sábado, 17 de julho de 2021

Veículos pegam fogo no estacionamento da Ufba


Ao menos três veículos pegaram fogo na manhã deste sábado (17), no estacionamento da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro de Ondina, em Salvador. Apesar do susto, não há registro de feridos.

Continue lendo após a publicidade



Por meio de nota, a Ufba informou que o incêndio foi controlado por volta das 13h deste sábado pelo Corpo de Bombeiros.

Ainda na nota, a instituição disse que equipes da Coordenação de Segurança, da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura e da Pró-reitoria de Administração tentaram combater as chamas enquanto aguardavam a chegada dos bombeiros. A Polícia Federal já foi acionada e investigará as causas do incidente.

Continue lendo após a publicidade



Segundo Paulo Roque, que é funcionário da UFBA há cerca de 30 anos, as chamas começaram "de uma hora para outra".

"Tentamos conter, mas a labareda começou a ficar muito alta, aí foi passando da primeira para a segunda e para a terceira, quase que pegava no caminhão", explica.

"O carro estava parado normalmente e foi problema de curto-circuito da própria instalação do veículo. Ele estava parado e estava em perfeito estado de uso e conservação, devido à manutenção que ocorre de 15 em 15 dias e diariamente. Foi uma fatalidade", comenta.






Publicidade:



Bolsonaro terá alta do hospital neste domingo, diz médico

O presidente Jair Bolsonaro deverá ter alta neste domingo (18), segundo afirmou o médico Antônio Macedo, cirurgião-chefe da equipe que cuida do presidente. Bolsonaro está internado desde quarta-feira (14) em um hospital de São Paulo com um quadro de obstrução intestinal.

Continue lendo após a publicidade



Macedo falou com os jornalistas na porta do hospital Vila Nova Star. Segundo ele, o sistema digestivo de Bolsonaro já está funcionando. O próximo passo é passar da alimentação cremosa para a pastosa, explicou. Já a preferência por alimentos não fermentados é para evitar gases, diz o cirurgião-chefe. Andar de moto também não ganhou aval do médico, diz reportagem da Folha. Adepto de motociatas, Bolsonaro faria bem se as evitasse até se recuperar plenamente.

Continue lendo após a publicidade



Macedo ainda sugere a Bolsonaro mastigar bem a comida, ter refeições mais leves e se exercitar para não repetir o quadro clínico. O presidente emagreceu, embora não saiba precisar quantos quilos perdeu. O médico diz que, a depender da avaliação médica, já na segunda o presidente deve estar apto a dar expediente no Palácio do Planalto.



 Publicidade:



Caixa e WhatsApp fecham parceria para envio de mensagens sobre auxílio


Nos próximos dias, os beneficiários do auxílio emergencial passarão a receber de graça as informações sobre datas de depósito, de pagamento e de saque no celular. A Caixa Econômica Federal e o WhatsApp fecharam parceria, inédita no mundo, para o envio de mensagens sobre o benefício.

Continue lendo após a publicidade



Uma conta oficial e verificada da Caixa passará a enviar as informações sobre o auxílio emergencial. Segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, cerca de 500 milhões de mensagens gratuitas deverão ser enviadas durante o pagamento das parcelas restantes do benefício.

Receberão os avisos os clientes do auxílio emergencial com celular cadastrado no aplicativo Caixa Tem. O usuário poderá habilitar ou desabilitar o recebimento dos avisos. Serão enviadas mensagens sobre o calendário de crédito na conta poupança digital, o calendário de pagamento ou de saque em dinheiro e demais informações e comunicados.

Continue lendo após a publicidade



Segundo Guimarães, o uso do WhatsApp para enviar avisos é importante para garantir o acesso à informação a beneficiários muitas vezes sem acesso à internet. Essas pessoas, destacou o presidente da Caixa, não têm condições de entrar no site 
para tirarem dúvidas e fazerem consultas.

“Muitas das pessoas que vão receber essas mensagens de graça são pessoas mais humildes, que não teriam condições normalmente [de receber os avisos]. A parceria vem de ter o WhatsApp, que é o maior programa de comunicação por celular do mundo e a Caixa, um banco com 146 milhões de contas ativas”, explicou Guimarães.

A parceria foi anunciada em transmissão ao vivo na internet na presença do diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Facebook Brasil, Dario Durigan. Segundo ele, o aplicativo está à disposição para colaborar com o banco no envio das informações gratuitas. “Num momento tão delicado como esse, é importante que os usuários evitem aglomerações e estejam bem informados sobre o auxílio”, destacou.

Durigan ressaltou que as mensagens serão enviadas de uma conta oficial da Caixa, verificada no WhatsApp, e pediu que os usuários fiquem atentos para evitarem cair em golpes. “Não haverá pedido de senha nem de dados pessoais. Apenas informações sobre o auxílio serão enviadas”, disse o diretor do aplicativo.



Publicidade:



Ministro Rogério Marinho é internado e passa por cirurgia no coração na Bahia


O Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, está internado em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, desde a sexta-feira (16), e precisou realizar uma cirurgia no coração. Ele passa bem e deve receber alta nas próximas horas.
Continue lendo após a publicidade



Por meio de nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional informou que Rogério Marinho teve um mal-estar na noite de sexta, quando se deslocava para Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, onde passa férias com a família.

