domingo, 5 de agosto de 2012

ENTREVISTA COM CRISTIANO SILVA


Na primeira quinzena de julho o blog Macajuba Informa entrevistou Cristiano Silva, radialista e blogueiro, Cristiano é acima de tudo um comunicador nato. Dono de uma língua afiada, ele incomoda muita gente, especialmente, os políticos macajubenses, que ficam temerosos toda vez que o encontram. Cristiano comandava na época da entrevista o programa de rádio Deixa Comigo Macajuba, transmitido pela rádio comunitária Capivari FM.

Durante a entrevista ele respondeu perguntas sobre o seu trabalho, sobre política e, principalmente, sobre polêmicas que fizeram, ou fazem parte da sua vida. Hoje é aniversário de Cristiano, por isso, escolhi essa data tão especial para publicar a entrevista. Veja como foi:

1. Além de ser radialista você, também, mantem um blog e nele recebe algumas críticas pelos erros ortográficos, como você lida com essas críticas?

Eu lido com humildade. Porque eu não tive um muito estudo, tinha fraturas nos braços, o que dificultava bastante. E eu só estudei até a 4ª série. Mas, o blog já está contratando uma pessoa amiga para corrigir os erros.

2. A Capivari FM é uma rádio comunitária com poucos recursos financeiros próprios. Você acha que a sociedade macajubense contribui de forma satisfatória com a rádio, financeiramente falando?

Sim. Mas tem pessoas que podem e deveriam contribuir e não contribuem.

3. Como você avalia os contratos firmados entre a rádio e os poderes legislativo e executivo municipal, tendo em vista que ouvimos muitas críticas ao conteúdo vinculado por esses órgãos, especialmente, as transmissões das sessões da Câmara de Vereadores?

É uma questão complicada até de falar, mas se eu fosse o presidente da rádio a transmissão da Câmara passava sim, mas com limites. Eu acho que o povo deveria falar (nas sessões) e foi cortado. É importante, mas eu acho que a Câmara às vezes acaba desrespeitando os ouvintes, mas não é responsabilidade da rádio. Mas, em outros pontos é bom porque leva ao conhecimento da sociedade o que os nossos representantes fazem de errado.

4. Como é a sua relação com os políticos do nosso município, já que em seu antigo programa e no blog você faz duras críticas a eles?

A relação é boa. Embora algumas façam cara feia, mas depois desfazem novamente, porque cara feia pra mim é fome. Quando eu falo do político, eu falo do político em si, não do cidadão. Eu tenho o exemplo do prefeito Tarciso que faz uma fraca administração, mas como cidadão é gente finíssima.

5. Como você se sentiu quando o seu programa “DEIXA COMIGO MACAJUBA” foi retirado do ar logo após a entrevista com o ex-prefeito Aecio Pamponet, você se sentiu censurado?

Me senti censurado. Houve pessoas envolvidas na política por trás disso, pessoas que eu teria feito critica em meu programa. Eu acho que foi um absurdo a rádio ter feito isso, mas eu também entendo o lado da rádio, porque a campanha eleitoral está ai, eu só acho que o programa deveria ter sido retirado do ar no dia 7 de julho, não bem antes como aconteceu. Além disso, ficou uma má impressão, porque depois que Aecio falou cortou o programa e algumas pessoas até disseram que a emissora queria cortar a voz de Fernão, embora ele tenha dito pra mim que não iria falar no programa antes da campanha eleitoral. Mas, eu achei um absurdo, porque foi um programa que trouxe muitas coisas pro município. Por exemplo, eu já consegui cesta básica, já encontrei pessoas que não se conheciam, é um programa sério. Mas, eu não desisti, estou com um projeto novo e o programa Deixa Comigo Macajuba não acabou, porque o blog continua, apesar de não ter a mesma função do rádio, porque o blog nem todo mundo tem internet, infelizmente, em nosso país. Mas, o projeto Deixa Comigo Macajuba ainda não acabou, a voz de Cristiano Silva foi barrada, mas não foi calada.

6. Você acha que houve uma interferência política para que seu programa fosse retirado do ar?

Sim. De pessoas que fazem parte da rádio e que são envolvidas na política, não de político em si, mas de pessoas que se dizem sócio fundador, houve um complô. Essa entrevista com Aecio ela teve repercussão, colocaram no You Tube, pessoas da Alemanha viram, pessoas de Baixa Grande tiraram pra colocar nos blogs de lá. Eu acho que tem pessoas que não tem a capacidade de criar e acabam tendo uma certa dor de cotovelo. Não pensaram no bem da rádio e sim em me derrubar, porque a entrevista não houve problema nenhum, tanto que os dois grupos acharam errado a rádio tirar o programa do ar, tanto oposição, quanto a situação. Então ficou uma lacuna e a sociedade pede até hoje uma explicação a diretoria da rádio.

7. Até hoje, qual a entrevista mais polêmica, ou seja, a que mais repercutiu na cidade dentre as que você já fez?

Houve várias. Mas, a que gerou mais polêmica foi a entrevista com Aecio, teve muitos comentários. A do São João, que, também, gerou bastantes comentários. Uma matéria recente que gerou muita polêmica foi a que eu comparei os vereadores da nossa cidade que estavam se comportando como cachorros, teve vereador que não gostou. Eu diria que essas foram as três matérias mais polêmicas.

8. Certa vez você escreveu em seu blog que o vereador Allison o procurou para reclamar de algo que você escreveu no blog. O que aconteceu, realmente?

