terça-feira, 10 de abril de 2018

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 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Ufa! acabou o castigo: Depois de 6 meses, preposto da prefeitura de Macajuba troca lâmpada queimada em rua onde reside dois ex-vereadores que faz oposição a prefeita



O ex-vereador Silvestre, que mora perto do ex-vereador João Cintra, não teve direito a iluminação por 6 meses, o caso foi mostrado aqui no Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) em uma matéria publicada no dia 27 de fevereiro de 2018.

(Foto: Cristiano Silva/ Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM)

Só na tarde desta terça-feira, 10 de abril de 2018, a rua Barão do Rio Branco, perto da Praça Castro Cincurá, onde mora os dois ex- vereadores que faz oposição a atual prefeita Mary Dias, finalmente tive a lâmpada trocada, nossa reportagem flagrou o momento em que o serviço estava sendo feito por um preposto da prefeitura.

Este mesmo preposto foi responsável por tirar o refletor onde mora o blogueiro Cristiano Silva, deixando assim a rua com uma péssima iluminação.

Os ex-vereadores já saíram do castigo obtidos pela gestão nossa força nossa gente.

Em janeiro de 2018, a prefeita Mary chegou a dizer ao blogueiro Cristiano Silva que quem reclamasse da gestão no Blog iria ficar por último, mesmo com as recomendações da gestora a comunidade continua se valendo do Blog do Povo Macajubense para ter voz e vez.



A Rua Aurora em Nova Cruz onde mora o blogueiro Cristiano Silva, continua as escura depois que um refletor foi retirado, o blogueiro divulgou que seria uma represália contra o seu trabalho e o caso foi parar na justiça, o blogueiro entrou com uma ação no Ministério Público e a atual prefeita entrou com uma ação na vara civil contra o blogueiro.




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 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

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Após vários acidentes e muitos apelos através do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) lombada da Vila Santa recebeu novas sinalizações

(Foto: Cristiano Silva/ Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM)
Em 12 de setembro de 2017, O Blog do Povo Macajubense recebeu um apelo dos moradores da Vila Santa zona rural de Macajuba, o apelo dizia:

Quero pedir COM URGÊNCIA a colocação de "Quebra molas" na vila santa, pois praticamente todos os dias morri galinhas, gatos, cachorros. Inclusive Ontem passou um carro a 70 km/h e "pegou" meu gato em cheio, passou os dois pneus por cima, graças a Deus ele sobreviveu, mas infelizmente quebrou a perna, como é um animal pode ser um ser humano também, pois no local mora crianças, idosos adultos e jovens também.


Ainda de acordo com os moradores o pedido para colocar uma lombada no local era antigo.


A Vila Santa fica entre o distrito de Nova Cruz e a sede Macajuba.

Na época mostramos o vídeo do gatinho machucado, uma tristeza de se ver.

O vereador Alisson Santana na sessão de quinta-feira, 15 de março de 2018, fez um apelo sobre cuidados que as pessoas devem ter com velocidade em estrada e quem mora perto de estrada tentar evitar animais nas vias pública e ressaltou que é complicado falar desse assunto.

Um dia após o comentário do vereador, internautas comentaram no grupo do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) de WhatsAPP onde temos dois grupos de peso, que a lombada tinha sido feita na localidade da Vila Santa, mas estava muito alta e sem sinalização

Após a repercussão nas redes sociais durante este sábado, 17 de março de 2018, no Grupo de WhatsApp do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM), a equipe da prefeitura sinalizou o local da lombada, mais a lombada continuou alta e o local está mal sinalizado.
O casal Sergio e Joana, sofreu um acidente de moto quando passava pelo local na noite de domingo,18 de março de 2018, a filha Edna comentou em uma postagem do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM), que falava sobre a melhoria na estrada e sinalização da lombada.

Após o acidente, Joana que deslocou o braço tinha que esperar alguns dias para poder fazer o raio X em Macajuba, ela contou ao Blog do Povo Macajubense, através de telefone que um médico que não é ortopedista havia dito que seria uma faturinha simples o que não foi constatado no raio X em Feira de Santana, ela vai ficar um mês com o braço mobilizado e depois fazer fisioterapia.

