segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Começou nesta segunda-feira(06) Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo

Desde desta segunda-feira,06 de agosto de 2018, crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 devem ser levadas aos postos de saúde para receber a dose contra a pólio e também contra o sarampo. 

O Dia D de mobilização nacional foi agendado para 18 deste mês, um sábado, mas a campanha segue até 31 de agosto. A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Vacinação contra a poliomielite (Tomaz Silva/Agência Brasil) 

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, ou seja, pretende imunizar todas as crianças na faixa etária estabelecida. Isso significa que mesmo as que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço. No caso da pólio, crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida devem receber a VIP. As que já tomaram uma ou mais doses devem receber a VOP. E, para o sarampo, todas devem receber uma dose da Tríplice Viral – desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Sarampo
A doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é transmitida pela fala, tosse e o espirro, e extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos. 
Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus. Atualmente, entretanto, o país enfrenta surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas, além de casos já identificados em São Paulo, no Rio Grande do Sul, em Rondônia e no Rio de Janeiro.
Pólio
Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre.
Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.
Dúvidas
Veja a seguir algumas das principais perguntas e respostas relacionadas à campanha, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde:

Quando e onde ocorre a campanha?
Entre 6 e 31 de agosto, com o Dia D agendado para 18 de agosto, em postos de saúde de todo o país.

Qual o foco da campanha?
Crianças com idade entre 1 ano e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses).

Crianças que já foram vacinadas anteriormente devem ser levadas aos postos?
Sim. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem comparecer aos postos. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço.

Qual a vacina usada contra a pólio?
Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha.

Qual a vacina usada contra o sarampo?
A vacina contra o sarampo usada na campanha é a Tríplice Viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Todas as crianças na faixa etária estabelecida vão receber uma dose da Tríplice Viral, independentemente de sua situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Adultos participam da campanha?
Não. A campanha tem como foco crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos. 

Mesmo não sendo foco da campanha, adultos precisam de alguma das duas doses?
Sim. Conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, adultos com até 29 anos que não tiverem completado o esquema na infância devem receber duas doses da Tríplice Viral e adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da Tríplice Viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária.
Fonte: Agencia Brasil

Publicidade:


Após repercussão de matéria do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) Juíza oficializou oficio pedindo providencias da prefeitura de Macajuba sobre animais na estrada de Nova Cruz



Não estamos desamparados, pela primeira vez na historia de Macajuba, reside uma juíza no município, após a repercussão de nossa matéria e apelo de internautas em nossos grupos de WhatsApp, a juíza Marcela Moura França Pamponet, enviou um oficio para a prefeitura de Macajuba solicitando providencias em ralação ao numero constante de animais na estrada que liga Macajuba a Nova Cruz, na manhã desta segunda-feira,06 de agosto de 2018.

O Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) teve acesso com exclusividade ao oficio enviada pela juíza de direito da Comarca de Ruy Barbosa.


Confira:

JUÍZO DE DIREITO DA COMARCA DE RUY BARBOSA-BAHIA

Fórum Edgar Mendes de Quintela – Rua Corinto Silva, nº 47, Ruy Barbosa – Fone: (75) 3252-1211
Ofício nº       /2018-GAB/JT
Ref.: Presença irregular de animais em vias públicas

Ruy Barbosa, 06 de agosto de 2018.
Senhor(a) Prefeito(a),

       Sirvo-me do presente para  recomendar providências no sentido de regularizar a grave situação que vem acometendo a população municipal, em razão da presença de animais de médio e grande porte desacompanhados ou conduzidos de forma irregular, em vias municipais de grande circulação, gerando riscos concretos de acidentes e danos para  condutores, transeuntes e para os próprios semoventes.

Constantemente chegam relatos acerca da presença de animais à margem das estradas, desacompanhados ou até mesmo obstruindo a pista, o que enseja riscos acidentes, sendo certo que, mantido o atual cenário, a ocorrência de fatalidades será uma questão tempo. O que se pretende é evitar uma tragédia anunciada. 