Rogério foi submetido a exames, onde foi diagnosticada uma obstrução arterial, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento. Ainda durante a madrugada, o ministro passou por uma cirurgia de angioplastia para a colocação de um stent.
Continue lendo após a publicidade



A assessoria da prefeitura de Porto Seguro informou que o ministro passou mal logo após desembarcar no aeroporto da cidade, por volta das 17h30, de sexta-feira, e que ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital Luís Eduardo Magalhães.

Por volta das 23h, o ministro precisou ser transferido para um hospital em Teixeira de Freitas com urgência.

Rogério Marinho tem 57 anos e é do Rio Grande do Norte. Nas redes sociais, ele chegou a comentar sobre o ocorrido e disse que passa bem.


"Amigos, tive um mal-estar na noite passada quando chegava em Porto Seguro-BA para férias com a família. Fiz exames e foi diagnosticada uma obstrução arterial. Na madrugada, passei por uma angioplastia para colocação de stent. Estou bem e espero receber alta nas próximas horas", escreveu na publicação.





Publicidade:



Prefeito Luciano e o Sec de Agricultura e Meio Ambiente Everaldo, participaram da Assembleia Extraordinária do Consórcio Chapada Forte

Prefeito Luciano de Noé e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Macajuba, Everaldo Macedo, participaram nessa última quinta-feira (15.jul), da Assembleia Extraordinária do Consórcio Chapada Forte.

Continue lendo após a publicidade



Entre os assuntos discutidos na Assembleia estavam a assistência técnica e extensão rural, regularização fundiária, insumos e equipamentos produtivo, a agroindustrialização e formação de aliança comercia com o setor privado.


Além de outros prefeitos e secretários de outros municípios, estavam presentes o Secretario Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca, e Aquicultura, Secretário de Meio Ambiente, Secretário de Desenvolvimento Rural, o Diretor da ADAB, Secretário de Relações Institucionais, Secretario de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, além de membros do ministério da Agricultura, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu e do SEBRAE, estre outros.

Continue lendo após a publicidade



Após a reunião o Prefeito Luciano de Noé e o Secretário Everaldo Macedo se reuniram com o Presidente do Consórcio Wilson Cardoso, o Secretário de Agricultura, o Chefe de Gabinete da Secretária de Desenvolvimento Rural e com a coordenação da CDA. Na reunião foi discutido a adesão do município de Macajuba no Consorcio Chapada Forte.


Segundo o Prefeito Luciano e Secretário Everaldo Macedo a proposta será encaminhada para votação na Câmara Municipal de Macajuba e ele espera que seja aprovada






Fonte: Ascom da Prefeitura de Macajuba Governando para Todos 


Publicidade:



Fazendeiro acusado de ajudar Lázaro Barbosa é solto pela Justiça

O fazendeiro Elmi Caetano, 74 anos, preso por auxiliar na fuga de Lázaro Barbosa, teve sua prisão preventiva revogada pela Justiça na sexta-feira (16/7). Ele foi indiciado em junho pelos crimes de favorecimento pessoal — consiste na ajuda prestada para que o autor do delito não seja alcançado pela autoridade pública — e posse ou porte ilegal de arma de fogo.
Continue lendo após a publicidade




Elmi estava detido no presídio público de Águas Lindas de Goiás desde o dia 24 de junho e vai usar tornozeleira eletrônica. A informação foi confirmada ao Correio pela defesa do fazendeiro.

A decisão é assinada pela juíza Luciana Oliveira de Almeida Maia da Silveira. No texto, ela diz não ver perigo na soltura do fazendeiro, que é idoso e tem residência fixa, e ressaltou que a simples suspeita, sem provas de que armas e munições encontradas com Lázaro Barbosa pertencem a Elmi, não seriam suficiente para respaldar o prolongamento da prisão.


"A prisão deve ser substituída por medida mais branda, especialmente por se tratar de réu idoso, com residência fixa, ocupação lícita e sem outras passagens pela seara criminal. Ainda, há nos autos documentos que indicam certa fragilidade na saúde de Elmi, o que deve ser sopesado, considerando que ainda persiste a pandemia do coronavírus", diz a decisão.
Continue lendo após a publicidade



Prisão de Elmi Caetano

O fazendeiro foi detido no dia 24 de junho após desobedecer uma ordem de parada dada por policiais penais, e foi perseguido pelos agentes até ser interceptado. O inquérito policial apontou que Elmi dificultou o trabalho da polícia e impediu a entrada de policiais na propriedade.


Lázaro Barbosa foi encontrado em uma área de mata no bairro Itamaracá, em Águas Lindas de Goiás três dias depois. Na troca de tiros com policiais da força-tarefa montada para capturá-lo, ele foi morto após 20 dias de buscas.

O homem é apontado como o autor do assassinato de quatro pessoas da família Vidal em Ceilândia Norte, no dia 9 de junho. Desde então, estava foragido e se escondeu nos distritos de Edilândia e de Girassol, que pertencem a Cocalzinho. Nesse período, invadiu chácaras, fez pessoas reféns e trocou tiros com a polícia.




 Publicidade:



Publicidade Google