quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Tragédia de Mar Grande: GT vai à Defensoria em busca de apoio às vítimas


Prestes a completar um ano do naufrágio da lancha Cavalo Marinho I, o Grupo de Trabalho sobre o transporte marítimo no trecho Mar Grande – Salvador, participou de um encontro na sede da Defensoria Pública da Bahia – (DPE/BA), na manhã desta quarta- feira (22), para acompanhar o andamento do serviço prestado aos sobreviventes e aos familiares das 19 vítimas da chamada Tragédia de Mar Grande, ocorrida no dia 4 de agosto de 2017.

Coordenado pela deputada estadual Fabíola Mansur, o GT foi recebido pela coordenadora das Regionais do Interior, Soraia Ramos, que também faz parte da força-tarefa criado pela Defensoria para tratar do acidente.

Durante o encontro, a titular informou ao grupo um fato novo: a Justiça deferiu o pedido de penhora das cotas sociais de Lívio Garcia Galvão, sócio da CL Empreendimentos Ltda, dona da embarcação, em outras empresas elencadas pela DPE/BA para garantir a indenização daqueles que perderam seus entes queridos na tragédia.

“Prosseguimos em busca de resolução para os pedidos de indenização feitos em benefício dos envolvidos. Fizemos atendimentos de quase 100 pessoas para atender toda a comunidade e orientar sobre a situação”, destacou Soraia.

“Não deixa de ser uma boa notícia para o nosso grupo que desde a tragédia vem cobrando através de reuniões, audiências e visitas aos órgãos competente celeridade nas apurações, resoluções para os sobreviventes e familiares das vítimas e também melhorias imediatas no transporte marítimo para evitar que novos acidentes aconteçam”, pontuou Fabíola Mansur.

Criado logo após a tragédia, o GT já realizou encontros com as autoridades que representam os principais órgãos responsáveis pela apuração das responsabilidades e pela fiscalização do serviço, a exemplo da Capitania dos Portos, o Ministério Público Estadual, a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia e a Agerba.

“É muito importante ter esse contato para saber o andamento do caso. A sensação das pessoas é de que não existe uma solução, mas nós estamos aqui para cobrar as providências”, declarou o chefe de gabinete de Itaparica e membro do GT, Ubirani Freitas.

Publicidade:


Prefeitura de Macajuba divulga decreto sobre mudanças das feiras livres por causa da festa de vaqueiros



A prefeitura de Macajuba-Bahia divulgou como ficará as feiras livres de Macajuba e Nova Cruz, por causa da festa de vaqueiros 2018, Macajuba a feira será na sexta-feira,31 de agosto no distrito de Nova Cruz será no sábado, 01 de setembro de 2018.



Veja o decreto:




Publicidade:


Exclusivo: Reportagem do Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM) buscou informações no CRF, sobre suposta multa na Farmácia Básica de Macajuba



Na sessão de 24 de maio de 2018 o vereador Everaldo Macedo(PT) Mas, trouxe um assunto que foi uma denúncia que chegou ao Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM), onde o blogueiro Cristiano Silva passou para o vereador que tem esse compromisso de fiscalizar e a denúncia foi apurada pelo edil. A denúncia diz respeito a farmacêutica contratada pela Prefeitura. Segundo Everaldo, em consulta ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde ele constatou que a farmacêutica trabalha 100h por semana, sendo: 20h em Macajuba, 50h em Baixa Grande, 20h em Capim Grosso e 10h em Várzea da Roça.



No entanto, o vereador afirmou que esteve na Farmácia do município e foi informado que a farmacêutica só comparece às terças-feiras. Mas, segundo a Resolução nº 577 do Conselho Federal de Farmácia, isso não é permitido.



“Art. 14 - A responsabilidade técnica ou direção técnica é indelegável e OBRIGA O FARMACÊUTICO À PARTICIPAÇÃO EFETIVA E PESSOAL nos trabalhos ao seu cargo. ”.



Isso quer dizer que a farmacêutica deve permanecer na Farmácia e não comparecer apenas às terças-feiras. Além disso, o vereador questionou a carga horária semanal da farmacêutica e argumentou que é humanamente impossível trabalhar 100h por semana: “Se ela trabalhar de segunda a sexta terá que trabalhar das 4h da manhã até meia-noite, isso é humanamente impossível. ”, argumenta Everaldo.