Esta magistrada, frequentemente, presencia os fatos ora descritos, tendo, informalmente, solicitado providências à Polícia Militar, a qual, em determinado momento saneou o problema, tendo este, contudo, retornado com ainda maior gravidade.

No intuito de evitar fatalidades ou danos irreversíveis, é imperioso que o Poder Executivo Municipal e os órgãos de Segurança Pública zelem pela segurança dos cidadãos que circulam em via pública, eis que  o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito, nos termos do art. 1°, §2°, do Código de Trânsito Brasileiro.

Ademais, de acordo com o art. 269, inciso X do CTB, cabe à autoridade de trânsito ou seus agentes, na esfera das competências estabelecidas no aludido Código e dentro de sua circunscrição, adotar, dentre outras medidas,  o recolhimento de animais que se encontrem soltos nas vias e na faixa de domínio das vias de circulação, restituindo-os aos seus proprietários, após o pagamento de multas e encargos devidos.

Ressalte-se que, na Lei de Contravenções Penais, Decreto Lei n. 3.688/41, em seu art. 31, parágrafo único, alíneas “a” e “c”, são prevista as condutas de, em via pública, abandonar animal de tiro, carga ou corrida, ou o confiar à pessoa inexperiente; ou  conduzir animal, na via pública, pondo em perigo a segurança alheia, para as quais é cominada a pena de prisão simples de dez dias a dois meses, ou multa.

Recomenda-se ao poder público a promoção de  campanhas educativas para conscientizar a população sobre o problema e que providencie a remoção do animal encontrado solto e circulando aleatoriamente para um local adequado, liberando-o somente após o pagamento de multa e de acordo com a legislação de cada município, bem como que sejam adotadas as medidas necessárias à responsabilização criminal do infrator.

Sendo o que se apresenta para o momento, renovo meus sinceros votos de estima e distinta consideração.

Atenciosamente,


Marcela Moura França Pamponet

Juíza de Direito 
(Foto: Ilustrativa)


Publicidade:


Nota de Falecimento: Faleceu nesta segunda-feira (06) dona Euflorzina conhecida como Dona Flor mãe de Marilene moradora da rua da cesta do povo



O velório está acontecendo em Ruy Barbosa no memorial do Plano Saf.

E o enterro será nesta terça-feira, 07 de agosto de 2018, às 8:00 da manhã Em Ruy Barbosa.



Nossos sentimentos a família!
(Foto: Reprodução)



Publicidade:


3ª Argolinha da Sagarana continuou liderando em publico, muita gente bonita, animação e organização.


(Fotos: Junior Queiroz)

Neste domingo, 05 de agosto de 2018, aconteceu a 3º Argolinha da Fazenda Sagarana, que novamente liderou de publico, alem da argolinha, a noite foi a vez das bandas darem um show, começando pela Banda Tem que Ter Xodó, em seguida Os Morenhinhos da Pisada e fechando com a sofrência envolvente de Márcio Araujo.


Nossa produção deu uma passadinha no evento, que contou com a presença de algumas personalidades do município, a exemplo do vereador Allison Santana, o empresário Ua, Rodrigo Brandão, filho do ex-prefeito Nelson Brandão, André Guerra, o advogado Dr. Marcelo , que estava acompanhado do comunicador Cristiano Silva, também esteve presente no evento, Danilo Oliveira do Blog Macajuba 24 Horas e Junior Queiroz do Site Ruy Barbosa Notícias e outras personalidades de destaque no município, como o atual vice-prefeito e outros.


Quem foi flagrada por nossa equipe no meio da festa foi a Gatinha Lany da Lagoa do Cipó, a bela que gravou um vídeo convidando o povão para festa e bombou nas redes sociais, Ialane Santos poderá ser uma das contratadas pela nova Rádio Web de Macajuba, que é uma emissora da empresa Blog DCM.




A Festa foi tranquila e muito organizada, banheiros de qualidade, rampa de acessibilidade, segurança e tudo de melhor para os visitante, parabéns a Sidi da Mato Limpo pela organização.




Publicidade:


Publicidade Google

Publicidade Google