segunda-feira, 3 de abril de 2017

O Desenvolvimento infantil e a Psicologia


(Foto Ilustrativa)



Segundo Papalia, falar sobre o desenvolvimento infantil, ou sobre o desenvolvimento humano, de forma geral, é complicado pelo fato de se saber que este desenvolvimento acontece em três grandes domínios que estão em constante conexão e que se influenciam mutuamente durante todo o processo de crescimento e maturação do ser humano.

 Os cientistas do desenvolvimento falam de modo distinto sobre esses três domínios como sendo: desenvolvimento físico, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento psicossocial, mas na verdade esses aspectos estão interligados.

 Durante toda a vida, cada um deles influencia os outros. Por exemplo, quando se fala em mudanças e estabilidades nas capacidades mentais como linguagem, aprendizagem, memória, pensamento, julgamento moral e criatividade está se falando do desenvolvimento cognitivo, capacidades estas que estão relacionadas ao crescimento físico e emocional, dificuldades nesta área podem levar a questões psicossociais. Uma criança que tem dificuldades para se expressar com palavras pode provocar reações negativas nos outros, o que influencia sua popularidade e seu senso de valor próprio.

Quando se fala do crescimento do corpo e do cérebro, das capacidades sensoriais e das habilidades motoras retrata-se ao desenvolvimento físico, que pode também influenciar outros aspectos do desenvolvimento, por exemplo, uma criança que tem constantes inflamações /infecções auditivas pode ter atrasos no desenvolvimento da linguagem. E por fim quando se fala de mudanças e instabilidades na personalidade e nos relacionamentos sociais, está se falando do desenvolvimento psicossocial, o qual pode influenciar o funcionamento cognitivo e físico.


 A ansiedade, por exemplo, pode influenciar no desempenho em uma prova ou na aprendizagem. Assim, diz-se que uma pessoa é mais do que um conjunto de partes isoladas, o processo de desenvolvimento é unificado, estando os três aspectos mencionados anteriormente extremamente inter-relacionados. O conhecimento sobre o desenvolvimento humano é importante durante todas as fases, mas no período denominado infância é primordial, por ser uma importante etapa da formulação do caráter do individuo, neste momento há a necessidade de um ambiente estável que permita um desenvolvimento cognitivo, psicossocial e físico adequado. 

Ao desenvolver-se em um ambiente estável, a criança tem a possibilidade de desenvolver suas habilidades de maneira mais natural e aos poucos se descobrir e desenvolver a sua personalidade e suas habilidades de relação interpessoal, assim como suas habilidades cognitivas, além de propiciar um espaço que virá garantir um adequado crescimento, desenvolvimento e funcionamento físico.

É importante que pais, responsáveis e professores fiquem atentos aos fatores que possam cercear o desenvolvimento infantil, agressões, abusos, bullying, falta de limites e déficits de aprendizagem são os fatores mais comuns para o atraso no desenvolvimento cognitivo, físico e psicossocial da criança.

A prática de atividades lúdicas e as que estimulem a interação com outras crianças são fundamentais para a criança, a imposição de regras e limites deve ocorrer também de maneira esclarecedora e objetiva, além, é claro, da existência do diálogo e de trocas afetivas. 

A psicologia dispõe de diversas ferramentas que podem auxiliar no combate a eventuais problemas relacionados ao desenvolvimento infantil, cabe aos pais e professores ao perceberem quaisquer dificuldades de aprendizado ou interação leva-los a um profissional de psicologia.