E como é a sua relação com ele? A minha relação com Allison é de amizade, porque quando eu falo dele, eu falo do vereador. Ele foi meu colega de rádio, grande profissional, mas como político não tem sido o que o povo macajubense esperou. Ele como jovem, ele não foi o que a juventude esperou. Mas, a eleição está ai, dá pra ele corrigir ainda. Ele reclamou dessa matéria que eu comparei os vereadores com cachorros, mas essa matéria foi baseada em fatos que a sociedade falou. Inclusive, depois teve alguém que criticou o meu português, comentando essa matéria. Mas, a minha relação com Allison, se depender de mim, é a mesma relação de quando eu o conheci, porque ele me deu força quando entrei na rádio. Mas, eu estou falando do vereador Allison e não do meu colega e amigo Allison Santana.

9. Esse ano, teremos eleição para prefeito e vereador. Você poderia fazer uma rápida avaliação dos candidatos a prefeito, Fernão Sampaio e Luiz Pamponet?

Sim, posso fazer. Eu não tenho lado partidário, apesar de já ter acompanhado partido político, mas hoje me arrependo, até porque a impressa tem que ser o partido do povo e eu o que tenho que falar eu falo na frente de um ou do outro. Eu avalio pelo seguinte, nós temos as vantagens e as desvantagens de cada um. A desvantagem de Luiz, por exemplo, é que muitos comentam que ele por ter sua empresa poderá deixar a cidade nas mãos de outras pessoas. Já o lado negativo de Fernão, o que muitas pessoas temem é que na segurança pública comenta-se que ele pode não apoiar o atual delegado que vem fazendo um bom trabalho, porque muitas pessoas que fazem coisas erradas na cidade estão do lado dele (Fernão). Mas, eu analiso como dois homens que brigam pelo poder, que brigam para estar no poder, agora eu acho que deveriam ter um plano de governo e não apenas pensar em derrubar o outro, porque a cidade está precisando de recursos. Luiz vem do grupo do atual prefeito, por mais que ele negue, ele está com o atual prefeito que não fez uma boa administração. Além da estratégia que ele usou em dizer que não era candidato, eu não achei uma boa estratégia. Já Fernão vem de um passado e vem mudando a personalidade, coisa que eu, também, não concordo. Vamos ver no que vai dar, mas eu torço que independente de quem ganhar que faça um bom governo, porque seja lá quem for prefeito, tendo sucesso, Macajuba tem sucesso e nós, macajubenses, teremos sucesso, também.

10. No geral, como você vê a política e os políticos macajubense?

A Câmara precisa sim ser renovado, mas existem pessoas que entraram agora na política ligadas a pessoas do passado, então, a renovação pode haver e é necessária, mas, também, pode não haver. Pode mudar alguma coisa, mas eu não acredito totalmente na mudança. Mas, a Câmara e a política de Macajuba em si precisam de renovação.

11. Cristiano, a mulher que você tanto falava na rádio durante o programa, ela existe mesmo ou era só pra dar audiência?

Falar dela é complicado pelo lado dela, mas existe sim, e é uma pessoa maravilhosa. Eu evito agora em falar com ela. Mas, eu falava na rádio pra ver a reação dela. No entanto, deu sim, audiência, teve pessoas que não gostaram porque eu deixei de falar dela. Como eu sou solteiro, por mim não tem problema, mas pode haver do lado dela. Agora, ela é uma pessoa maravilhosa, não posso dizer quem é, mas eu posso lhe garantir que ela existe e, como eu sempre falava, é uma pessoa dez. Sim, mas eu não falei só de uma mulher no meu programa, mas a principal, a qual você se referiu, a que dava bastante repercussão, a mulher do cabelo cacheado que os ouvintes têm curiosidade ela existe sim. É uma pessoa sincera, espontânea, verdadeira e eu desejo muita felicidade pra ela. Ela existe sim, mas eu não posso dar maiores detalhes porque seu blog é bastante acessado.

12. Gostaria de deixar uma última mensagem para os nossos leitores?

Eu gostaria de agradecer a oportunidade de falar ao blog Macajuba Informa, um dos blogs mais acessados da nossa cidade. Deixar um abraço pra todos, pra o povo macajubense, um beijo pra todo mundo e humildade acima de tudo.

Poucos dias após conceder a entrevista Cristiano Silva pediu demissão da rádio Capivari FM e expôs o motivo em seu blog Deixa Comigo Macajuba. Segundo Cristiano sua saída foi motivada pela não punição do seu colega de rádio, o comunicador Walter Lima, tendo em vista que Walter emprestou sua voz para ser usada em propagandas eleitorais. Cristiano que teve o seu programa retirado do ar logo após a entrevista com o ex-prefeito Aecio Pamponet, em maio desse ano, achou que Walter, também, deveria sofre alguma punição por ter emprestado a sua voz para propagandas política. .
Aproveitando que hoje é o aniversário de Cristiano Silva o blog Macajuba Informa resolveu iniciar no facebook uma enquete: “Você acha que Cristiano Silva e o seu programa Deixa Comigo Macajuba na rádio Capivari FM estão fazendo falta para a população de Macajuba?”. Acesse o facebook  do blog Macajuba Informa e vote! 


(agradecemos ao nosso amigo Léo,comente a entrevista aqui nesse blog)
(fonte blog macajuba informa) 
-----------------------------------------------

Publicidade Google