sábado, 21 de julho de 2018

Sarampo está de volta e pode levar à morte; conheça os sintomas

(Foto: Divulgação)

A reportagem do Blog Deixa Comigo Macajuba (DCM) conversou com o pessoal da secretaria de saúde de Macajuba, afim de saber como está a campanha contra o sarampo no município, fomos informados que a Campanha Nacional contra Sarampo e Poliomelite acontece de 6 a 31 de agosto em todo o país, a vacina por enquanto será disponível de 1 até 5 anos de idade.

Essa matéria do Site Bahia Saúde fala mais sobre o sarampo:

O sarampo está de volta ao Brasil, mas o medo da população parece não acompanhar o avanço da doença. Confundida com os sintomas de varicela/catapora e rubéola, há quem minimize os efeitos da doença, que variam de dias consecutivos de febre alta, tosse, coriza e manchas na pele, até diarreia, pneumonia, infecções auditivas ou mesmo, em casos graves, morte.

Até o momento, dados do Ministério da Saúde alertam para dois surtos confirmados nos estados de Roraima, com 200 casos e Amazonas, com 265. Há ainda casos isolados em São Paulo (1), Rio Grande do Sul (6), Rondônia (1) e Rio de Janeiro (2), além de outros 18 situações suspeitas no estado carioca.

Os números vem crescendo depois de surtos ocorridos no Ceará e Pernambuco entre 2003 e 2015. Na época, a ação de imunização conseguiu interromper o avanço da doença, que teve registrado 1.310 casos.

Em 2017, porém, a doença voltou através da fronteira com a Venezuela e pela queda nas taxas de vacinação contra diferentes doenças (entre elas a tríplice viral, responsável pela proteção contra o sarampo, caxumba e a rubéola).

No início de julho, o Ministério da Saúde fez um alerta sobre a vacinação, que estaria reduzindo ano a ano, em todo o país. Ao todo, 312 municípios brasileiros estariam com uma cobertura vacinal inferior a 50%.


Sintomas do sarampo

Considerada uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave e extremamente contagiosa, o sarampo pode trazer complicações infecciosas que aumentam de gravidade dependendo da fragilidade no sistema imunológico do paciente.

“Na parte clínica, sarampo, rubéola e varicela/catapora são parecidos, mas cada uma dessas doenças traz diferenças com relação às exantemas, ou as manchas. Na rubéola, logo no primeiro dia aparecem várias manchas pelo corpo, que desaparecem no terceiro dia. No sarampo, é o contrário. A variação de temperatura, no sarampo, é mais elevada e na rubéola, mais baixa”, diferencia João Luís Crivellaro, chefe do Centro Estadual de Epidemiologia do Paraná.

De forma geral, fique atento aos seguintes sinais:

Febre alta, acima dos 38,5ºC

Exantema maculopapular generalizado (manchas pelo corpo);

Tosse;

Coriza;

Conjuntivite;

Manchas brancas na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, antecedendo de um a dois dias antes do aparecimento do exantema.

O diagnóstico é clínico, confirmado pelo exame de detecção de anticorpos IgM, identificado no exame de sangue, durante a fase aguda da doença, nos primeiros dias. A transmissão se dá pelas gotículas de saliva expelidas na fala, espirro, tosse e respiração, e a principal forma de prevenção se dá através da vacina tríplice e tetraviral.





Publicidade do Google

Domingão bom será na 3ª Argolinha da Iramaia no Bar das Coleguinhas




Publicidade do Google

Confira o resultado da Enquete especial que perguntou: Quais dessas atrações você queria em uma festa de ingresso em Macajuba?

(Foto: Divulgação)
Atendendo ao pedido de uma das casas de shows de Macajuba, nossa produção realizou uma enquete na terça-feira, 17 de julho de 2018.

A Enquete perguntou:

Quais dessas atrações você gostaria de ver em uma festa de ingressos em Macajuba?

(A) Unha Pintada?

(B) Silvano Sales?

(C) Robério e Seus Teclados?

A votação foi valida até ao meio dia de sexta-feira, 20 de julho de 2018.

Unha Pintada, que mesmo depois de ter tocado recentemente, obteve a maioria dos votos com 190.

Já Silvano Sales ficou com 33 votos.

E Roberio e Seus Teclados, obteve 28 votos.

Vamos aguardar a negociação entre essa casa de show, que ainda não vamos revelar o nome e a atração Unha Pintada e esperar se ela voltará ou não em Macajuba nos próximos meses, outra sugestão é que se caso não venha a prefeita Mary contrata-lo novamente para o réveillon, já que os macajubenses estão com gosto de quero mais.





Publicidade do Google

Publicidade Google

Publicidade Google