quarta-feira, 11 de abril de 2018

Pais e estudantes da região da Fazenda Boa Sorte dizem que estão preocupados com ônibus escolar




Alguns pais e alunos enviaram mensagens para a redação do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) demonstrando preocupação com o ônibus escolar que transporta estudantes na região da Boa Sorte e Bom Viver de Gilson na zona rural de Macajuba, segundo eles o ônibus tem quebrado com frequência, tendo dificuldade em ladeiras e isso tem deixado as mães preocupadas.

Nossa reportagem entrou em contato com Alexandro Macedo responsável pela empresa de transporte escolar no município de Macajuba e segundo ele não tinha conhecimento e que vai apurar a situação.
(Foto cedida por estudante)





Publicidade 



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Após dois meses do início das aulas, maior colégio municipal de Macajuba continua faltando cadeiras e ventiladores, aluna faz apelo dizendo que está triste com a situação

(Foto cedidas por alunos)

Quem estuda no Colégio José Pires está insatisfeito é que pelo segundo ano consultivo falta cadeiras para os alunos, eles estão tendo dificuldades para sentar.



Em julho de 2017, recebemos na redação do Blog do Povo Macajubense a reclamação de alunos do colégio Jose Pires.



Dias depois a nossa matéria a prefeita Mary Dias esteve no colégio para verificar de perto, mas no início do ano letivo de 2018, o problema se repetiu.

Entramos em contato com a secretaria de educação, onde fomos informados que a secretária Sandra Dias, já está tomando as providencias, o que chama atenção é que a reclamação sobre o problema foi em julho de 2017 e vale ressaltar que o Colégio JP tem o controle de quantos alunos foram matriculados e mesmo assim não foi tomada nenhuma medida antes para evitar estes transtornos, agora é esperar que o problema seja sanado e aos alunos aquele recado básico, vamos cuidar bem das cadeiras e de todo o colégio que é nosso patrimônio.



Na manhã desta quarta-feira,11 de abril de 2018, recebemos um apelo de uma aluna do JP que diz:



“Oie Cris vim aqui te fazer uma denúncia sobre o colégio municipal José Pires os alunos estão sentando no chão por que não tem carteira suficiente pra todos os alunos têm alunos que nem entram pra o colégio por causa das carteiras chegou uma aluna novata na sala que estudo ela sentou no chão quando a gente vai falar sobre as carteiras agente recebe reclamações, os ventiladores estão quase caindo na cabeça de um aluno a prefeita foi ao colégio fez várias promessas pra agente falou que a gente iria ter carteiras novas antes do meu de abril, mas o mês de abril chegou e a gente alunos estamos esperando as carteiras novas mas infelizmente não chegou nada a prefeita Mary também falou que os ventiladores as fechaduras iria ser colocadas em abril, mas também não foram colocados, se a porta fecha os alunos ficam presos lá dentro da sala, isso deixa os alunos muitos triste de ver o colégio naquela situação 👊👌”

O assunto já foi tema de discursões na Câmara de Vereadores de Macajuba.





Publicidade 



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Coordenação de Atenção Básica de Macajuba diz que irá apurar informações sobre reclamações de atendimento de enfermeiro em PSF


(Fotos Cristiano Silva/Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM)


Nos últimos dias chegou algumas reclamações até a redação do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) sobre um enfermeiro do PSF de Nova Cruz, segundo Maria Nilsa Jesus Miranda da Fazendo Cajueiro da Serra, ela teria ido a sala do enfermeiro Helder na última sexta-feira,06 de abril de 2018 e não gostou do atendimento dele, segundo ela, ele estava com o fone no ouvido e não ouviu ela o chamar.

Ela ainda relatou que outras pessoas conhecidas também estaria insatisfeita com o atendimento do profissional.

Uma mulher da localidade da Fazenda Bravo, que não quis se identificar, procurou a reportagem do Blog para relatar que Helder avia tratado mal na distribuição de um soro para conjuntivite.

A reportagem do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) esteve na unidade de saúde e conversou com Helder que disse “que as reclamações são improcedentes e pode estar havendo uma disputa interna incentivando as pessoas e que ele tem cumprido com seu papel obedecendo as ordens dos superiores e que não sai do PSF em horário de trabalho como por exemplo pra fazer compras ou algo pessoal.”

Helder é concursado e presta serviço como enfermeiro já a alguns anos no município de Macajuba.

Conversamos também com Andreia Santos que é coordenadora da unidade, sobre reclamação de enfermeiro ela disse que pode até acontecer e que tem pessoas que tem realmente preferência de enfermeiro, já que existe dois no PSF, mas que ela não tem nada registrado e que a população pode colocar reclamações e sugestões em uma caixinha que tem disponível no Posto de Saúde. “

Ligamos para a secretaria de saúde do município, o secretário Martonio não estava, mas falamos com Nivia Santana, Coordenadora de Atenção Básica do município que disse “que na caixa de sugestão colocada na unidade não tinha nada relacionado ao enfermeiro, mas disse que iria ligar para a equipe para apurar a situação”.


Vale ressaltar que os meios de comunicação a exemplo de Blog, Rádio e TV, são mais utilizados em reclamações da comunidade do que caixa de sugestões em órgãos públicos.

Publicidade 


 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa dia 23 de abril

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa no dia 23 de abril e termina 1º de junho, tendo o dia 12 de maio como o Dia D de mobilização nacional. Este ano, acontecerá a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tem por objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções trazidas pelo vírus da influenza.

A meta é de vacinar 90% do público alvo, formado por 3,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários: indivíduos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

No ano passado, dos 27 estados, apenas dez alcançaram a meta pactuada de vacinar 90% da população alvo. Na Bahia, foram vacinadas 2,6 milhões de pessoas, o que representou 84,60% da cobertura vacinal, considerando a estimativa populacional de 3 milhões de pessoas. Dos 417 municípios, apenas 172 alcançaram a meta de vacinar 90%.

Casos na Bahia

Na Bahia, até o dia 7 de abril, foram notificados 215 casos de SRAG – Síndrome Respiratória Aguda Grave, com 18 óbitos. Dentre esses casos, 43 foram confirmados para influenza, sendo 36 pelo subtipo A H1N1 e desses, quatro (4) foram a óbito.

Salvador concentra o maior número de casos da H1N1, 26. Camaçari dois (2); Dias D´Ávila,  Governador Mangabeira, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, São Miguel das Matas e Ubatã com um (1) caso cada um. Os óbitos foram registrados em Lauro de Freitas (1) e Salvador (3).


foto: Leonardo Rattes/Ascom Saude GovBa


Ascom Sesab
/vacinas/idosos/20ª.campanha


SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
10.04.2018


Publicidade 



 Filomena Tend Tudo, breve em Nova Cruz

O Espaço para comentar a matéria está logo abaixo: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM).

Publicidade Google

Publicidade Google