter ocupação máxima de 50% da capacidade.

No quesito esporte, também não houve mudanças. Continua proibida a prática de quais atividades esportivas coletivas amadoras até 8 de junho. Práticas individuais estão liberadas, desde que não gerem aglomerações.

O funcionamento das academias e espaços voltados para a realização de atividades físicas segue liberado. A regra é de ocupação máxima em 50% da capacidade do local.

EVENTOS
Continue lendo após a publicidade



Ademais, eventos e atividades em todo o território baiano, independente do número de participantes e ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas estão proibidos. O decreto cita como exemplos nominalmente: cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica, abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros e afins.

Além disso, shows e festas públicas ou privadas, independente do número de participantes, estão vedadas. A exceção são os eventos exclusivamente científicos e profissionais que podem ser realizados com público limitado a 50 pessoas.

Os atos religiosos permanecem autorizados, desde que respeitados os protocolos sanitários que preveem distanciamento social e uso de máscaras. Neste caso, a ocupação máxima permitida é de 25% da capacidade do local.

Publicidade:





Com risco de crise hídrica, Aneel anuncia nesta terça aumento na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a conta de luz deverá seguir com a taxa extra mais elevada no mês de julho. Caso seja confirmado, esse será o terceiro aumento de 2021. Nesta terça-feira (29), a Aneel fará reunião para definir o novo valor da taxa.

Continue lendo após a publicidade


 

O Brasil paga o valor da bandeira vermelha patamar dois, com tarifa de R$ 6,24 a mais a cada 100 quilowatts/hora (kWh) consumidos.

Continue lendo após a publicidade


margin: 0px;"> 

O sistema de bandeiras tarifárias aponta o custo real da energia gerada. O funcionamento, com as cores verde, amarela ou vermelha (patamar 1 e 2), indica se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

 

A principal razão para o aumento é a seca nas principais bacias hidrográficas que abastecem o país, por causa de um baixo de volume de chuvas na região dos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste. Esse é o menor volume registrado nos últimos 91 anos.





                                          Publicidade:


 

Bahia deve retomar aulas presenciais se mantiver queda de taxas da Covid, diz Rui



O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nesta terça-feira (29), que as aulas presenciais na Bahia serão retomadas se as taxas de contaminação pela Covid-19 e de ocupação de leitos de UTI continuarem em queda, a exemplo dos últimos dias.
Continue lendo após a publicidade



"Nós estavámos ontem com 75% e se esse número se mantiver nesse patamar ou inferior a esse nos próximos 10, 15 dias, vamos voltar às aulas presenciais. Essa será a segunda etapa, chamada de modelo híbrido,com alguns dias pesenciais e alguns remotos, para garantir que apenas metade dos alunos compareça a escola", disse o governador durante entre de obras no município de Ibipeba.
Continue lendo após a publicidade



"Se a taxa de contaminação e ocupação continuar caindo, a gente migra para a fase três que é 100% presencial, mas nesse momento estamos na expectativa desse número se manter ou cair para poder voltar", finalizou Rui.


Publicidade:



Bebida alcoólica será proibida no feriado do 2 de julho

De acordo com decreto publicado no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (29), estará proibida a venda de bebida alcoólica em todo o estado da Bahia, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de quinta-feira (1º de julho) até as 5h da segunda-feira ( 5). A exceção para o cumprimento desta medida será apenas para as regiões de saúde que alcancem a taxa de 75% ou menos de ocupação de leitos de UTI, durante cinco dias consecutivos.

Continue lendo após a publicidade


Também em toda a Bahia, o toque de recolher, que prevê a restrição da locomoção noturna de pessoas, passará a ser das 22h às 5h, a partir desta terça-feira (29) até o dia 8 de julho. Os meios de transporte metropolitanos ficam suspensos das 22h30 às 5h, de 29 de junho até 8 de julho.

A circulação dos ferry boats deverá ser suspensa das 22h30 às 5h de 29 de junho a 8 de julho, ficando vedado o seu funcionamento nos dias 3 e 4 de julho (sábado e domingo).

A circulação das lanchinhas também será suspensa das 22h30 às 5h desta terça-feira (29) até o dia 8 de julho, podendo funcionar no final de semana (dias 3 e 4 de julho) com limitação de ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação.

Aulas Continue lendo após a publicidade



As unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde.

Eventos e shows

Os eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas continuam proibidos, em todo o território da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados.

Segue suspensa ainda a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, além de atividades esportivas amadoras em todos os municípios baianos, até 8 de julho.

O decreto mantém a permissão de eventos profissionais e científicos com até 50 pessoas; além de atos religiosos litúrgicos desde que esses ocorram com 25% da ocupação dos espaços. Academias também podem manter o funcionamento, desde que limitem a 50% da capacidade.

Publicidade:


 

Jovem morre em acidente após descobrir sobre falecimento do pai


Érick Santos Paz, de 20 anos, estava a caminho do hospital e bateu contra uma árvore. O pai dele havia morrido de câncer momentos antes.

Continue lendo após a publicidade






Um jovem de 20 anos morreu em um acidente de trânsito momentos depois de saber da morte do pai, de câncer, no domingo (27), em Rosário do Sul, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Giovanni Lovato, Érick Santos Paz recebeu a notícia da morte do pai no início da manhã e estava a caminho do hospital quando perdeu o controle do veículo.
Continue lendo após a publicidade



"A mãe estava no hospital, e estavam chamando ele [Érick] lá. Ele saiu de casa apressado, aparentemente perdeu o controle do veículo em cima da Ponte Seca, e atingiu uma árvore", disse o delegado.

Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, por volta das 7h30, o jovem já havia morrido. O delegado afirma também que não havia indícios de envolvimento de outro veículo no acidente.

O velório de Érick e do pai estava marcado para ocorrer às 15 horas desta segunda-feira (28).

Fonte: G1


Publicidade:



Prefeito Luciano recebe a primeira dose da vacina contra a Covid-19

_Ele foi imunizado na Unidade Saúde da Família, em Macajuba. Cidade vacina pessoas com 40 anos ou mais._
Continue lendo após a publicidade




O prefeito Luciano de Noé (PSD) recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 a manhã desta terça-feira (29) na Unidade Saúde da Família, em Macajuba.


Ele tomou a vacina da AstraZeneca e recebeu o imunizante das mãos da enfermeira, Daiane.

Continue lendo após a publicidade



De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, pessoas com 40 anos ou mais podem ser vacinadas nas Unidades Saúde da família.







Fonte: Ascom de Macajuba Governando para todos 


Publicidade:



Confira nota informátiva da Embasa

Embasa mandou uma nota nesta terça-feira (29) sobre o abastecimento de água em Macajuba e região, confira
Continue lendo após a publicidade








Publicidade:



Publicidade Google