 VANIZE SAMPAIO GUEDES CARNEIRO

 PSICÓLOGA /CRP – 03/03623 

Contatos: Tel. (75) 33372254 Tel. (75) 988782128 Clinica de Saúde e Estética Maziero - Utinga Tel. (75) 32522844 Tel. (75) 998339788 Clinica de Saúde e Estética Maziero – Ruy Barbosa Tel. (75) 999016651 (vivo) / (75)988442832 -

Publicidade



Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Égua da Arena MP de Macajuba disputa grande campeonato de corrida em Capim Grosso Bahia

(Fotos: cedidas por Dr. Marcelo Pamponet)


Nos dias 01 e 02 de abril de 2017 a Arena MP de Dr. Marcelo Pamponet, esteve representando Macajuba, em um grande campeonato de corrida de animais realizado na cidade de Capim Grosso Bahia, no sábado, primeiro dia de corrida, entre 25 animais escritos a égua representando a Arena MP,teve o 3º melhor tempo e no domingo que foi o segundo dia, a égua representando a Arena MP, teve o 2º melhor tempo e foi a campeã da consolação em Capim Grosso Bahia.


O evento teve a presença do prefeito da cidade de Serrinha Dr. Adriano.

Teve ainda a presença do Dr.Leonardo Pamponet, veterinário da cidade de Baixa Grande, o responsável por cuidar da égua.


Além do Dr. Marcelo Pamponet, estiveram representando Macajuba, os empresários Po e Uá, Rodrigo Brandão,além de Zé Augusto que foi candidato a vereador em Macajuba nas eleições 2016.


Ivan irmão do prefeito Heraldo de baixa grande



Veja o Vídeo com trechos, da corrida:






Publicidade


Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

CIPE Chapada apreende arma de fogo no município de Macajuba

(Foto: enviada pela CIPE Chapada)

Por volta das 12:55m do dia 31 de março de 2017, a guarnição Oscar da CIPE CHAPADA ao fazer ronda no Distrito de Nova Cruz em Macajuba-BA um homem estava próximo da mata, ao avistar a viatura o mesmo deixou no local uma espingarda artesanal (bate-bucha) e correu mata à dentro, segundo a nota envia pela CIPE Chapada aos Bloges, eles fizram o cerco e não o encontraram o homem!

A espingarda foi apresentada na DEPOL de Macajuba-BA.



Nome do agente plantonista: Herval Passos de Araújo Júnior.



Fonte: CIPE Chapada.
Publicidade


Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Informações e imagens sobre as chuvas que caíram em Macajuba no fim de semana

(Fotos cedidas por macajubenses)

Na noite de sábado, 01 de abril de 2017, choveu a noite inteira em todo o município de Macajuba a chuva variou de 100 a 130 milímetros, o dia da mentira teve uma chuva boa de verdade.

Alegrou moradores da Zona Rural, na Fazenda Bravo que esperava a um mês por água do carro pipa da prefeitura, como foi mostrado aqui no Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM), a chuva chegou e encheu todos os tanques e claro fez água na cisterna que estava seca como mostramos na matéria.


Os moradores desabafaram, “a prefeitura não mandou mais deus mandou, ” na residência tem uma senhora com de mais de 90 anos de idade.



Sobre o assunto o vereador Toi, falou ao Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) na manhã deste domingo que tinha algumas pessoas na frente e que a prefeitura estava com alguns carros pipas, porem a demanda era grande, mas que graças a Deus a chuva chegou.

Na região da Fazenda Campinas, a chuva chegou a 100 milímetros.

Na Região da Fazenda Alto da Cruz, choveu 110 milímetros.


No povoado Malhada Nova, choveu 130 milímetros.

Esta imagem feita por Junior Queiroz do Ruy Barbosa Notícias, mostra o Rio Capivari com um grande volume de água.


As informações e fotos são passadas pelos moradores das localidades.

Já em Macajuba a chuva causou transtorno em algumas casas da cidade que tiveram alagamentos por conta do esgoto geral da cidade que estava entupido, como foi o caso da residência da professora Cassia, o esposo dela procurou o funcionário Joelson, durante a chuva e mostrou a situação, Joelson prometeu solucionar o problema nesta segunda-feira, 03 de abril de 2017,ele essa não é a primeira vez que isso acontece.

A previsão é de mais chuvas em Macajuba, até quarta-feira,05 de abril de 2017.