A família pediu que fosse colocado sinalização e que seja reduzido o tamanho da lombada, mas até o momento nada disso aconteceu outros incidentes aconteceram no local, na madrugada de domingo, 01 de abril de 2018, quando retornava do evento Torneio do Vinho em Nova Cruz a jovem Darlice e uma amiga caiu na moto também na lombada, ambas sofreram escoriações.

Só na tarde desta quinta-feira,10 de abril de 2018, finalmente prepostos da prefeitura colocaram novamente mais sinalizações no local, duas placas com a distância de 100 metros avisando da lombada.


Infelizmente a prefeitura de Macajuba errou feio sobre a lombada da Vila Santa e poderia ser responsabilizada se caso as pessoas que tiveram danos causados por ela tivesse entrado com uma ação.

Saiba como deve ser uma lombada para cumprir o código brasileiro de transito.


Não basta simplesmente juntar o material necessário e construir uma lombada, a implantação da ondulação transversal na via pública dependerá de autorização expressa da autoridade de trânsito (diretor/presidente do órgão de trânsito) com circunscrição sobre a via.

Existem dois tipos de lombadas, o Tipo A e o B. O primeiro pode ser instalado em locais onde há a necessidade de limitar a velocidade máxima para 30 km/h em rodovias de trechos urbanizados, nas vias urbanas coletoras e locais, que são em regra, de baixo movimento. O segundo tipo pode ser instalado em via urbana local, cuja intenção seja reduzir a velocidade para 20 km/h, desde que não circulem linhas regulares de transporte coletivo de passageiros.

Se a lombada for implantada próxima a um cruzamento, deve ser respeitada uma distância mínima de 15 metros do alinhamento do meio-fio ou da linha de bordo da via transversal. A lombada do Tipo A deve ter de 8 a 10 cm de altura e 3,70 m de comprimento, enquanto a do Tipo B deve ter de 6 a 8 cm de altura e 1,5 m de comprimento. Em ambos os casos a largura é igual à da pista.

Além disso, existe a obrigatoriedade da sinalização, ou seja, deve haver no local as placas de Velocidade Máxima Permitida, duas de Saliência ou Lombada, sendo uma antes da ondulação transversal e outra com seta de posição junto à ondulação, que deverá ser pintada totalmente ou com faixas intercaladas na cor amarela.

É terminantemente proibida a utilização de tachas, tachões e dispositivos similares aplicados transversalmente à via pública. São aqueles famosos “tijolinhos” amarelos que por vezes são utilizados em substituição à lombada.

Depois de um ano da implantação da ondulação transversal a autoridade com circunscrição sobre a via deve avaliar o seu desempenho por meio de estudo de engenharia de tráfego, devendo estudar outra solução de engenharia quando não for verificada a sua eficácia.

Percebam a complexidade para se instalar algo relativamente simples na via, que tem por objetivo a redução de acidentes. Como disse no início do texto, o problema é a forma como a lombada é construída, tornando-se muitas vezes um verdadeiro obstáculo a se transpor.

Há casos em que populares constroem a lombada e pela falta dos requisitos técnicos e da devida sinalização podem ocorrer acidentes e obviamente aqueles que a colocaram indevidamente o obstáculo serão responsabilizados. Da mesma forma acontece com alguns órgãos de trânsito que respondem objetivamente por eventuais danos causados aos cidadãos (art. 1º, § 3º, do CTB), bem como secretarias municipais de obras ou de infraestrutura que no ímpeto de ajudar a evitar acidentes implantando uma lombada acabam construindo um “quebra molas” que no fim das contas vai acabar quebrando alguns ossos.


GLEYDSON MENDES - Acadêmico de Direito, Professor de Legislação de Trânsito do LM Cursos e da Personal Drivers, autor do livro “Noções Básicas de Legislação de Trânsito”, criador e colaborador da página Sala de Trânsito.






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