Na sessão desta quinta-feira, 16 de agosto de 2018, Everaldo Macedo (PT) disse que a Farmácia Básica do município foi multada em R$ 2.200.000,00 (dois milhões e duzentos mil reais)

O vereador Allison Santana(MDB), disse que recebeu a informação do vice prefeito Murilo, que a multa é aplicada a farmacêutica e não ao município.



Diante das declarações dos dois edis, O Blog líder de Macajuba, tentou diversos contatos com o CRF (Conselho Regional de Farmácia) no setor de fiscalização fomos informados, que só as partes envolvidas no processo, no caso a prefeitura que tem o registro do CNPJ, mas como nos é imprensa, o atendente explicou como funciona, não é o farmacêutico que paga a multa e sim o estabelecimento.

Após a visita da fiscalização e aplicação da multa o dono do estabelecimento tem 5 dias para recorrer.

ou seja, apesar de não ter especificado o caso da Farmácia Básica da saúde de Macajuba, pela explicação do CRF, a informação passada pelo vereador Allison, que foi através do vice-prefeito Murilo é improcedente.



O valor da multa divulgado pelo vereador Everaldo, foi incorreto, quando acontece multa, o valor é de R$ 1050,00 (mil e cinquenta reais), quando o dono do estabelecimento é primário, (primeira multa aplicada), já quando é rescindente, a multa é de 2.100,00 (dois mil e cem reais), isso quer dizer quem já sofreu algum tipo de multa antes pelo CRF.

Na ligação para o CRF, nossa reportagem foi orientada, que a prefeitura de Macajuba, poderia divulgar informações concretas, pois se houve multa só ela tem acesso ao processo.

Por tanto cabe ao vereador Allison Santana, buscar informações oficiais através da gestão pública, uma vez que o dinheiro é do povo macajubense.



Como sempre o Blog do Povo Macajubense está a disposição da prefeitura.

O vereador petista já havia alertado, por que o município não tomou providencias?


Veja a resolução 648 de 2017, onde fala da lei para Farmácias em todo Brasil.

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=11/10/2017&jornal=1&pagina=176&totalArquivos=184

Imagem: da farmácia Básica, arquivo Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM)

Publicidade:


Encerrada a fase de grupos pela 2ª Copa de Futsal em Nova Cruz, confira os jogos da semifinal

(Foto: Cristiano Silva/ Blog Deixa Comigo Macajuba(DCM)
Na noite desta terça-feira,21 de agosto de 2018, aconteceu o último jogo da fase de grupos pela 2ª Copa de Futsal em Nova Cruz.

Os favoritos 5 x 3 Scorpions.

Os confrontos da seminal:

Os favoritos x Nc. City

Scorpions x G.jovem



As datas dos jogos ainda não foram definidos.


Publicidade:


Alunos do Colégio JP em Macajuba, diz que fardas distribuídas em 2018 só foram para os novatos



Como O Blog do Povo Macajubense já postou algumas vezes aqui, que desde 2013, as fardas da rede municipal estão sendo distribuídas de forma gratuita pela prefeitura de Macajuba, para os estudantes.

Em 2018, nossa reportagem divulgou novamente a distribuição do fardamento escolar da rede municipal, mas no início do segundo semestre, recebemos algumas reclamações de pais e alunos do Colégio José Pires, que apenas os alunos novatos receberam farda em 2018, com isso algumas fardas já estão curtas e alguns alunos que já estudavam na escola estão reclamando, inclusive uma mãe chegou a postar em nossa página do Facebook.

Entramos em contato com a direção do Colégio JP, que disse que os alunos que tiverem necessitando de farda é só procurar a direção.

Vale lembrar que a atual gestão do MDB em Macajuba é bastante atenciosa com o fardamento escolar.

Os Colégios estaduais da Bahia, ainda não receberam fardamento escolar em 2018, na secretaria de educação do Estado, fomos informados que não havia previsão para essa distribuição.


Publicidade:


Publicidade Google

Publicidade Google