Veja o vídeo da casa alagada:


Publicidade



Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Cristiano Silva estará de volta com as notícias de Macajuba na Ipirá FM nesta segunda-feira

(Foto: Arquivo de Cristiano Silva)
Depois de alguns dias de férias Cristiano Silva, estará de volta no Programa Giro de Notícias da Rádio Ipirá FM, nesta segunda-feira,03 de abril de 2017, o programa vai ao ar de 12:00 as 13:00 horas e conta com a participação de Cristiano Silva com pelo menos 5 minutos de duração, quem também estará fazendo parte do programa é Agmar Rios, com as notícias de Mairi e região.

Durante a ausência de Cristiano Silva, muitos ouvintes que sintonizam a Rádio que é a mais ouvida no município de Macajuba, perguntaram sobre a ausência do comunicador.

Durante a feira livre de Nova Cruz, deste domingo, 02 de abril de 2017, vários ouvintes disseram que estavam sentindo falta e se alegraram com a informação de que Cristiano estará de volta nesta segunda-feira.



Agradecemos a Ipirá FM, por manter essa parceria com a gente.

Publicidade


Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Com 70 % dos votos Adelma Vitoria passou continua na disputa da competição sou rainha de cachinhos que terá início da 2ª fase nesta quarta-feira

(Foto Divulgação)


Elogiada por muitas internautas por está valorizando os cachos, a competição sou Rainha de Cachinhos passou de sua 1ª fase, com o apoio do salão Trilha da Beleza, O Blog vai proporcionar para a campeã um hidratante para cabelos cacheados e mais R$ 50,00 (cinquenta reais)

Está semana, quem passou para a 2ª Fase foi Adelma Vitoria que obteve 70 % dos votos.

A 2ª fase da competição começa nesta quarta-feira,05 de março de 2017.

Para Cristiano Silva coordenador do Blog, essas competições elevam a autoestima e ainda mais estão valorizando a beleza das mulheres, sobre a demora para a final Cristiano disse que é normal, são várias mulheres é como se fosse um campeonato de futebol e as eliminações acontece aos domingos e quartas-feiras, como diz o regulamento da competição.


Publicidade
Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Saiba quem ganhou os R$ 50,00 da promoção de 6 anos do Blog Deixa Comigo Macajuba, veja também um vídeo onde Cristiano Silva fala tudo sobre O Blog


(Foto retirada do Vídeo)

Na noite deste domingo, 02 de abril de 2017, O Blog Deixa Comigo Macajuba, reuniu na redação o coordenador Cristiano Silva, Tina Cerqueira que está de volta a equipe do Blog e O Blogueiro Junior Queiroz do site Ruy Barbosa Notícias, na reunião foi discutido sobre o retorno de Tina Cerqueira.

Foi feito o sorteio entre as pessoas que participaram da promoção de aniversário, onde foi feita uma pergunta de onde surgiu o nome Deixa Comigo Macajuba?



Opção A: o nome foi criado por Cristiano

Opção B: idealizado por um amigo de Cristiano

Opção C: inspirado em um programa da Rádio Excelsior AM que chamava Deixa Comigo Salvador.



Quem disse a resposta C, acertou, no total 43 pessoas acertaram, Tina Cerqueira disse um número entre as que acertaram e a ganhadora do R$ 50,00 (cinquenta reais) foi 22 Nessah Rosa C, ela e mais 42 pessoas responderam corretamente o nome Deixa Comigo Macajuba, foi da rádio Excelsior AM, que tinha um programa chamado Deixa Comigo Salvador, Cristiano quando trabalhou na Capivari FM, colocou o programa chamado Deixa Comigo Macajuba, que se tornou Blog, muitas pessoas deixaram sua opinião, uns erraram outros acertaram, mas agradecemos a participação de todos, devido problema no provedor de internet, não foi possível fazer o sorteio ao vivo.

Ganhadora



Veja o Vídeo de Cristiano Silva falando sobre as novidades do Blog:




Publicidade


Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google

Publicidade Google